Full width home advertisement

Saúde

Biologia

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Cistos de Gartner - Descoforto Abdominal na Mulher

"O cisto de Gartner é um tipo de caroço pouco comum que pode aparecer na vagina devido a malformações do feto durante a gestação, o que pode causar desconforto abdominal e na região íntima, por exemplo"

O feto em desenvolvimento possui o canal de Gartner, que é responsável pela formação do sistema urinário e reprodutor, e que desaparece naturalmente após o nascimento. No entanto, em alguns casos o canal de Gartner permanece e passa a acumular líquido, resultando no cisto vaginal que pode não causar sintomas até a idade adulta.

O cisto de Gartner não é grave sendo o seu desenvolvimento normalmente acompanhado pelo pediatra ou ginecologista, no entanto quando o crescimento é constante, pode ser necessária a realização de um pequeno procedimento cirúrgico para a sua remoção.

Como identificar o cisto de Gartner

Os sintomas do cisto de Gartner normalmente aparecem na idade adulta, sendo os principais:
  • Dor durante o contato íntimo;
  • Desconforto na região íntima;
  • Caroço na região genital;
  • Dor abdominal.
Geralmente o cisto de Gartner não apresenta sintomas na criança, mas em alguns casos os pais podem observar a presença de uma caroço na região íntima da menina, devendo informar o pediatra para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Tratamento para cisto de Gartner

O tratamento para o Cisto de Gartner pode ser feito ainda na maternidade por meio da aspiração do líquido ou de uma pequena cirurgia para retirada completa do cisto.

Quando o cisto só é diagnosticado na vida adulta, o ginecologista pode optar apenas por acompanhar o crescimento do cisto. O tratamento normalmente é indicado quando a mulher passa a apresentar sintomas ou complicações, como incontinência urinária ou infecções urinárias, por exemplo. Normalmente o médico recomenda o uso de antibióticos, caso haja sintomas de infecção, e a realização de cirurgia para remoção do cisto.

Além disso, o médico pode recomendar a realização de biópsia do cisto com o objetivo de descartar a possibilidade de câncer vaginal e confirmar a benignidade do cisto. Fonte: https://www.tuasaude.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster