Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

ciências

Ciência Diz Que As Cores Interferem Positivamente Em Nossas Vidas!

"A cor afeta nossa vida diretamente. Ela é o elemento na roupa de maior impacto visual porque ela é energia, ela não é estática, ao contrário dos outros elementos visuais"
 
Ela afeta diretamente a percepção que os outros têm de você. 
 

O ser humano sempre teve obsessão por cores - tv em cores, fotografia colorida, os simbolismos (“bandeira branca”). A cor está sempre presente e sempre tem algo a dizer. 

 

Só para se ter uma ideia, alguns dados:

. a cada duas páginas de um livro menciona-se uma cor;
. nós nos locomovemos com ajuda das cores (semáforos);
. as placas de transito;
. o sistema de cores dos metrôs  utilizado no mundo inteiro;
. as faixas (níveis) de esportes como o judô.

Para os mais místicos (e dizem que a Era de Aquário, na qual estamos, deve favorecer isso), as cores aproximam as pessoas de deus e o arco-íris é tido como uma forma de comunicação dos deuses.

As cores nos remetem a infância (qual criança nunca falou, “eu quero o vermelho!”). As criancas percebem as cores de uma maneira mais espontânea que os adultos, a ponto de alguns decoradores defenderem que as crianças deveriam escolher as cores das paredes de uma casa, já imaginaram?

Na natureza as cores também comunicam. As cores das flores atraem os insetos que vão polinizá-las. Entre os animais, as cores levam ao ritual de acasalamento. As cores perpetuam a espécie.

Em nosso dia-a-dia, sempre escolhemos cores: do nosso partido político, do nosso time, do nosso cabelo, nosso carro.

A cor influencia também nossos hábitos de compra. A cor chega a ser mais importante para a marca do que o próprio logo. Como exemplo temos as embalagens de garrafas de água azuis, ou a garrafa de Coca-Cola sempre com vermelho.

Em países do ocidente, muitas pessoas gostam de se vestir de cores neutras, como cinza e preto. Isto é um reflexo da cor da cidade, refletindo a cor dos prédios, “a cor do clima” de inverno, fechado. No Brasil, o hábito de usar cores sóbrias, especialmente no inverno, é herdado, ou melhor, copiado, dos europeus, o que não faz o menor sentido num país tão colorido como o nosso.

Outra combinação comum é o azul x vermelho. Nos quadrinhos, o traje do super herói é baseado nas cores primárias (vermelho, azul e amarelo ou dourado), enquanto o do vilão é baseado nas cores secundárias (verde, lilás e laranja).

A revista Science publicou recentemente um estudo chamado Blue or Red? Exploring the Effect of Color on Cognitive Task Performance (Azul ou Vermelho? Explorando o efeito das cores em performances de tarefas cognitivas), onde é explicado o efeito das cores de nossa casa ou escritório na forma como trabalhamos.

Só para se ter uma ideia, foi comprovado que o vermelho favorece os trabalhos que requerem mais precisão, enquanto o azul favorece a criatividade. Em jogos, o vermelho sugere dominância, sendo uma ótima cor para uniformes de jogadores (eles também fizeram testes com jogadores olímpicos). Este estudo também não levou em consideração países como a China, onde o vermelho simboliza prosperidade e sorte.

Isto tudo para lembrar que da mesma forma que estamos rodeados pelas cores em nossa vida, a importância delas na nossa aparência é vital.

Esse assunto é realmente fascinante e tudo que citei aqui serve para dar uma pequena dimensão de tudo que julgamos e absorvemos inconscientemente mas que possui grandes efeitos.

Mas na aparência, antes mesmo de analisarmos o que a cor que usamos está causando ao nosso redor, começamos com uma análise das cores que nos favorecem. Isso porque as cores de nossa coloração pessoal valorizam a aparência, iluminando e afinando o rosto, deixando um aspecto corado, suavizando a textura da pele e valorizando os traços.

Comecem a pensar nisso na próxima vez em que forem provar uma roupa e prestem atenção ao seu visual naqueles dias em que receberem um elogio (ou, por que não, um comentário menos elogioso) de seus amigos. Fonte: https://www.teias.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster