Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

30 Milhões De Pessoas Pelo Mundo Têm Transtornos Originados Pelas Drogas

 
Cerca de 29,5 milhões de pessoas ao redor do mundo, o equivalente a 0,6% da população global de adultos, apresentam transtornos ligados ao consumo de drogas, entre eles, a dependência.O dado está no mais recente Relatório Mundial sobre Drogas, lançado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O estudo concluiu que, ao todo, cerca de 250 milhões de pessoas — ou seja, 5% da população mundial — usaram drogas em 2015 (um dos anos nos quais o levantamento se baseia), número que supera todos os encontrados nos últimos anos. A droga mais usada é a maconha: por 183 milhões de pessoas, isto é, 3,8% da população adulta do globo.

 
Entre as substâncias, entretanto, são os opioides — como a heroína e demais remédios analgésicos — os destacados pelos pesquisadores como os que oferecem mais riscos, com 70% de chance de provocar um impacto negativo na saúde. 
 
 

Perigo desconhecido

Os riscos também são grandes quando se trata das chamadas novas substâncias psicoativas (NPS), que, por serem pouco conhecidas ainda, expõem os usuários a um conteúdo e a uma dosagem incertos. E são muitas as substâncias novas: 483, número que quase dobrou em comparação com o mesmo estudo em 2012, quando eram 260 listadas.


O crescimento da variedade de opioides também preocupa. Outro problema é a sua disponibilidade. A compra é feita tanto de forma legal quanto ilegal, um mercado negro que se aproveita de remédios legais desviados.

Outros saltos de produção destacados pelos especialistas são o da cocaína e do ópio. O cultivo de arbusto de coca cresceu 30%, puxado por mais plantações na Colômbia. Já o ópio aumentou em um terço sua produção de 2015 para 2016, devido a maiores rendimentos da papoula no Afeganistão. Fonte: revistagalileu.globo.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster