Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

6 Cuidados Fundamentais Que a Mulher Deve Ter Após o Parto

"Parece loucura pensar nisso, mas no meio das mamadas, trocas de fraldas e banhos, você tem de prestar atenção em... você"
 
Sim, porque, além de se tornar mãe, acabou de passar por um processo natural, mas delicado, que é o parto. Mais ainda se tiver sido uma cesárea, considerada uma cirurgia de grande porte, com todos os riscos que acompanham uma operação. “A alta do hospital só acontece depois que a mulher passa por uma série de exames, físicos e laboratoriais, e apresenta um quadro saudável. Mas os cuidados continuam em casa”, diz Eduardo Cordioli, obstetra e coordenador da Maternidade do Hospital Albert Einstein (SP). 
 
Como a recuperação leva tempo – só após a sexta semana dá para dizer que os riscos de complicação são pequenos –, você deve observar como seu organismo se comporta. Além de se alimentar de forma equilibrada, descansar e não carregar nada mais pesado do que o bebê, também é preciso observar o sangramento, a situação das mamas, a contração do útero. E o mais importante: ir em todos os retornos médicos solicitados. Alguns problemas que surgiram durante a gestação, como hemorroidas, varizes e azia, tendem a desaparecer. Outros, como pressão alta e diabetes, precisam ser monitorados. Veja a seguir o que merece atenção! 

Mamas bem cuidadas 
 
É uma das partes do corpo que você mais vai olhar durante o pós-parto. Para o bico não rachar, mantenha o local sempre hidratado. Você faz isso com o próprio leite materno ou com pomadas específicas para esse fim – nada de usar cremes hidratantes. Outro problema é a mastite, o popular empedramento dos seios, que ocorre quando há muito leite. As mamas ficam brilhantes, vermelhas e a mulher chega a ter febre. O jeito mais rápido de resolver é fazer compressas de água gelada (o calor aumenta a produção) e tirar o excesso de leite com as mãos. Se a febre ultrapassar a temperatura de 37,8 graus ou se o problema continuar, fale com seu médico. 

Barriga sem inchaço 
 
Normalmente o útero vai se contraindo ao longo dos dias depois do parto, ajudado pela liberação da ocitocina, hormônio lançado na circulação durante as mamadas – por isso é comum sentir cólicas durante a amamentação. O sangramento decorrente disso, que nos primeiros dias é bem vermelho, vai se tornando cada vez mais claro até que desapareça completamente. Se isso não ocorrer ou seu abdome não desinchar aos poucos nas primeiras semanas, fique atenta. Os dias na maternidade e o retorno ao consultório do obstetra geralmente são suficientes para diagnosticar se você está bem. Avise ao seu médico se desconfiar de alguma coisa para evitar infecções e hemorragias. 
 
Cicatrizes invisíveis 
 
Tanto o corte da cesárea quanto o da episiotomia devem ser limpos com água e sabonete. Mantenha o local sempre seco. Também siga as orientações médicas sobre atividades físicas. Caso sinta muita dor, converse com o seu obstetra sobre os possíveis analgésicos permitidos para o período de amamentação. Fique atenta para: dor que não passa com medicação, sinais de vermelhidão, inchaço, aumento de temperatura no local e febre, secreções, odor desagradável. Esses podem ser sinais de infecções ou inflamações, que precisam de uma intervenção médica, muitas vezes com o uso de antibióticos. Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster