Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Atenção Mulheres! Ciclo Menstrual Irregular Pode Ser Problema!


"Alterações podem causar infertilidade, alerta especialista"

Você já ficou em dúvida quanto a duração do seu ciclo menstrual e não sabe dizer se seu período de menstruação está acontecendo no tempo certo? Saiba que, em média, um ciclo menstrual dura por 28 dias, mas algumas mulheres tem um intervalo diferente, que varia de 21 a 35 dias.

Toda mulher deve ficar atenta às alterações no seu ciclo menstrual, afinal, essas alterações podem significar problemas futuros, como a infertilidade. Por isso, a ginecologista Alessandra de Souza, ajuda a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

— A mulher deve criar o hábito de registrar a data que tem início as suas menstruações e quantos dias duram. Assim, é possível verificar se os seus ciclos mantém sempre um mesmo intervalo. Se o intervalo dos ciclos varia muito, pode ser sinal de comprometimento da ovulação.

Ao perceber qualquer anormalidade, a mulher deve procurar um especialista que, recomendará exames, a fim de se detectar as causas do problema. Dentre os mais comuns estão à síndrome dos ovários policísticos, doenças na glândula tireoide, miomas, obesidade e emagrecimento exagerado.

Ainda segundo a médica, além de notar alterações na duração do intervalo entre os ciclos, a mulher também deve ficar atenta ao fluxo de sangue durante a menstruação. Se o volume for muito grande pode causar anemia. Avaliar o volume da menstruação não é tarefa muito fácil, já que o que pode ser muito, para algumas mulheres, pode ser pouco para outras.

— Ficar atenta ao número de trocas de absorvente durante o dia pode nos dar uma ideia do volume do fluxo. O mais comum é trocar a cada período de quatro a seis horas, sem vazamentos, e usar cerca de seis protetores por dia.

Fertilidade
 
O ciclo menstrual regular é um dos fatores relevantes para o casal que pretende ter filhos, já que, ele pode ajudar a definir o melhor período do mês para ter relações sexuais.

— O ideal é ter relações o mais próximo possível do momento da ovulação, ou seja, quando o óvulo é liberado pelo ovário. No entanto, vale lembrar que, saber o momento exato da ovulação é difícil, por isso, para aumentar as chances da concepção acontecer, o melhor é começar a ter relações sexuais um ou dois dias antes da ovulação. Fonte: Febrasgo

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster