Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

biologia

Gripe Aviária - Transmitida Das Aves Para Os Humanos

"A doença Gripe Aviária, também conhecida como Gripe do Frango, Gripe das Aves ou Gripe Asiática é uma moléstia típica das aves"
 
Esta doença, em função de suas características, pode ser transmitida das aves para certas espécies de mamíferos como, por exemplo, o gato doméstico e até mesmo o ser humano. Até o momento, há poucos indícios de que a doença pode passar de humano para humano.

Esta enfermidade é provocada pelo vírus influenza aviário H5N1, da mesma família dos vírus que provocam a gripe humana, tão comum nos meses de inverno.

A gripe das aves foi identificada pela primeira vez nos últimos anos do século XIX, na região da Lombardia (Itália). Mas, foi somente no ano de 1955 que ela foi analisada e descrita como uma enfermidade provocada pelo vírus da família Influenza A. 

Atualmente, é na Ásia, principalmente na China, que a doença espalha-se com mais rapidez.. Em Hong Kong, no ano de 1997, 18 casos foram identificados, apresentando quadros graves de complicações do sistema respiratório. Nesta situação, uma simples epidemia, provocou a morte de 33% das pessoas contaminadas, ou seja, um elevado índice de mortalidade para uma doença. Este fato, tem feito com que as autoridades de saúde de vários países tomem medidas importantes, a fim de evitarem uma epidemia de grande intensidade. 

Este vírus também leva a morte rápida muitas espécies de aves. Muitos animais morrem vinte e quatro horas após o contágio inicial. Muitos produtores de frangos, gansos e patos podem perder toda a produção em poucos dias, caso as aves contaminadas não sejam sacrificadas. Em caso de uma epidemia de grandes proporções, os prejuízos comerciais e financeiros provocados por esta doença podem ser elevados, prejudicando, inclusive, a produção de carne de aves e ovos no mercado mundial.

O medo de que a doença possa sair do continente asiático, espalhando-se pelos quatro cantos do mundo é grande, pois o pato selvagem, hospedeiro natural da doença, pode espalhar o vírus durante a fase de migração. Esta espécie de pato é muito resistente à doença e dificilmente apresenta sintomas, fator que dificulta a localização das rotas de transmissão. 
 
Principais formas de contágio em seres humanos:

- contato direto com secreções de aves infectadas pelo influenza aviário H5N1;
- através do ar;
- água, comidas e roupas contaminadas 

Principais sintomas da gripe aviária em seres humanos:

- febre alta
- dores nos músculos do corpo
- problemas respiratórios
- ressecamento da garganta 

As pesquisas médicas ainda não resultaram num medicamento capaz de curar uma pessoa com esta enfermidade. Alguns remédios podem diminuir a intensidade da doença e evitar contágios. Várias vacinas estão em fase de testes em vários laboratórios.

Importante: Somente um médico, através de exames detalhados e específicos, é capaz de identificar se uma pessoa está com a gripe das aves. Os sintomas deste tipo de enfermidade são semelhantes ao de uma gripe comum. Logo, qualquer pessoa ao apresentar os sintomas deve procurar auxílio médico imediatamente.

Curiosidade:

- As aves aquáticas são hospedeiras naturais deste tipo de vírus, porém não apresentando sintomas. 

IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um  médico para receber orientações e o devido tratamento. Fonte:  todabiologia.com

No vídeo abaixo você vai assistir ao documentário sobre a Gripe Aviária:

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster