"O uso dos cotonetes, para além de gerarem resíduos ou mais lixo para o nosso planeta, nem é tão recomendável pelos médicos"
Buscamos algumas alternativas que facultem a limpeza dos ouvidos, de forma saudável e segura.
Você sabe porquê os médicos desaconselham o uso de cotonetes? Pois, porque é muito mais fácil de se empurrar a cera mais para o fundo do canal auditivo do que retirá-la. E quando você empurra a cera, pressiona o tímpano criando um foco inflamatório.
A cera dos ouvidos é uma gordura naturalmente produzida pelo nosso organismo para manter saudável o canal auditivo, impedindo que qualquer bichinho, poeira ou cabelo o machuque. A cera só incomoda se estiver ressecada ou acumulada, apertada.
Veja este vídeo:
Alguns povos e culturas usam outras técnicas diferentes do cotonete, para retirar o excesso de cera das orelhas - com cones de cera, azeite ou óleos aquecidos, varetas de metal, varetas de madeira, e muitas outras maneiras.
A ayurveda
usa a limpeza com azeite aquecido, morno, ou óleo de gergelim - o
propósito do óleo aquecido (teste a temperatura antes de colocar no
canal auditivo) é soltar a cera enrijecida e, ao fazer o movimento
pendular para o lado oposto ao ouvido tratado, junto com o óleo
escorrerá toda e qualquer coisa que estiver por lá.
Na yoga a maneira de se limpar os ouvidos é com os dedos - primeiro você deve usar seu dedo mínimo, em movimento rotatório, para “pescar” o excesso de cera acumulado no fundo do canal auditivo e, sem seguida, fazer o mesmo movimento com o indicador, limpando o resto do pavilhão auricular. Particularmente, penso que com essa técnica, apesar da economia ambiental no “não uso” de cotonetes, correremos o mesmo risco de compactação da cera mais seca no canal, criando outros problemas como pressão, incômodo, inflamação e até otites, para além da redução da capacidade auditiva por impedimento físico (o tampão de cera).
Uma maneira antiga de se retirar a cera endurecida dos ouvidos é escorrer, suavemente, canal auditivo adentro, água morna. Para isso você deve deitar a cabeça para o lado contrário do ouvido a ser limpo e despejar a água (teste antes a temperatura). Deixar a água morna amolecer a cera e deitar a cabeça para o lado contrário, para que a cera escorra, com a água, por gravidade. Nos consultórios de otorrinolaringologia, este procedimento é feito com uma seringa, ou pera de borracha, e a água morna pode conter algum produto diluidor de cera como sabão, água oxigenada ou outro. Nunca faça esse procedimento empregando água sob pressão pois poderá machucar o tímpano.
Procure sempre um médico
As formas acima mencionadas devem ser
usadas com cautela e somente no caso de você ter certeza de que não está
com alguma infecção nos ouvidos, coisa que somente um médico poderá
dizer. Ao sentir incômodo, ouvido entupido ou qualquer outro sintoma do
tipo, não use cotonetes. Procure um especialista que,
dependendo do caso, fará a limpeza no próprio consultório ou indicará,
se de acordo, um dos remédios caseiros descritos acima. Fonte: greenme.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário