Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

10 Dicas Para As Crianças Deixarem a Chupeta

"Embora algumas crianças dispensam a chupeta ou então largam-na de livre e espontânea vontade, outras parecem nunca querer fazê-lo"
 
Não existe uma idade correta para as crianças deixarem a chupeta, no entanto, os especialistas aconselham que se inicie o seu desmame entre os 18 e os 24 meses, embora não seja estranho que crianças mais velhas continuem a procurar conforto e bem-estar nas suas chupetas. Estas 10 dicas vão ajudá-lo a conseguir que a sua criança largue a chupeta com sucesso, independentemente da sua idade. 

1 - Deixar a chupeta deve ser um processo gradual: comece por explicar à criança que já está a ficar muito crescida e que já não necessita de andar com a chupeta durante o dia, ficando a mesma reservada apenas para a hora da sesta e para a noite. Após alguns dias, pode reduzir o uso da chupeta na hora da sesta, ficando esta exclusivamente reservada para a noite.
 
2 - A noite pode ser o momento mais difícil para a criança deixar a chupeta, por isso, tenha já preparado um substituto que também traga conforto, caso de uma manta, boneca ou peluche preferido. Esta alteração na rotina de dormir pode significar choro e birras na hora de deitar, assim como alguma dificuldade em adormecer ou fazer com que a criança acorde e se levante durante a noite. Quando esta fase ocorrer, o ideal é que seja durante um fim de semana quando existe mais tempo, paciência e oportunidade para descansar durante o dia.
 
3 - Embora muitos especialistas sejam a favor de um abandono gradual da chupeta, há quem opte pelo método radical, ou seja, conseguir que a criança largue a chupeta de uma só vez. Como? De várias formas, embora as mais utilizadas impliquem uma troca por troca, com o Pai Natal ou o Coelho da Páscoa, por exemplo. A criança deixa a chupeta debaixo da árvore de Natal ou dentro do cesto da Páscoa para o Papai Noel ou o Coelho da Páscoa levar e, em troca, deixar um presente ou um ovo de chocolate.

4 - Uma das melhores alturas para a criança deixar a chupeta é quando esta começar a ficar deteriorada – numa conversa direta e simples, explique à criança que a chupeta está estragada e já não é seguro utilizá-la, por isso, está na hora de ir para o lixo. O ideal é que seja a própria criança a deitar a chupeta no lixo… e alguns horas depois, um adulto deve desfazer-se do mesmo. 
 
5 - Se a criança já for mais velha e compreender um simples sistema de prêmios, podem elaborar um calendário e juntos seguirem a sua evolução, ou seja, sempre que a criança não dormir com a chupeta ou passar um dia inteiro sem a usar, ganha um autocolante especial que é colado nesse dia, no calendário. Em alternativa, façam uma marca no calendário e premeie a criança com outra coisa que ela aprecie particularmente. Para além disso, faça questão de dizer “parabéns”, “conseguiste” e “estás a ficar muito crescido”, juntamente com muitos beijos e abraços para "motivar a criança a manter este comportamento". Quando derem por ela, a chupeta será uma coisa do passado…
 
6 - A “Fada das Chupetas” é uma figura imaginária – e que criança não gosta de ouvir histórias fictícias e criativas – que recolhe as chupetas das crianças “grandes” para levar para os pequenos bebês que não têm e que precisam de uma chupeta! Para um pouco de suspense extra, deixem a chupeta na rua, à porta de casa, para a “Fada das Chupetas” a levar durante a noite. Como agradecimento, esta vai deixar uma pequena surpresa. Se a criança estiver com dificuldade em deixar a chupeta, e nenhum dos outros métodos estejam a dar resultado, porque não experimentar esta dica?
 
7 - Aproveite o nascimento de um bebê na família ou no círculo de amigos e explique à criança que vão visitar um bebê pequenino que precisa da sua chupeta, até porque ela/ele já é grande. Torne essa entrega ainda mais especial ao envolver a criança no embrulho da mesma, como se de uma verdadeira prenda se tratasse.
 
8 - Com alguns dias de antecedência, explique à criança que na próxima consulta com o pediatra ou com o dentista, terá de entregar a chupeta ao médico porque já completou x anos e que agora o médico irá entregar essa chupeta aos bebês que precisam. Fale com o médico ou dentista via telefone na véspera ou em privado antes da própria consulta – este irá certamente ajudar naquilo que puder!
 
9 - Conseguir que uma criança deixe a chupeta com sucesso também implica escolher bem a altura em que o vai fazer: evite momentos como o nascimento de um irmão, o desfralde, uma mudança de casa/escola ou um pai ou mãe ausente em trabalho, de forma a não dificultar o processo. Mais vale esperar um pouco mais e serem bem-sucedidos do que forçar algo que pode assim demorar o dobro ou o triplo do tempo a ser conseguido.
 
10 - Não volte atrás! Independentemente de o processo estar a ser fácil ou difícil, não volte atrás…mesmo que a criança desate numa birra sempre que pedir a chupeta e esta não lhe for dada. Se já definiram que a chupeta é exclusivamente usada à noite ou se já retirou a chupeta de vez, não volte a entregá-la à criança – estará apenas a confundi-la e a mostrar que se fizer birras consegue o que quer. Mais tarde ou mais cedo, a criança esquecerá a chupeta para sempre… todas as crianças fazem-no e a sua não será exceção. Fonte: http://pequenada.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster