Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Doenças Respiratórias Ocupam a Terceira Maior Causa De Morte No Mundo

"Doenças respiratórias tem se tornado um mal bastante comum que aflige a vida de milhões de pessoas atualmente, essas doenças podem ser desenvolvidas de forma genética ou ambiental"

Mas os principais fatores que as causam são o hábito de fumar e infecções pulmonares. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer da América, 90% dos homens e 80% das mulheres que morreram de câncer de pulmão eram fumantes.

Neste artigo listamos 10 das principais doenças respiratórias e suas causas: 


1) Tuberculose


A tuberculose é tida como uma doença infecciosa e endêmica, ou seja, ela é causada pela infecção de uma bactéria que pode atacar tanto os pulmões quanto outros órgãos do corpo, em alguns casos pode ser fatal.

Seus principais sintomas são tosse seca, cansaço excessivo, febre baixa, falta de apetite, fraqueza, entre outras manifestações que dependem de onde a infecção ocorrer.
 

2) Embolia pulmonar

 

A embolia pulmonar é uma das doenças respiratórias gravíssimas, ela ocorre devido ao bloqueio de uma ou mais artérias pertencentes ao pulmão. Essa doença pode ser causada por gordura, ar, coagulo sanguíneo ou células cancerosas.

Geralmente seus sintomas são de dores do peito, falta de ar e tosse. Também é uma doença muito comum, no Brasil há mais de 150 casos ao ano, por isso, ao persistir os sintomas procure um médico o mais rápido possível.
 

3) Alergias


As alergias comumente ocorrem, quando o sistema imunológico libera uma substância que age como uma invasora chamada histamina, essa substância então provoca uma reação alérgica que afeta o nariz, pulmões, garganta e peito.

Está entre os problemas crônicos mais comuns do mundo, e os principais fatores que são capazes de desencadeá-las são o pólen, alimentos, picadas de insetos, pelos de animais, mofo, medicamentos e látex.
 

4) Pneumonia

 

A pneumonia é uma doença pulmonar bastante grave, ela afeta principalmente pessoas doentes, crianças e idosos, além de ser uma das principais causas de morte no mundo.

Ela pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos, que invadem as vias áreas do pulmão e assim causam a infecção. Seus sintomas são de tosse, febre, dificuldade respiratória e catarro no peito.

A doença pode variar de leve para grave, algumas pessoas conseguem se livrar facilmente por meio de antibióticos, mas casos graves são mais difíceis de tratar, podendo até mesmo ser fatal.
 

5) Fibrose cística

 

 
A fibrose cística, é decorrente de um defeito genético responsável por produzir um perigoso muco. Esse muco é capaz de causar infecções pulmonares, além de obstruções no pâncreas impedindo a entrada de enzimas importantes para o nosso organismo.

Os sintomas da fibrose surgem principalmente durante a infância e a adolescência, os principais são: tosse crônica, falta de ar,diarreia e dores no abdômen.
 
 

6) Enfisema pulmonar

 

O principal fator de causa do enfisema pulmonar é o tabagismo, pois a fumaça produzida pelo cigarro com o tempo danifica os pulmões, chegando a um certo ponto em que é impossível qualquer reparação.

O sintoma que indica o início do enfisema é uma certa dificuldade de respiração. A doença só evolui com o tempo e não existe cura, mas caso a pessoa pare de fumar ao primeiro sintoma, pode haver uma lenta melhora.
 

7) Bronquite

 

A exposição constante a fumaça e o hábito de fumar, são os principais fatores que provocam a bronquite. Existem dois tipos da doença, a crônica e a aguda. A bronquite crônica é caracterizada por uma tosse seca, já a aguda é ocasionada por uma infecção viral.

Porém nos dois casos ocorre uma inflamação na membrana mucosa, que começa a produzir muco em excesso, provocando tosse e estreitamento nas vias respiratórias, o que faz com que a respiração se torne mais difícil.
 
 

8) Asma 


A asma também é uma doença crônica, ela geralmente se inicia durante a infância, caso não haja um tratamento adequado pode ser fatal, portanto é necessário procurar auxílio médico o quanto antes.

Essa doença não tem cura, mas é administrável, ela causa espasmos pulmonares e falta de ar. Alergias, infecção, poluição e fumo são fatores que podem desencadear um ataque.
 

9) DPOC

 

A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC como é popularmente conhecida, é uma das doenças respiratórias que mais causam mortes no mundo. Ela é capaz de causar complicações como falta de ar, além de impedir que a pessoa respire normalmente. Porém ela pode se desenvolver ao longo de vários anos sem ao menos apresentar sintoma algum, estudos estimam que atualmente existem cerca de 24 milhões de pessoas com DPOC, mas metade ainda não sabe.

Aproximadamente 80% dos casos de DPOC, são causados pelo fumo, o restante ocorre devido a fatores genéticos e ambientais, como a poluição por exemplo.
 

10) Câncer de pulmão


Mais pessoas morrem de câncer de pulmão do que qualquer outro tipo de câncer, é uma doença que desenvolve tumores capazes de impedirem a respiração, e a pessoa diagnosticada ainda corre o risco de que o câncer se espalhe para outras partes do corpo.

É uma doença difícil de detectar, pois ela pode se desenvolver por anos sem provocar sintomas, ela pode levar alguns anos para se manifestar e geralmente incluem tosse crônica, alterações na voz, sons respiratórios, tosse com sangue, entre outros.

O tabagismo é o fator que mais causa o câncer de pulmão, além de ser responsável por 87% das mortes. A doença também ocorre devido ao processo de envelhecimento natural, pela inalação de fibra de amianto ou de gás radônio. Fonte: Unitypoint.org / news.softpedia.com / biosom.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster