Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Gastrite - Cuidado! Pode Ser a Bactéria H. Pylori

"Gastrite por Helicobacter pylori é um tipo de gastrite causada pela bactéria Helicobacter pylori, responsável pela ocorrência da maioria das úlceras e da gastrite crônica – quando ocorre a inflamação do estômago"


A infecção pela bactéria Helicobacter pylori é muito comum durante a infância, e a maioria das pessoas estão infectadas nem desconfiam, pois geralmente são assintomáticas.  
 

Causas 

 

A gastrite por Helicobacter pylori acontece quando a bactéria invade o organismo, provoca uma ativação do sistema imunológico com a infiltração do estômago por células inflamatórias, responsáveis pela gastrite, e enfraquece o revestimento que protege o estômago, permitindo que os sucos digestivos produzidos dentro dele corroam as paredes e deem origem a erosões (feridas) e úlceras. 

A bactéria é transmitida de pessoa para pessoa via contato com saliva, vômito ou material fecal, além de poder ser passada também por meio de comida e água contaminados. 
 

Fatores de risco 

 

A infecção pela bactéria Helicobacter pylori geralmente acontece durante a infância, mas alguns fatores são considerados de risco para a infecção por esta bactéria:

  • Viver em um local com muitas pessoas
  • Viver em um local onde não há fornecimento de água potável e filtrada
  • Viver em um local onde não há condições sanitárias adequadas
  • Viver junto com uma pessoa que tenha contraído a doença
  • Não praticar hábitos adequados de higiene

 

Sintomas de Gastrite por Helicobacter pylori 

 

A maioria das pessoas infectadas por Helicobacter pylori nunca manifestará quaisquer sinais ou sintomas de gastrite, enquanto que outras pessoas terão complicações graves. Essa diferença na expressão da doença envolve o tipo de cepa de H. pylori e fatores relacionados ao paciente, como variações genéticas, hábitos alimentares, estresse emocional e uso de medicamentos. 

Os sinais e sintomas da infecção por H. pylori podem incluir:

  • Dor ou queimação no abdômen
  • Náuseas
  • Perda de Apetite
  • Arrotos frequentes
  • Inchaço
  • Perda de peso não intencional.

 

Buscando ajuda médica 

 

Procure ajuda médica se você notar o aparecimento de sangue nas fezes, se sentir dor abdominal, tiver indigestão ou azia contínuas, ou qualquer um dos outros sintomas mencionados acima. 

Procure ajuda imediata, também, caso estiver vomitando sangue. Você deve consultar um gastroenterologista. 
 

Na consulta médica 

 

Anote todos os seus sintomas para não esquecer e descreva-os ao médico com detalhes. Isso o ajudará a realizar corretamente o diagnóstico.

Aproveite, também, para tirar todas as suas dúvidas e responder objetivamente as perguntas que o médico poderá lhe fazer. Veja alguns exemplos:

  • Quando seus sintomas começaram?
  • O que parece melhorar os sintomas?
  • Você já apresentou esses sintomas em outras ocasiões?
  • O que parece piorar os sintomas?
  • Seus sintomas são frequentes ou ocasionais?
  • Você fez uso de algum medicamento para aliviar dores?
  • Você perdeu peso recentemente?

 

Diagnóstico de Gastrite por Helicobacter pylori

 
Exames simples de sangue, de respiração e de fezes podem determinar se alguém foi infectado com Helicobacter pylori

A maneira mais precisa de diagnosticar esse tipo de gastrite é por meio da endoscopia digestiva alta do esôfago, estômago e duodeno. Por ser muito invasivo, este procedimento é geralmente recomendado somente para pessoas com maior possibilidade de ter úlcera e outras complicações causadas pela bactéria, como câncer de estômago. 
 

Tratamento de Gastrite por Helicobacter pylori 

 

O tratamento de gastrite por Helicobacter pylori é feito, geralmente, com dois antibióticos usados em conjunto. 

O tratamento dura, em média, de sete a 14 dias, e o médico ainda deverá receitar outros medicamentos para suprimir a produção de ácido pelo estômago e, assim, promover a cura das feridas causadas pela bactéria.

Medicamentos para Gastrite por Helicobacter pylori

 
Os medicamentos mais usados para o tratamento de gastrite por H. pylori são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes.
 

Complicações possíveis 

 

Complicações associadas com a infecção por H. pylori incluem: 
 
  • Úlceras: a bactéria causadora da gastrite pode danificar o revestimento protetor do estômago e do intestino delgado, o que permite que o ácido do estômago lesione a parede do órgão, dando origem a uma ferida aberta (úlcera)
  • Câncer de estômago: infecção por H. pylori é um forte fator de risco para certos tipos de câncer de estômago, inclusive linfoma gástrico.

Expectativas

 
O tratamento dura de semanas a meses e costuma ser bastante eficaz. Uma vez que a bactéria Helicobacter pylori é eliminada de seu corpo, devem ser mantidas precauções para evitar a reinfecção.  
 

Prevenção

 
Um ambiente limpo pode ajudar a diminuir o risco de infecção pela bactéria. Manter a boa higiene das mãos e dos alimentos, bem como utensílios doméstico, também ajuda a evitar uma infecção. Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster