Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

Aprenda Uma Técnica Infalível Para Evitar Espirros

"Certamente, você já deve ter passado por uma situação em que teve que segurar o espirro para não chamar a atenção"
 
Mesmo tentando algumas técnicas como coçar o nariz ou pressioná-lo para cima, evitar o espirro é sem dúvidas uma tarefa difícil.

Em alguns filmes de animação, vemos os personagens apertando o nariz em alguma situação em que tinham que segurar o espirro, mas na verdade isso nem sempre é eficaz na vida real – e também não é uma das melhores coisas a se fazer.

Estimular a região entre o lábio superior e o nariz pode dar um curto-circuito nos sinais que o cérebro está enviando pelos nervos faciais. Quando você ativa os nervos acima de seu lábio superior, também afeta os nervos dentro de suas passagens nasais. Esses receptores nasais transmitem a informação de volta para o centro nervoso do cérebro, interceptando o sinal que está mandando você espirrar.

Outros métodos, como manter suas narinas fechadas, podem gerar uma explosão poderosa de ar na trompa de Eustáquio, o que pode danificar seus tímpanos. Espirrar é um processo sobre o qual você tem pouco controle e acontece quando alguma coisa irrita as cavidades nasais e os receptores nervosos do nariz.

Como resultado, os nervos carregam impulsos para o sistema límbico, que é o centro de espirros, em seu tronco cerebral, que então envia impulsos ao longo das vias nervosas faciais, bem como nervos nos pulmões e diafragma. Quando espirramos, subitamente, o diafragma contrai e acontece uma respiração profunda involuntária. Imediatamente depois, os músculos do peito e da garganta se contraem e expulsam o ar do nariz e da boca, fazendo com que você espirre a uma velocidade que pode chegar até aproximadamente 160 quilômetros por hora.

Quando interrompemos esse processo pressionando os dedos na área entre o lábio superior e o nariz, paramos o impulso que resulta em todo o processo do espirro. Agora, na próxima vez que ficar com vontade de espirrar em um momento pouco oportuno ou apropriado, basta usar a técnica e evitar qualquer tipo de constrangimento. Fonte: How Stuff Works Health / Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster