Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

biologia

Taenia Saginata - Faz Maior Estrago No Homem e Nos Animais!


"Faz parte do filo platelmintos, especificamente na classe dos cestódeos, comparados aos nematelmintos apresentam um grau de organização mais simples, pois neles o sistema digestivo é incompleto (com ausência de ânus) ou não existe"

 

A solitária (o maior verme que existe) costuma ser encontrada com mais facilidade na zona rural, pela falta de esgotos e de saneamento básico.

 

Tendo o corpo em forma de fita, as solitárias receberam dos cientistas o nome de Taenia, uma palavra de origem grega que se pode traduzir por "fita achatada".

A solitária do porco é a Taenia solium e a que vive no intestino do boi é a Taenia saginata. Esses vermes podem causar dois tipos de doenças: a teníases e a cistivercose.
 
A solitária adulta poderia ser talvez mais propriamente considerada não como um só indivíduo, mas como uma cadeia linear de indivíduos ligados uns aos outros e com funções especificas. Ela é hermafrodita e pode autofecundar-se.

A cabeça da solitária, chamada de escólex, tem espinhos e ventosas, de modo que ela se prende firmemente à parede do intestino de quem tem solitária. A escólex é mais de cem vezes menor que a solitária inteira, porém o seu poder de fixação é extremamente eficiente, não falhando nem mesmo quando o intestino se contorce em cólicas violentas provocadas por vermífugos. Nessas ocasiões a cadeia geralmente se parte e uma grande porção do verme é evacuada.

Formado por centenas de anéis ou proglotes, o corpo de uma solitária é fino, mas pode atingir até 15 metros de comprimento.

Dependendo da sua distancia à cabeça da solitária, os anéis ou proglotes podem ser jovens, maduros e grávidos.

Os anéis grávidos são os da parte final do corpo e desprendem do restante, sendo eliminados juntamente com as fezes de quem esteja com solitária. O excólex está sempre produzindo novos anéis, por isso o verme não diminui de tamanho.

Uma tênia pode eliminar cerca de doze anéis diariamente, o que representa a eliminação de mais ou menos 72.000 ovos por dia.

Cada anel tem os aparelhos reprodutores feminino e masculino que fazem auto-fecundação.

A solitária é um animal que apresenta adaptações muito especializadas para a vida parasitária:
 
  • ventosas, ganchos e espinhos: prende-se melhor ao intestino do hospedeiro.
  • ausência total de intestino: maior espaço para ovos. O alimento é absorvido através da parede do corpo.
  • enorme quantidade de ovos: maiores chances de dar alguns filhotes.
  • crescimento contínuo de novos anéis: vida longa dentro do hospedeiro. Uma tênia pode viver até 15 anos.

Para que se saiba se a pessoa está com solitária, é necessário que se faça um exame de fezes.

Ciclo da solitária

Quando as fezes entram em contato com o solo, os ovos contaminam a terra, a água e as verduras, podendo ser comidos pelos porcos e bois. A Taenia solium só consegue manter seu processo de desenvolvimento quando é ingerida pelos porcos e a Taenia saginata, pelos bois.

Na zona rural ou onde não se instalam fossas, há pessoas que lançam os detritos das privadas no próprio terreno ou em valas.

Se as pessoas estiverem com solitária, suas fezes podem conter milhares de ovos desses vermes.

Os porcos são mamíferos que fazem parte do grupo dos ungulados. Esse grupo é dividido em várias ordens de acordo com o numero de dedos de cada animal. O porco faz parte da ordem dos artiodáctilos, por possuir quatro dedos. Eles são contaminados pela solitária quando estão a procura de comida em locais contaminados, podendo ingerir embriões de Taenia solium que estão no interior de uma casquinha. Esses embriões se originam dos milhares de ovos da solitária.

No estômago ou no intestino do porco e do boi, o avo da Taenia se quebra e uma larva é liberada. Ela fura a parede do estômago do animal e se instala no músculo ou no sistema nervoso. Nesses locais, depois de crescer, a larva fica parecida com um grão de canjica (bolinhas amarelas), por isso é conhecida popularmente como canjiquinha. Mas, seu nome cientifico é cisticerco.

Os cisticercos ficam instalados na carne desses animais que podem ir para o abate ficando disponíveis para o consumo do homem, por isso é importante cozinhar bem os alimentos, só assim, é possível matar essas larvas e se prevenir do contágio da doença.

Comendo carne contaminada pelos cisticercos, o homem adquire a solitária e será mais um a porpagá-la por meio de suas fezes. Neste caso, o hospedeiro intermediário passa a ser o próprio homem. Os ovos se evoluem, então, para cisticercos que irão se instalar na musculatura e, ate mesmo, no cérebro. Por isso a cisticorse no homem torna-se muito grave.


A teníase ou cisticercose, apresenta no homem sob duas formas:

 

  1. uma infeção intestinal causada pela forma adulta Taenia de carne de boi ou de porco, produzindo irritabilidade, insônia, emagrecimento, dores abdominais e distúrbios digestivos.
  2. uma doença grave, a cisticercose, que se dá quando o homem ingere os ovos da Taenia da carne de porco, que vão se desenvolvendo soba a forma de cisticercos em várias partes do corpo como: músculos, cérebro, coração, globo ocular, podendo sobrevir consequências graves (loucura, cegueira). 

 

Regras práticas para evitar a solitária

Tome cuidado com as doenças transmitidas pelas tênias, pois, se livrar desse parasita pode ser difícil dependendo do lugar onde está instalado. Muitas vezes é necessário fazer uma cirurgia, que dependendo da sensibilidade do órgão (por exemplo, cérebro), pode deixar graves sequelas.

 
Para evitar a teníase e a cisticercose deve-se ter muito cuidado com a carne ingerida, sempre cozinhe, frite ou asse muito bem esses alimentos, pois a alta temperatura mata os possíveis cisticercos. 


Além de tomar os cuidados básicos de higiene:

 

  1. Como lavar sempre as mãos antes das refeições;
  2. Lavar as mãos depois de ir ao banheiro;
  3. Brincar no solo;
  4. Beber água filtrada ou fervida;
  5. Lavar bem as frutas e verduras;
  6. Não despejar fezes humanas em valas, riachos e terrenos;
  7. Construir fossas e sumidouros;
  8. Não comer carne de porco ou de boi criados na rua;

 

Em caso de dúvida, cozinhar a carne muito bem; 

 

  1. Andar sempre calçado;
  2. Havendo suspeita de contaminação, procurar assistência médica para o tratamento adequado.

 

Apesar de serem muito comuns, as solitárias podem ser evitadas com higiene e fiscalização sanitária.

 

Relações desarmônicas entre parasita e hospedeiro

 
A relação existente entre a Taenia e seu hospedeiro, é o que nós chamamos de parasitismo ou endoparasitismo. É uma relação entre duas espécies, em que uma se instala dentro ou sobre a outra alimentando-se da espécie hospedeira. Porém, geralmente, sem causar a sua morte.
 
Conclusão 
 

As principais dificuldades de se erradicar a doença ocorrem as más condições de higiene em que se encontram a maioria das famílias menos favorecida, principalmente as do meio rural. Essas famílias vivem sem um saneamento básico, como uma rede de esgoto ou pelo menos condições mínimas de higiene, como água potável por exemplo.
 

As crianças acabam sendo as mais prejudicadas por esses descaso das autoridades locais, pois, por elas serem mais descuidadas a respeito de higiene pessoal, estão mais propicias a contraírem a doença, o que seria mais difícil se houvesse, por parte das pessoas competentes uma maior preocupação com esse tipo de problema.

Atualmente as autoridades vêm promovendo ações governamentais que tem objetivo resolver problemas como este, que requerem alem de um saneamento, uma conscientização por parte do governo às pessoas menos instruídas, para que possam ser menos propícias a esse tipo de doença.

Esse saneamento consta de:

 

  • tratamento de esgoto;
  • tratamento de lixo;
  • tratamento da água.
 
As estações de tratamento do esgoto previstas pelo governo contarão de uma canalização principal e de tanques de sedimentação, onde no final do processo a água vai para rios, lagos ou mares e o lodo é seco ao ar livre, podendo ser utilizado como adubo. (Fonte: www.angelfire.com

Um comentário:

Edu disse...

Post legal.

Já conhece o Linkorma?


Você pode enviar quantos links quiser e aumentar a visibilidade do seu blog.

Linkorama.com.br

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster