Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

Aprenda a Dormir Bem - 8 Dicas Cientificamente Comprovadas

 
Dormir é uma das coisas mais importantes da vida, aliás, é sabido que passamos quase um terço da vida dormindo. Para melhorar a qualidade desse tempo precioso, Patrick Fuller, neurologista especialista em sono e professor da Universidade Harvard, lista 8 dicas para te ajudar a dormir melhor e, assim, ter um dia mais tranquilo.

1 - Acordar na mesma hora todas as manhãs

Segundo Patrick Fuller, o ideal é acordar à mesma hora todos os dias. Isso porque se a pessoa acorda mais tarde aos fins de semana, por exemplo, isso desregula o sono. “Quando as pessoas acordam mais tarde, elas têm menos sono e pensam que não podem dormir porque estão com insônia, quando na realidade só não está com muito sono”, disse o especialista ao site Business Insider.
 

2 - Ir dormir na mesma hora todos os dias

Como já deve ter dado para perceber, o ideal para ter um bom sono é manter uma rotina. Por isso mesmo é que ter um horário fixo para se deitar é o ideal, como faz o neurologista que vai dormir todos os dias às 21h30. “Minha esposa brinca comigo e me chama de vovô.”


3 - Evitar estimulantes depois do meio-dia

 
A cafeína fica aproximadamente seis horas no corpo após ser consumida, por isso o ideal é evitar tomar café, refrigerantes e chás que tenham a substância. A ideia é substituir essas bebidas por outras, como chás sem cafeína ou sucos.


4 - Se exercitar pelo menos 20 ou 30 minutos durante o dia

“Manter algum nível de atividade corporal é muito importante”, afirma Fuller. O ideal é praticar entre 20 e 30 minutos de exercícios todos os dias no período da tarde ou da manhã. É muito importante não se exercitar pouco antes de dormir, já que isso pode esquentar o corpo e fazer com que os músculos fiquem “ativos”, dificultando o sono.

5 - Evite bebidas alcoólicas durante a noite

 
É muito comum acreditar que o álcool ajuda a pegar no sono (e isso até é verdade), mas o problema é que esses impactos não duram a noite toda. “O problema é que os efeitos do álcool vão embora durante o sono e você se pega acordado no meio da noite olhando para o teto”, relata o especialista, que completa: “É um péssimo método de pegar no sono”.


6 - Prepare o ambiente da casa um pouco antes da hora de dormir

É difícil manter uma rotina de sono e ter vontade de dormir com tantas coisas para fazer. Por isso, uma das coisas que o professor faz é ir diminuindo a intensidade das luzes da casa quando sua hora de deitar vai chegando. “Minha esposa me acha um pouco estranho porque começo a diminuir as luzes, mas sinto que isso me coloca no clima para dormir”, conta.

7 - Evitar TV e Computador uma hora antes de dormir
 
Além de diminuir a intensidade das luzes da casa, Fuller recomenda se distanciar dos smartphones e tablets pelo menos uma hora antes de dormir. Isso porque a luz branca que vem dos aparelhos faz o cérebro entender que ainda é dia, o que dificulta ainda mais o sono.
 

8 - Não se tornar obcecado com as regras anteriores


Patrick Fuller termina dizendo que todas as dicas são válidas, mas ninguém deve ficar obcecado com elas. Entretanto, ele conta que se sente muito melhor quando segue uma rotina. “Se tem um dia que bagunço meu planejamento não me sinto eu mesmo no dia seguinte. Me sinto muito incentivado a me manter na rotina”, conclui.
Fonte: businessinsider.com / revistagalileu.globo.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster