Full width home advertisement

Saúde

Biologia

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Como Saber Se Você Está Com Mioma?


"Os miomas uterinos podem causar diversos sintomas, que variam de acordo com seu tamanho, sua quantidade e localização no útero"

Os sintomas mais frequentes são cólicas abdominais e sangramentos fora do período menstrual, porém em alguns casos a presença de miomas não causa sintomas, sendo descobertos apenas durante exames de rotina.

Por ser um tumor benigno, o mioma não costuma trazer perigos à saúde da mulher, e seus sintomas podem ser controlados através do tratamentos com cirurgia para remoção do mioma ou remédios para aliviar os sintomas que devem ser recomendados pelo ginecologista. 

Principais sintomas do mioma


Em algumas mulheres a presença de mioma não causa sintomas, sendo descoberto apenas durante exames de rotina. No entanto, em alguns casos podem surgir sintomas que variam de acordo com o tipo, quantidade e tamanho do mioma, sendo os principais:
  • Aumento do fluxo sanguíneo e da duração do período menstrual;
  • Sangramentos fora do período menstrual;
  • Dor abdominal e cólicas na região do útero;
  • Sensação de pressão na barriga;
  • Aumento da vontade de urinar ou incontinência urinária;
  • Prisão de ventre;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Dificuldade para engravidar.
No caso de mulheres grávidas, os sintomas de mioma são os mesmos, porém podem ficar mais fortes durante a gestação, sendo importante ficar em repouso para não colocar em risco a saúde do bebê.Os sintomas de mioma uterino também podem variar de acordo com o tipo de mioma, como por exemplo:
  • Miomas Subserosos, que são aqueles que ficam na parte externa do útero e, por isso, podem crescer mais e empurrar os órgãos ao redor, causando vontade de urinar, diarreia ou prisão de ventre. Quando ficam pendurados para fora do útero, são chamados de miomas pediculados;
  • Miomas Intramurais, que se localizam dentro da parede que forma o útero, e desta forma, podem causar mais dores abdominais, cólicas e dores durante o contato íntimo;
  • Miomas Submucosos, que ficam na parte interna do útero, e causam mais os sangramentos e dificuldade para engravidar. 
Além disto, se a mulher tiver muitos miomas ou se ele for grande, os sintomas podem ser mais intensos.  

Exames para confirmar o mioma

O diagnóstico do mioma uterino é feito pelo ginecologista por meio da observação da vagina e palpação do abdômen para sentir o contorno do útero. Caso a mulher apresente sintomas ou alterações sentidas durante exame clínico, pode ser recomendada a realização de ultrassom abdominal ou transvaginal.

Além disso, em alguns casos o médico pode solicitar a realização de exames mais específicos, como histeroscopia, histerossonografia e histerossalpingografia, por exemplo, que são importantes para avaliar a cavidade uterina.

Como é feito o tratamento

O tratamento para mioma é feito nas mulheres que apresentam sintomas, podendo ser recomendado pelo médio o uso de medicamentos hormonais, como a pílula anticoncepcional, por exemplo, com o objetivo de reduzir o tamanho do mioma e, assim, aliviar os sintomas.

Além disso, o médico pode indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, por exemplo, para aliviar os sintomas que incomodam a mulher, como as cólicas.
Em alguns casos, principalmente quando o mioma é muito grande e os sintomas são mais intensos, pode ser recomendada a realização de cirurgia para remover o mioma. 

Assista a esse interessante vídeo/aula:
Fontes: tuasaude.com e youtube.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster