Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

10 Dicas Para o Bebê Parar De Mamar?

"Fizemos um resuminho do que descobrimos para dividir algumas informações com as leitoras que estão passando por essa fase. Espero que gostem!"

1. Como sei que está na hora de desmamar meu filho?
 
A recomendação do Ministério da Saúde, assim como da Organização Mundial da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Americana de Pediatria, é de que a amamentação seja exclusiva até os 6 meses de vida e que se estenda até aos 2 anos de idade. Na realidade, o desmame vai depender do filho, da mãe e de seu estilo de vida.

Percebe-se claramente que a criança já não necessita mais mamar no seio, quando ao invés de sugar o leite, comporta-se como se estivesse com a chupeta na boca. Outro comportamento típico é solicitar o peito materno a cada momento em que se depara com a imagem da mãe, mas, assim que oferecido, mama por poucos minutos, se tanto, e logo se envolve em outra atividade.

2-  Quero parar de amamentar. Como faço isso sem meu filho sofrer?
 
O segredo é fazer tudo de maneira gradativa e a mãe se sentir bem e segura com a decisão. O desmame vai ocorrer substituindo uma mamada por algum alimento, ou mamadeira, ou copo, dependendo da idade do bebê. Escolha uma mamada para oferecer mamadeira ou copinho em vez do peito e veja qual a reação. Quando ele se habituar, vá trocando outros horários também. Você pode, inclusive, oferecer o leite materno no começo para ele estranhar menos.

3- O primeiro passo para o desmame: tente o método “não ofereça, não recuse”!
 
Isso funciona como um “teste” de quão fácil ou difícil o desmame será. Continue amamentando quando seu bebê pedir, mas não ofereça o peito o  tempo todo, automaticamente, como algumas mães até acostumaram a fazer. O que pode ser surpreendente é descobrir que algumas crianças estão tão prontas quanto as mães para começar o processo de desmame. Nesse caso, elas estarão abertas a uma rotina que não inclua amamentação.

4- Posso passar substâncias de gosto ruim no peito?
 
Não, espalhar alimentos amargos ou azedos no peito para o seu filho rejeitar a mamada é um péssimo hábito, segundo as especialistas. Imagine só o trauma do bebê, que está acostumado ao momento prazeroso que é a amamentação, ter que experimentar um gosto horrível?

5- Evite seus “cantinhos de mamar”!
 
A maioria das mães tem um ou dois lugares favoritos para mamar, uma poltrona por exemplo. Se você quiser encorajar o desmame, evite esses lugares que podem despertar no seu bebê o desejo de mamar.

6. E se os seios continuarem cheios de leite e doloridos, o que devo fazer?
 
Se os seios ainda estão cheios, pode ser que o desmame tenha ocorrido de maneira muito rápida. Com o bebê diminuindo as mamadas, o organismo entende que não precisa produzir tanto e reduz a quantidade de leite. Se o desmame é abrupto, não dá tempo de esse entendimento ocorrer e a produção continua igual, mesmo sem a demanda. Ordenhe suas mamas até se sentir mais confortável, mas lembre-se de não retirar todo o leite, pois o objetivo não é estimular a produção. Depois faça compressas frias nas mamas por dez minutos. Após alguns dias, se o problema não estiver resolvido, peça ajuda para o pediatra ou obstetra.

7-   Tenho medo de não ter mais uma ligação especial com meu bebê!
 
Enquanto algumas mulheres têm uma incrível sensação de liberdade quando acontece o desmame, outras sentem muita falta desse ato tão prazeroso para mãe e filho. O desmame do bebê é algo natural e o amor entre ambos não vai acabar, apenas ocorrer de maneiras diferentes. É hora de valorizar outros jeitos de ligação com o filho, até para não interferir em seu desenvolvimento. O vínculo pode ser fortalecido com os cuidados diários, em um banho gostoso antes de ele adormecer, na cantiga que a mãe canta, em um colo aconchegante.

8- Será que meu filho vai ficar desnutrido?
 
Se a criança é saudável, forte, tem uma alimentação rica e variada, com todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento pleno, ela está pronta para ser desmamada. O leite poderá ser ingerido de outras formas, introduzindo o uso do copinho.

9- Mamadeira ou copinho?
 
A mamadeira já foi a preferida, mas isso é passado entre os médicos. O ideal é usar um copinho ou uma colher. Pode parecer estranho, mas dá certo. Até mesmo bebês prematuros são alimentados dessa forma. Se o seu filho não se adaptar logo de início, você pode usar um canudo. A mamadeira tem várias desvantagens: a criança se acostuma demais com ela e irá sofrer para desapegar. O bico é anti-higiênico por ser difícil de limpar. Sem contar que a mamadeira pode prejudicar a formação de toda a estrutura da boca.

10- Como saber qual é o  melhor tipo de leite para meu filho?
 
Quando a criança deixa de vez o leite materno, o leite que precisa ser introduzido é sempre o de fórmulas infantis, nunca o leite de vaca. As fórmulas lácteas são enriquecidas com nutrientes importantes para o bebê e que costumam ser escassos no leite de vaca, como é o caso do ferro. O pediatra poderá indicar qual fórmula é melhor de acordo com as condições do seu filho. Fontes:  gshow.globo.com / minhavida.com.br / guiadobebe.uol.com.br / bebe.abril.com.br / ebah.com.br / justrealmoms.com.br

Veja neste vídeo 2 atitudes que você deve tomar para desmamar seu filho:

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster