Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

psicologia

Estresse - Veja Os Malefícios Que Causa Ao Corpo Físico e Mental

"O estresse caracteriza-se pela pressão sofrida todos os dias de forma ininterrupta, por um chefe autoritário, por excesso de responsabilidades ou por medo de que aconteça alguma coisa"
 
Essa pressão constante pode ser a porta aberta para diversas doenças que podem se manifestar de diversas formas, variando de pessoa para pessoa.

Devemos entender que não são apenas as situações ruins que nos deixam estressados, todas as grandes transformações pelas quais passamos sejam boas ou más, podem desenvolver estresse.

O estresse tem estreita relação com o sistema imunológico, nervoso e endócrino, por isso quando crônico desencadeia uma série de doenças das quais muitas pessoas já tem predisposição, o estresse intenso pode causar desde dores pelo corpo até quadros mais sérios como doenças cardíacas e hipertensão, conheça os males que o estresse pode causar:


 
- HIPERTENSÃO, a adrenalina sentida por um longo período, decorrente a situações estressantes, pode acelerar o ritmo do coração aumentando a pressão arterial de forma irreversível.



 
- TRANSTORNOS MENTAIS, caso haja uma predisposição a algum distúrbio psiquiátrico, como ansiedade, síndrome do pânico, depressão ou esquizofrenia, o estresse crônico pode ser um acelerador para o desenvolvimento destes quadros.



 
- INSÔNIA, costuma ser o primeiro sinal de estresse crônico, pois o cortisol é produzido em excesso, impedindo a pessoa de ter um sono tranquilo, por isso esteja atento a insônia.




 
- QUEDA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, ao vivenciar um estresse prolongado há uma baixa na imunidade o que acaba facilitando o surgimento de muitas infecções.



 
- PROBLEMAS GÁSTRICOS, o estresse também pode levar a muitas complicações digestivas como gastrite, diarréia, refluxo, colites, entre outros.




Fisicamente o estresse crônico pode se manifestar por dores de cabeça, dores musculares, indigestão, taquicardia, insônia, mudança no apetite, queda de cabelo, dermatoses e um esgotamento físico intenso que não condiz com as atividades desenvolvidas durante dia.


Psicologicamente ele apresenta apatia, tiques nervosos, memória fraca, sentimento de perseguição descabido, isolamento, introspecção, desmotivação, irritabilidade, autoritarismo, ansiedade e emotividade acentuada.

De uma forma geral, nosso organismo consegue se adaptar as diversas mudanças e transformações que ocorrem ao longo de nossa vida, desde que estas transformações não sejam frequentes, quando repetitivas seus efeitos em nosso organismo se multiplicam ocasionando um desgaste muito sério.

Ao notar qualquer um destes sintomas procure um médico para um possível diagnóstico, evitando assim o estresse e todos os males que o acompanham. Fonte: mundomulheres.com / malhando certo.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster