Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Coreia De Huntington - Doença Genética e Neurovegetativa

"A doença de Huntington é uma doença genética, causada por um gene expandido no ADN de uma pessoa"
 
Todas as pessoas possuem o gene responsável pela doença de Huntington, mas as pessoas que chegam a desenvolver a doença têm uma versão mais longa desse gene. É a expansão do mesmo que faz com que o gene não funcione correctamente e que eventualmente leva as pessoas a desenvolverem a condição.

A Doença de Huntington é também um “distúrbio neurodegenerativo”. Mas o que significa, na realidade, distúrbio neurodegenerativo?! Bem, se partirmos a palavra, neuro significa “nervo” e degenerativo significa algo que gradualmente fica pior. Distúrbio é outra palavra que se utiliza para dizer condição ou doença. Por isso, quando as pessoas que a Huntington é um distúrbio neurodegenerativo, estão a dizer que a Huntington é uma condição que afecta o sistema nervoso e que, gradualmente, vai piorando com o tempo. Isto significa que a condição afeta as células do nosso cérebro e continua a causar danos à medida que o tempo passa, o que faz com que o cérebro e corpo parem de trabalhar tão bem como trabalhavam. Como resultado, as pessoas desenvolvem sintomas da doença de Huntington. Estes sintomas podem ser divididos em três tipos principais: movimentos involuntários, cognitivos e comportamentais.
 

Principais tipos de sintomas


Poderá ouvir os médicos e profissionais de saúde referir-se a “Coreia” ao falar sobre a doença de Huntington. Coreia é na realidade uma palavra grega, que significa dança e é usada para se referir aos movimentos irregulares das pessoas com a doença. Esses movimentos involuntários levam muitas vezes a que as pessoas com doença de Huntington deixem cair coisas e parecerem “inquietas”. Nos anos iniciais da doença, poderá ser confundido com embriaguez, quando na verdade são apenas movimentos involuntários. Esses movimentos involuntários são o sintoma mais fácil de detectar na doença de Huntington e quando ainda não existia muita informação sobre outros sintomas da doença (como aqueles que afectam a forma como pensamos) costumava-se chamar a esta condição Coreia de Huntington.

Cognitiva define algo que necessite de “atividade intelectual” ou que envolva o nosso processo de pensar, qualquer coisa basicamente que requeira algum pensamento (como a leitura desta página)! Conforme a doença progride, as pessoas com a doença de Huntington podem ter dificuldade em manter o controlo das coisas, tomar decisões ou responder a perguntas – que é porque a sua capacidade de concentração se torna mais difícil, face ao declínio das suas habilidades cognitivas. No entanto, apesar da perda de capacidade de pensar, as pessoas com a doença de Huntington geralmente permanecem capazes de entender e reconhecer os outros.

Esta condição pode afetar também a parte comportamental, o que significa que afeta a forma como a pessoa pensa e as ações que toma. Sintomas comportamentais podem levar a que a pessoa com a doença se sinta deprimida, com falta de energia, ansiosa, com raiva ou que perca a paciência com coisas que não parecem importantes. Às vezes as pessoas com a doença comportam-se de forma inadequada e fazem e dizem coisas sem pensar. Estas pessoas estão a passar pelos sintomas comportamentais da doença e é importante lembrar que quando um doente de Huntington faz algo que o perturbe ou o deixe louco, o mais provável é que seja a doença a fazê-lo comportar dessa forma.
 

Todas as pessoas são diferentes

 

Embora a doença de Huntington possa afetar os movimentos, a função cognitiva e causar sintomas comportamentais, cada pessoa é afetada individualmente e é impossível prever como é que cada pessoa será afetada. Por exemplo, uma pessoa com doença de Huntington pode ter movimentos involuntários graves (coreia), mas muito poucos sintomas comportamentais. Outra pessoa com a mesma condição poderá ter muitos sintomas comportamentais, mas apenas movimentos ligeiros. Mesmo duas pessoas que sejam da mesma família, ambas afetadas pela doença de Huntington, poderão ter sintomas da mesma doença completamente diferentes.
 

Idade

 

Os sintomas da doença de Huntington podem começar em qualquer idade; contudo, normalmente a maior parte das pessoas com doença de Huntington desenvolve sintomas entre os 30 e os 50 anos. A doença de Huntington é causada por danos cerebrais, particularmente numa região do cérebro chamada “gânglios basais”. As células cerebrais deterioram-se durante um longo período de tempo, normalmente 15-20 anos, e, ao longo desse tempo, a pessoa afetada vai lentamente perdendo as suas capacidades, tais como andar, falar e comer. Isto acontece gradualmente e a pessoa com doença de Huntington poderá manter-se relativamente bem durante algum tempo – mesmo depois de lhe serem diagnosticados sintomas.
 

Os números


Em todo o mundo, cerca de uma pessoa em cada dez mil é afetada pela doença de Huntington – por isso é uma doença bastante rara. Mas alguns locais têm mais casos de doença de Huntington do que outros. Por exemplo, esta condição é comum em locais como a Europa ou a América do Norte e é também extremamente comum numa determinada região da Venezuela. Mas pensa-se que a doença é muito menos frequente em regiões como a Ásia e África, embora ainda não tenham sido feitos estudos suficientes nestes dois continentes para se saber exatamente quantas pessoas afetadas aí existirão. A doença de Huntington é muitas vezes designada como uma “doença familiar” por causa do impacto que pode ter em toda a família e pelo facto de ser hereditária – portanto esta condição tem um impacto em muito mais vidas do que aquelas que os números sugerem. 
 

Tratamentos

 

Ainda não existe uma cura ou um tratamento eficaz que atrase a progressão da doença de Huntington. No entanto, há tratamentos que podem ajudar a controlar alguns dos sintomas e há muitas investigações em curso, portanto há muitas esperanças para o futuro! Visita a nossa seção de investigação para saberes mais acerca dos avanços na investigação. Esperamos que este site te ajude a compreender a doença de Huntington – qualquer que seja a forma como ela te afeta. Fonte: pt.hdyo.org

Veja no vídeo abaixo um documentário sobre a doença de Huntington:

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster