Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

7 Coisas Que Você Faz Que Estão Destruindo o Seu Cérebro

"O cérebro é com certeza um dos órgãos mais importantes para o funcionamento do corpo humano"
 
Ele coordena o funcionamento de grande parte do que acontece interna e externamente para que a gente consiga continuar vivendo, compreendendo e interagindo com o ambiente ao nosso redor. Pensando assim, seria natural manter um estilo de vida que mantenha um cérebro cada vez mais saudável e capaz de uma melhor performance mental. No entanto, não é isso o que acontece na vida da maioria das pessoas, que mantêm hábitos extremamente negativos para o funcionamento do órgão. Aqui estão algumas das atividades provavelmente comuns em sua rotina que podem estar afetando o seu cérebro.

1 – Tomar café em excesso 

Quantas pessoas você conhece que não conseguem resistir ao cheiro ou ao sabor do café? Durante o expediente, para renovar as energias, ou logo que acorda, para ter força para encarar o dia. O hábito é extremamente comum, mas pode ser negativo. Apesar de dar uma sensação de energia, o café, na verdade, engana receptores do cérebro de forma que ele não perceba que você está cansado ou improdutivo. O uso excessivo pode fazer com que a pessoa se torne cada vez mais dependente, gerando problemas de saúde e de rendimento. Se você quiser entender mais, pode conferir nosso texto que explica o que acontece no seu corpo quando você para de beber café.


2 – Dormir mal 
 
Além de causar danos à saúde e potencialmente remover anos de sua expectativa de vida, a falta de sono tem efeito direto no cérebro. Dormir é a forma do cérebro regenerar parte de suas células, incluindo dentro da cabeça. Também é nessa fase que conexões neurais são desenvolvidas e memórias construídas. Se você abandona as boas noites de sono, a flexibilidade mental para de ser eficaz na proteção contra degeneração e problemas cerebrais no futuro.

3 – Não tomar café da manhã 
 
Pular a primeira refeição do dia logo que você acorda não danifica só o seu estômago, mas também deixa o cérebro faminto. A falta de nutrientes e energia suficientes para te manter disposto por um dia força o cérebro a trabalhar com mais força. Utilizar o cérebro sem ter nutrientes disponíveis é como esperar que um carro consiga andar sem ter gasolina.


4 – Deixar de beber água 
 
Outra preocupação que muita gente dá pouca atenção é a hidratação ao longo do dia. Nosso cérebro é cerca de 80% água. Ter água suficiente para manter suas funções resulta em pensamento mais veloz, mais capacidade de concentração, criatividade e clareza. Beber muita água não só mantém várias funções do corpo em pleno funcionamento, como ajuda a hidratar o cérebro.

5 – Se expor a dispositivos eletrônicos 

A presença de dispositivos eletrônicos em nossa vida parece ser capaz de solucionar todo tipo de problemas, porém representa um alto potencial de dano cerebral. A tecnologia nos fez capazes de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, mas isso afeta a capacidade de atenção em adultos, a partir da reorganização cerebral. Poder pesquisar coisas online o tempo todo faz com o que o cérebro prefira guardar a informação de acessar o Google durante o dúvida do que realmente buscar a resposta dentro dele.


6 – Comer muito açúcar e comidas não saudáveis 
 
Alto consumo de açúcar faz com que o cérebro libere quantidades de dopamina como recompensa. Com o tempo, ele pode pensar que a prática é necessária para a sobrevivência e provocar o constante desejo por mais. Quem consome muito açúcar também pode ter picos de insulina, gerando sensação de cansaço e a necessidade por cada vez mais consumo. O mesmo efeito pode ser percebido no consumo das chamadas ‘junk foods’, que carregam grandes quantidades de adoçantes, naturais ou artificiais.

7 – Não estimular o cérebro 
 
Sim, o tédio mata. A falta de estímulo do cérebro pode fazer com que as células cerebrais morram com mais velocidade. Existe uma necessidade de desenvolvimento de plasticidade cerebral para que as células continuem vivas e saudáveis. Resolver charadas, contas matemáticas ou jogar jogos de estratégia pode ajudar a manter várias células resistentes e em funcionamento. O cérebro é como o quartel general do corpo, então não economize esforços na hora de cuidar da saúde dele. Fonte: agenciadanoticia.com.br
 
No vídeo a seguir você terá exercícios fundamentais para o cérebro. Assista agora:
 

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster