Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

psicologia

Qualidade De Vida - 5 Dicas Para Você Melhorar a Sua

"Não faz muito tempo, as pessoas mediam seu nível de satisfação pelo número de zeros na conta bancária"
 
Atualmente, diante da dificuldade que a corrida pelo sucesso impõe, com o estresse elevado à condição de mal do século, o que as pessoas mais desejam é ter qualidade de vida.

Não se trata de optar por um “prêmio menor”, mas de dar valor ao que realmente importa: viver num ritmo menos acelerado, preservar a saúde, desfrutar da família e amigos, sentir satisfação pelo trabalho etc.

Claro que nem todo mundo atingiu esse patamar, como demonstra a quantidade de gente atulhando consultórios médicos, consumindo remédios de tarja preta e se sentindo infeliz e desconectada da realidade.

Porém, a conquista da qualidade de vida não é um objetivo inalcançável. Pode até ser bem mais simples (e esse é um adjetivo importante) do que parece. Exige, naturalmente, algumas mudanças, mas com benefícios que nos impulsionam a querer ir adiante. Se você está buscando essa virada em sua rotina, aqui vão algumas dicas para melhorar a sua qualidade de vida. Anote aí:
 

1. Pratique exercícios físicos

 

Melhorar a qualidade de vida implica, em primeiro lugar, assumir hábitos saudáveis. Substituir uma rotina sedentária pela prática de exercícios físicos é, assim, a primeira providência de quem quer viver melhor.

Além dos benefícios para o corpo (controle da pressão arterial, da capacidade respiratória e dos níveis de colesterol, entre outros), uma caminhada ou corrida leve ao final do dia é excelente para recuperar o humor, espantar o estresse e arejar as ideias.
 

2. Consuma alimentos saudáveis

 

Adotar uma dieta mais equilibrada é outra atitude positiva quando se está buscando qualidade de vida. Procure diminuir o “peso” do seu prato, escolhendo alimentos saudáveis, naturais. Dê um tempo no refrigerante e nos industrializados; substitua-os por uma boa salada, frutas e um cardápio mais rico em fibras.

A mudança não terá impacto apenas na balança: você se sentirá mais disposto e com a autoestima lá no alto. E não se esqueça de beber muita água!
 

3. Dedique um tempo para a família

 

Tirar um tempo para passear com a família e brincar com os filhos é essencial para quem procura leveza e bem-estar. Pergunte-se se você realmente está tão cansado a ponto de não poder levar o filho até o playground ou caminhar com a esposa e as crianças ao fim do dia. Essa medida não apenas trará alívio à sua consciência de pai atarefado como deixará seu dia mais alegre e o lar muito mais harmonioso.
 

4. Valorize o silêncio

 

Ter um momento para se desligar dos problemas, respirar fundo e pensar calmamente ajuda a recuperar as energias e a focar no que realmente importa. Uma caminhada solitária no parque ou à beira-mar, distante do celular, ou escolher um lugar sossegado para ler um bom livro, são atividades recomendadas. Vale também se inscrever num curso de meditação ou de yoga para manter a mente tranquila. A ordem aqui é: relaxe!
 

5. Trabalhe com algo de que você goste

 

Essa talvez seja a dica mais difícil de adotar, mas ela é crucial para a conquista da sua qualidade de vida. De fato, a maioria dos problemas relacionados a depressão e estresse tem a ver com o lado profissional. E a queixa mais comum é: “Detesto o meu emprego!”.

Quando ir para o trabalho se torna um tormento, a melhor solução é arranjar outra ocupação. O problema é que isso nem sempre é viável em curto prazo. Nesse caso, a única alternativa é tentar recuperar a satisfação perdida.

Você pode negociar uma nova relação de trabalho, levando em conta as possibilidades atuais de exercer funções fora do escritório, ou procurar ressignificar o seu papel na empresa, revisando seus objetivos e as razões pelas quais você, um dia, escolheu essa profissão. Quem sabe um coach possa ajudá-lo nessa busca? Fonte: psicologiaviva.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster