Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

psicologia

Por Que As Crianças Têm Mais Facilidade Em Perdoar?


“As crianças são conhecidas por terem maior facilidade em perdoar e esquecer as mágoas passadas. Mas por que isso acontece?”

"“Matheus e Lucas, muito amigos e vizinhos, brincavam juntos todos os dias. Certa vez, Lucas chegou em casa chorando, dizendo que o amigo tinha batido nele. Seu pai, então, ficou muito revoltado com a situação e decidiu levar o seu filho à casa do amigo para tirar satisfação. Ao chegar lá, o pai, ainda bravo, explicou o ocorrido à mãe de Lucas. Sem perceber, ao final da discussão, uma surpresa: Lucas e Matheus estavam no quarto, aos risos jogando videogame”. Esse é um relato fictício, entretanto, não se difere muito da realidade, já que as crianças possuem maior facilidade em perdoar e esquecer mágoas e discussões. Mas, afinal, por que elas agem tão diferente dos adultos?

Vivem no presente

 

Talvez o motivo que leva as crianças a terem facilidade em perdoar é que elas preferem ser felizes a terem razão. As crianças vivem mais no presente, conectadas no aqui e agora. O sofrimento não está no fato, mas na percepção que temos do fato. As mágoas que sentimos são reflexo de cargas emocionais, que são acumuladas com o passar dos anos e são disparadas diante de uma ofensa ou agressão. As crianças ainda possuem um coração mais limpo de máculas, o que facilita se manterem no momento presente.

Outras características que fazem parte do universo infantil também facilitam na hora de elas perdoarem. “Por causa da sua pureza, inocência e autenticidade, a criança não tem medo de falar o que sente, e tudo que ela fala tem um fundo verdadeiro”, reforça o psicanalista Paulo Miguel Velasco.

(Psicanalista Paulo Velasco - Contato: paulo.velasco.psi@gmail.com)

Como elas lidam com o perdão

 

Ao contrário da maioria dos adultos, que têm extrema dificuldade em lidar com o perdão, as crianças são bem mais flexíveis. “Para as crianças a vida é mais colorida, tudo parece mais fácil e cheio de alegria. Mesmo diante de repressões, desagrados ou violência, elas têm mais capacidade para esquecer e perdoar. Dessa forma, conclui-se que elas são menos afetadas em relação aos adultos”, afirma o psicanalista.

As crianças não têm o conceito bem definido de perdão. Geralmente, elas apenas diferenciam o certo do errado, de acordo com os ensinamentos obtidos da família. Na maioria dos casos, elas ainda não têm plena consciência do que seja o perdão. Lidam com a noção de errado e certo proveniente da educação e orientação vinda dos pais. À medida que crescem, vão aprendendo a lidar com as mágoas de maneira individual. Elas gravam muita coisa no inconsciente, registrando as cargas emocionais que serão responsáveis pela geração de mágoas, ressentimentos e sofrimentos no futuro. Fonte: altoastral.com.br

Conheça neste vídeo quais são os benefícios psicológicos do perdão:

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster