Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

psicologia

Acalme a Sua Mente Com Este Guia Completo De Meditação

"Cada vez mais, tanto a ciência quanto a medicina comprovam os benefícios da meditação à saúde, como aumento da longevidade e menos estresse, dentre outros"
 
É uma prática muito antiga que data de milênios – escrituras hindus do século VI a.C. mostram técnicas meditativas. É claro que poucos pensam em meditar nos dias de hoje, pois com tantos afazeres parece impossível parar por alguns minutos e tentar acalmar a mente. No entanto, a meditação aos poucos tem ganhado espaço em tratamentos de saúde e até mesmo em escolas. Se você acha difícil, vamos mostrar a seguir que a meditação é possível, e vai realmente te trazer uma nova disposição de vida. Confira. 
 
Segundo o dicionário Michaelis de língua portuguesa, meditação é o “conjunto de processos mentais com o intuito de se desligar do mundo material, a fim de acalmar a mente e estabelecer uma relação com elementos divinos”. Também define como “concentração do espírito que prepara a mente para a contemplação”. Muitos meditam sem mesmo saber que estão fazendo isso. Uma pessoa pescando por algumas horas em silêncio está realizando um tipo de meditação, assim como estar sentado em algum lugar bonito admirando a paisagem, ou até mesmo fazendo uma caminhada com fones de ouvido. A meditação também tem sido um fator chave nas religiões orientais, como o budismo e o hinduísmo, bem como religiões ocidentais, como o cristianismo e o judaísmo. Mas ninguém precisa estar em uma religião para meditar. 
 
Os benefícios à saúde 
 
A meditação tem muitos benefícios à saúde comprovados, como limpar excesso de pensamentos, ter mais calma e entrar em contato o seu eu interior, dentre outros. Um estudo recente da Universidade de Harvard descobriu que a meditação diária pode reconstruir a matéria cinzenta do cérebro em tão pouco quanto oito semanas. Os participantes também relataram uma redução no estresse – um fator primordial na diminuição da densidade de matéria cinzenta. 
 
Quem pode meditar?
 
 
 
Desde crianças até idosos, todos podem meditar. Existem muitas formas de meditação, algumas mais adequadas para pessoas de diferentes idades, por isso não se intimide se uma forma não funciona para você. Encontrar a meditação que melhor lhe convier é muito gratificante. 
 
 
Antes de começar 
 
A primeira coisa a fazer é decidir sobre o propósito da sua meditação: se acalmar, conhecer melhor a si mesmo ou até mesmo fazer uma importante decisão de negócios. Saber o porquê da sua prática é o primeiro passo para uma meditação útil. Você não precisa de roupas especiais (apenas confortáveis) ou equipamentos. Tudo o que você precisa é um local tranquilo e reservar algum tempo para isso. 
 
Ao começar sua meditação, não se deite ou sente-se em uma posição caída, pois não te ajudam a permanecer alerta e com foco. Sente-se em uma cadeira com a coluna em linha reta e as pernas um pouco afastadas. Caso queira sentar no chão, cruze as pernas, mas garanta uma posição confortável para, depois de alguns minutos, não sentir dormência ou formigamento em alguma parte do corpo. A posição de lótus não é uma obrigatoriedade; o importante é estar confortável. 
 
Não medite depois de comer, pois o processo de digestão pode atrapalhar. Se você acabou de fazer uma refeição, espere pelo menos duas horas e deixe seu estômago trabalhar. Caso seja fumante, você deve evitar fumar por pelo menos 30 minutos antes da meditação. 
 
Encontre um local tranquilo no qual se sinta confortável, isso é essencial para as primeiras práticas. Depois que se habituar, vai ver que é possível meditar em locais mais ruidosos. Lembre-se de desligar o seu celular, pois é uma distração. Considere acender uma vela perfumada ou incenso para ajudar a sua meditação, assim como diminuir as luzes, pois luzes muito fortes também podem atrapalhar. 
 
Como meditar 
 
Faça alguns alongamentos básicos antes de começar, que ajudam a relaxar os músculos e isso ajuda na prática. 
 
A respiração é o fator mais importante na meditação: usamos cada respiração como um ponto focal. Feche os olhos e inale profundamente pelo nariz, e em seguida expire lentamente pela boca. O ideal é respirar pelo diafragma, ou seja, ao inspirar, encha a barriga de ar, e ao expirar esvazie. Ouça o silêncio entre as respirações – observe como tudo fica calmo e quieto. Você pode até notar o batimento cardíaco abrandar. Se seus pensamentos começam a se espalhar, concentre-se na sua respiração. 
 
No início, é realmente difícil ter foco. Dê tempo a si mesmo e seja paciente. Algumas pessoas acham que se concentrar na respiração não vai acalmar suas mentes, e para isso pode precisar tentar outros métodos: 
 
•  Contar as respirações pode ajudar - conte uma por uma e recomece quando chegar até dez. No entanto, se você se concentrar nos números e não na respiração, pare. 
 
• Outra alternativa é repetir um mantra - há uma razão que algumas pessoas dizem "Om" quando meditam - que ajuda a abafar o som do mundo exterior e se concentrar no som. Você pode repetir qualquer outra palavra que te ajuda a se acalmar e concentrar se o "Om" não for para você. 
 
• Tente visualizar um lugar calmo - pode ser qualquer coisa: praia, floresta, sua casa de infância etc., desde que seja o seu santuário. Quando você encontrar o seu santuário, não tenha medo de explorá-lo – não há necessidade de tentar e "criar" o seu entorno, pois já está lá. 
 
Reserve pelo menos 15 minutos por dia para a meditação (se puder mais, é ainda melhor). Lembre-se: repetições diárias curtas são melhores do que uma longa sessão semanal porque elas formam um hábito. Eventualmente, a prática da meditação irá encontrar o seu caminho em sua vida cotidiana. Você vai se encontrar e, dessa forma, considerar as suas escolhas alimentares com mais cuidado, tomar decisões mais conscientemente e se concentrar em coisas que você lê, assiste ou ouve com maior atenção. 
 
Mais uma dica 
 
Aprender a silenciar seus pensamentos internos exige prática, mas conseguir alcançar a paz interior é uma enorme recompensa. Lembre-se que a perfeição vem com a prática, portanto, continue meditando regularmente. Pode demorar algumas semanas ou até mesmo dois meses para aprender a se concentrar corretamente, então não fique frustrado caso esteja com dificuldades. Fonte: https://www.tudoporemail.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster