Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Descontrole Emocional Causa Problemas De Pele

"Tensão, ansiedade e uma vida agitada podem afetar até a nossa aparência. Médicos dizem que problemas emocionais estão entre as principais causas das doenças de pele"

O álbum de fotografias da psicóloga Rosinéia Müller já indica que o problema de pele dela é antigo. “Sempre apareço com uma mancha branca de tanta base, para cobrir todas as brotoejas que estavam no meu rosto", mostra ela. Sempre que Rosinéia fica ansiosa, sua pele sofre: fica vermelha e com brotoejas parecidas com as de bebê.

“Incomoda porque é justamente nessas ocasiões que você quer ficar mais bonita”, explica. São várias as doenças de pele provocadas pelo estado emocional do paciente. 
 

Na psoríase, por exemplo, surgem placas avermelhadas, que descamam e coçam; a alopécia areata provoca queda de cabelos em tufos; a acne escoriada surge com a compulsão de espremer cravos e espinhas; na rosácea, surgem manchas vermelhas e elevadas no rosto. Há ainda a dermatite artefata, quando a própria pessoa se coça tanto que produz feridas. 

 

O stress das grandes cidades, problemas financeiros ou uma pressão no trabalho, por exemplo, podem se refletir na aparência. Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os fatores psicológicos são a causa de um em cada quatro casos de doenças de pele. As manchas esbranquiçadas típicas do vitiligo começaram a aparecer nas mãos e pés de Raquel Campani depois que ela se mudou de estado, casou e deixou o trabalho – tudo ao mesmo tempo. 

 

“Eu sempre achei que vitiligo era um problema de saúde como qualquer outro, talvez causado pelo sol. Nunca imaginei que tivesse causa emocional", conta. A dermatologista Patrícia Aguiar e a psiquiatra Fátima Vasconcellos tiraram as dúvidas dos telespectadores sobre o assunto.

 

Psoríase tem cura? Qual o tratamento?

Patrícia Aguiar: A psoríase é uma doença crônica: não tem cura, mas tem controle. O tratamento pode ser feito à base de cremes e pomadas, comprimidos ou substâncias injetáveis, que são mais novas.

Os sintomas da psoríase podem ser aliviados com tratamento psicológico? 

Fátima Vasconcellos: Sim. Os sintomas melhoram com algum tipo de abordagem em grupo e com uma melhor qualidade de vida. A pessoa tem que tratar de se divertir
Algum alimento diminui as reações da dermatite?

Patrícia Aguiar: Não há alimentos capazes de diminuir as alergias, o que existe são os alimentos que pioram. Deve-se evitar alimentos que tenham proteína de animais, como ovos e leites, e alimentos à base de glúten, como farinha de trigo.

O que pode ser feito para amenizar o vitiligo provocado pelo stress?

Fátima Vasconcellos: Em geral, a pessoa com vitiligo se preocupa com o que os outros vêem. O segredo é não dar tanta bola para o problema e conviver com os amigos e fazer exercícios. Isso ajuda a melhorar a depressão que o vitiligo pode causar.

Queda de cabelo pode ter causas emocionais?

Patrícia Aguiar: Problemas emocionais causam queda de cabelo em um condição muito específica chamada alopécia areata. O estresse pode agravar outros problemas relacionados ao cabelo, como a caspa, e isso piora todo o quadro. Fonte: www.acaomagistral.org.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster