Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

psicologia

Você Pode Aprender o Que Quiser e Em Qualquer Idade!

"Estávamos lendo uma matéria sobre uma idosa, bem idosa mesmo, 94 anos, que colou grau nauniversidade. Achei tão lindo! Com aquela idade toda e ainda sente sede de saber"
 
Quer viver, quer aprender. Não “entregou os pontos”. Acorda cedo e vai estudar. Tão lindo isso.

E tantas pessoas são como ela. Tenho uma tia que aprendeu a dirigir com mais de 50 anos. Ela disse que sentiu necessidade, contratou um instrutor e foi às aulas. Tenho um tio que fez faculdade também mais tarde. Estudei com pessoas na faculdade de Direito que não eram tão jovens assim, mas conseguiram concluir o curso. Conseguiram passar na prova da OAB e estão advogando.

É uma vitória superar uma barreira como estas. E não estou falando do aprendizado, estamos falando do preconceito de quem acha que o mundo é dos jovens e que só eles possuem o direito de aprender. É estimulante ver tantas pessoas desafiando esse preconceito e conseguindo atingir seus objetivos. E o que todos eles têm em comum é a força de vontade. Uma força que vem de dentro, que muitas vezes falta aos mais jovens, que estudam determinado assunto, fazem determinado curso, apenas por imposição dos pais. Diferente deles, o adulto, quando decide que irá aprender algo, se empenha de verdade.

É ele quem está pagando, não tem porque “enrolar”. E o adulto aprende sim. Claro, já tem a cabeça mais cheia, tem preocupações, tem mil coisas a resolver, mas, com força de vontade, quando decide se empenhar, aprende sim e aprende qualquer coisa que lhe pareça interessante.

É muito bom isso. É muito bom ler estas histórias, seguir esses exemplos. E é fundamental absorver conhecimento (sempre e cada vez mais). É isto que mantém nossa vitalidade. É isso que nos dá ânimo para acordar todos os dias e encarar os problemas. E sim, dá de aprender qualquer coisa em qualquer idade. Seja uma língua estrangeira, seja dirigir um carro, voar de parapente, cozinhar e também é claro, escolher melhor os amigos.

“Viva como se fosse morrer amanhã e estude como se fosse viver para sempre.” Alguns dizem que esta frase é de Mahatma Gandhi, outros de Leonardo da Vinci. Bem, não importa a autoria, os dois aprenderam e nos ensinaram muito. São grandes exemplos a serem seguidos. Fonte: fasdapsicanalise.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster