Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

Período Fértil Da Mulher - Saiba Como Calcular

"No período fértil, a mulher pode sentir o muco cervical mais fluído e transparente e no dia fértil, há aumento da temperatura corpórea em cerca de 0,5 grau"

Em geral, muito fala-se sobre métodos contraceptivo. Porém, para as mulheres em busca da gravidez, o que interessa mesmo é saber quando a ovulação acontece, o chamado período fértil. Mas será que existem de fato sintomas físicos para saber se uma mulher está pronta para engravidar?

Segundo o Dr.Rodrigo da Rosa Filho, ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana, a resposta é sim. Muco cervical, temperatura basal e até algum desconforto na região abdominal podem ser sinais de estar entrando no auge do período fértil.

Algumas mulheres podem ter 'dor do meio', que consiste na dor no momento da ovulação" orienta o especialista.

Apesar de ainda se propagar que a mulher tem aumento de libido durante o período fértil, não há estudos científicos que comprovem a teoria. Alguns médicos acreditam que a vontade de ter filhos pode levar a um maior desejo de ter relações sexuais, em um processo mais psicoemocional que necessariamente físico.

Como calcular o período fértil?

 

O ciclo menstrual é dividido em período pré-ovulação e pós-ovulação. "A primeira fase é variável, enquanto a fase pós-ovulação dura 14 dias e é fixa, ou seja, há sempre 14 dias entre a data de ovulação e o último dia do ciclo. A mulher que tem ciclo de 28 dias, ovula no 14º dia do ciclo, enquanto a mulher com ciclo de 32 dias, ovula no 18º dia, por exemplo", diz o ginecologista.

Para saber o período fértil, a mulher deve contar com 3 dias antes dessa data e 3 dias depois. Nas mulheres com ciclos de 28 a 30 dias, o período fértil é entre o 11º e o 21° dias do ciclo. Ou seja, o cálculo é similar ao da tabnelinha, método contraceptivo.

A diferença é como usá-lo: na tabelinha, evita-se relações sexuais no período fértil. Já quem quer engravidar, escolherá justamente os dias de ovulação para tentar a fecundação.
 
Importância do cálculo para a fecundação

Embora haja uma certa variação para cada pessoa, na maioria das mulheres férteis um dos dois ovários produz um óvulo todos os meses - normalmente no meio do ciclo menstrual. O óvulo produzido desce, então, pela trompa uterina (trompa de Falópio) até o interior do útero.

Para que ocorra a fertilização, o casal deve ter relações sexuais pouco antes ou pouco depois da ovulação. Pois será o encontro de um espermatozoide que, ultrapassando o canal vaginal, chegará até a trompa uterina encontrando o óvulo.

Como óvulo sobrevive apenas cerca de 36 horas depois da ovulação e o espermatozoide só permanece vivo durante dois ou três dias, a fertilização depende de uma sincronia do tempo e por isso o cálculo do período fértil é tão importante para quem planeja ter filhos.

Segundo especialistas em reprodução humana, para uma mulher ficar grávida, o momento ideal para ter relação sexual é entre 12 a 24 horas antes da ovulação. Para isso existem as formas de tentar determinar o período fértil de forma precisa.
 

Período fértil fornecido por aplicativo

 

Existem vários aplicativos para tablets e smartphones que prometem informar com precisão a data do período fértil. Mas nem todos são recomendados por médicos. A mulher precisa conhecer seu corpo, seu ciclo menstrual e sua temperatura corporal para poder usar esses aplicativos com mais eficácia.

"A maioria dos aplicativos apenas faz contas como se a mulher fosse um relógio e que tem ciclo extremamente regular e na prática a maioria das mulheres apresentam variações discretas. O melhor aplicativo é chamado Natural Cycles, pois calcula o período fértil baseado na temperatura corpórea e não apenas no calendário", indica o Dr. Rodrigo da Rosa Filho.

Mas é bom lembrar: a medição da temperatura deverá ser feita pela mulher todos os dias. A informação será registrada no aplicativo. Sem isso, o auxílio tecnológico para fornecer a melhor data do período fértil não será possível. Fonte: arevistadamulher.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster