Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Mancha No Pulmão - 6 Possíveis Causas!

"A mancha no pulmão pode ser causada por infecções, como pneumonia e COVID-19, malformação de vasos e até tumores, sendo identificada em exames de imagem como radiografia de tórax ou tomografia computadorizada"

 

A mancha no pulmão também pode estar presente na tuberculose ou câncer pulmonar, sendo associada a sintomas como tosse persistente, perda de peso e falta de ar. Por isso, outros exames como a análise do escarro e a biópsia podem ser indicados para identificar a causa da mancha no pulmão.

 

Assim, em caso de mancha no pulmão, é recomendado consultar um pneumologista para uma avaliação e iniciar o tratamento apropriado, que depende da causa e pode envolver o uso de antibióticos e até cirurgia. 

As principais causas de mancha no pulmão são:

 

1. Tuberculose

 

 

A tuberculose além de causar manchas no pulmão geralmente provoca sintomas como tosse frequente, febre, suor excessivo à noite e perda de peso. No entanto, mesmo que a doença ainda não tenha causado sintomas, algumas pessoas já podem apresentar manchas no pulmão. 


O que fazer: é importante consultar um pneumologista ou infectologista em caso de suspeita de tuberculose, que pode indicar exames como o PPD e a pesquisa da bactéria da tuberculose no escarro para confirmar o diagnóstico. Caso a tuberculose seja confirmada, o médico pode indicar o início do tratamento, que envolve medicamentos como rifampicina e isoniazida.

 

2. Pneumonia

 

As manchas do pulmão causadas pela pneumonia geralmente são identificadas pela radiografia de tórax e ocorrem associadas a sintomas como febre, tosse com catarro e falta de ar. Além disso, algumas alterações na mancha, como formato, tamanho e localização específicos, podem indicar diferentes tipos de pneumonia. 

O que fazer: em caso de suspeita de pneumonia, é importante procurar uma emergência, porque o tratamento geralmente envolve medicamentos como antibióticos e antivirais, podendo ser também recomendado que o tratamento seja feito no hospital, nos casos mais graves.

 

3. COVID-19

 

A infecção pelo SARS-CoV-2, que é o vírus responsável pela COVID-19, também pode provocar o aparecimento de manchas no pulmão, principalmente nos casos mais graves da infecção, em que também são notados outros sintomas, como dificuldade para respirar, cansaço excessivo e dor no peito, por exemplo. 

O que fazer: em caso de suspeita de COVID-19 é recomendado consultar um clínico geral, pneumologista ou infectologista para uma avaliação e iniciar o tratamento mais apropriado, que pode envolver o uso de medicamentos como dipirona, antivirais específicos e, nos casos graves, pode ser necessário permanecer no hospital. 


4. Tumor benigno

 

Os tumores benignos, como fibromas e hamartomas, são causados pelo crescimento de diferentes tipos de células do corpo e podem ocorrer nos pulmões, resultando em manchas semelhantes a nódulos que geralmente são identificadas na radiografia de tórax. 

No entanto, normalmente não causam sintomas e, por isso, geralmente são descoberto apenas após exames de rotina.

 

O que fazer: quando há suspeita de tumor, é importante consultar um pneumologista para uma avaliação, que pode envolver outros exames como a tomografia computadorizada e a biópsia, que geralmente confirma se a mancha é causada por um tumor benigno, neste caso não necessitando de nenhum tratamento específico.

 

5. Malformação de vasos

 

A malformação de vasos podem causar manchas no pulmão, normalmente não provocando outros sintomas. Além disso, estas alterações podem estar presentes desde o nascimento, podendo ser identificadas apenas em exames de rotina. Nos casos mais graves, podem existir sintomas como falta de ar e tosse.
 

O que fazer: quando há suspeita de malformação de vasos no pulmão, é importante consultar um pneumologista para uma avaliação. Embora nem sempre seja necessário tratamento, quando indicado pode envolver a embolização para fechar os vasos que causam a alteração. 

 

6. Câncer pulmonar

 

Embora seja mais raro, o câncer no pulmão e também pode causar manchas no pulmão, que é normalmente acompanhada por alguns sintomas como tosse persistente, sensação de falta de ar, sangue no catarro e perda de peso. 

O que fazer: é recomendado consultar um pneumologista em caso de suspeita de câncer de pulmonar, para que sejam realizados exames que ajudem a confirmar a malignidade e, assim, ser possível iniciar o tratamento mais adequado, que pode envolver a remoção por meio de cirurgia e quimioterapia. Fonte: https://www.tuasaude.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster