Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

Saiba Por Que Ocorrem As Marcas De Nascença

"Desde o tempo dos nossos avôs algumas tradições foram mantidas, histórias e mitos vieram passando de geração em geração"
 
E um dos mitos que é conservado até hoje é sobre marcas de nascença e o porquê aparece. Por isso vamos nos aprofundar no assunto e descobrir as razões de algumas crianças nasceram com sinais pelo corpo.

Quem nunca escutou a frase “mulher grávida que fica com desejo, bebê nasce com mancha”? Essas manchas que podem ocorrer em qualquer parte do corpo e ate mesmo em diversas cores, formas e tamanhos são chamadas de marcas de nascença. Podem ser na cor marrom, preto, azulada, branca, vermelha, roxa ou cor de rosa, que é o que define como uma marca pigmentar ou vascular. Não se conhece o real motivo de surgirem às marcas de nascença, porém se sabe que as marcas de nascença vasculares surgem devido ao grande acumulo de vasos sanguíneos na superfície da pele. Já a pigmentar que são as de coloração mais escura, que resultam em um desenvolvimento inadequado das células responsáveis pela pigmentação.

As marcas de nascença não é uma questão que deve trazer preocupações aos pais. Pois grande maioria dos casos tende a desaparecer com o crescimento da criança, principalmente as marcas e manchas avermelhadas que nascem pelo rosto do bebê. Mas como em todos os casos existem exceções é indicado que o pediatra examine a marca. Algumas podem ser sinais de problemas de saúde que ainda não foram descobertos e através dela pode auxiliar no diagnóstico. Como é o caso de manchas vinho próximo a região dos olhos, que pode ter interligação com problemas na visão e com convulsões. Outro caso é o agrupamento de pequenas ou grandes manchas na cor bege, que podem apontar a existência de uma doença genética chamada neurofibramatose que gera dificuldades no aprendizado.

Outras marcas de nascença que podem gerar problemas futuros são as pintas grandes. Não são todos os casos, mas existe uma associação a pacientes que nasceram com essas pintas e com o passar dos anos se tornou cancerosas. As manchas localizadas na região das costas do bebê ou criança também devem ser avaliadas por pediatra, pois podem acometer interferência na espinha.
 

Marcas Estranhas – Existe Tratamento?

 

Algumas crianças nascem com marcas de nascença quase que imperceptíveis. Muitos dos casos somente os pais e familiares conhecem o sinal por se tratar de um local bem escondido do corpo. Mas tem aqueles que infelizmente não tiveram a mesma sorte, e nascem com essas marcas bem exuberantes e em locais bem estranhos, causando estranheza e principalmente constrangimento na adolescência e fase adulta. Manchas escuras bem no meio do rosto, com formas engraçadas de mapa, frutas e bichos. O bastante para a criança se tornar motivo de piadas na fase escolar e acabar se fechando em seu mundo devido ao constrangimento, obvio se não souber lidar com essa situação de forma tranquila, o que é muito difícil para as crianças.

Existem alguns casos que as marcas são tão estranhas que é inevitável à comparação com alguns personagens, como é o caso de manchas que se estendem pelo corpo acompanhada de pelos escuros lembrando um animal ou uma mancha bem avermelhada bem na ponta do nariz como nariz de palhaço. Mas será que existe tratamento? Será que existe uma forma de resolver essa situação e privar a criança de constrangimentos durante toda sua vida? E a resposta é sim!! Hoje em dia é possível realizar procedimentos e tratamentos a fim de retirar, amenizar e clarear manchas e sinais de nascença que incomodam e trazem tanto constrangimento para as crianças. Antigamente, crianças que nasciam com esses sinais não tinham opção a não ser encarar a situação e crescer com a marca de nascença. Graças a evolução da medicina, é possível resolver a situação antes mesmo de a criança ter consciência dele. Os procedimentos para realização da remoção dessas marcas de nascença são:
 
 
    • Remoção por Incisão cirúrgica – Indicada para marcas no rosto, o procedimento é realizado por um dermatologista que efetuará uma raspagem ou se a marca for mais profunda ser retirada por excisão. A marca de nascença desaparece quase que completamente, ficando somente o sinal da remoção que em alguns casos os pontos são necessários.
    • Remoção por Criocirurgia – O método é realizado através de esfriamento, onde é aplicada uma quantidade de nitrogênio liquido diretamente sobre a marca. O nitrogênio tem por foco destruir as células da marca de nascença. O procedimento não costuma deixar marcas, mas quando ficam aparecem de forma quase que imperceptíveis.
    • Remoção por cirurgia a laser – Neste procedimento é utilizado um laser afim de matar as células da mancha, resultando em uma pequena bolha que desaparecerá após alguns dias. Para eficácia do método, pode ser necessária a realização de algumas sessões, mas com o lado bom de não deixar marca e nem cicatriz alguma.
    • Remoção com uso de ácido – Este método não é indicado para bebês e crianças, pois sua substância é muito forte e pode apresentar risco. O uso de acido salicílico é indicado por dermatologista, que pode ser utilizado em forma de loção, liquido, gel e cremes. Deve ser realizado sob recomendação do especialista e é indicado para clareamento de manchas de nascença.
 
Como em tudo na vida, existem as receitas caseiras e folclóricas que acreditam resolver a situação. Pasta de alho sobre a mancha, suco de maçã, abacaxi ou folhas de coentro amassadas são algumas das receitas dos antigos que são indicadas para clareamento de marcas de nascença. Mas nenhum desses métodos é comprovado pela medicina, portanto caso necessite de orientação, procure um pediatra ou um dermatologista especialista, que indicará o melhor tratamento e a melhor solução para seu filho. trocandofraldas.com.br

Está curioso ainda? Veja neste vídeo como remover os sinais indesejáveis:


Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster