Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

psicologia

Ressaca Emocional - Como Lidar Com Essa Situação?

"Você já ouviu falar em ressaca emocional? Pode ser que não, mas com certeza já passou por uma na vida"
 
É aquela sensação, muitas vezes de culpa, que faz você lembrar muito especificamente de situações ou momentos da sua vida que tiveram um efeito emocional muito forte. Pense no escândalo que você deu em um dia de bebedeira na balada e em como você acordou no dia seguinte, na briga com o namorado no shopping ou então na discussão com os seus pais na porta de casa.

A ressaca emocional é intimamente ligada com a memória: ou seja, você faz na sua cabeça um link entre uma situação que pode ser considerada traumática e a sensação que ela te deu. O resultado é uma sensação de estresse, que causa até cansaço físico e pode durar dias ou semanas, em casos mais sérios. Além disso, como está conectado com as nossas memórias, também afeta a forma como a gente reage no futuro a diferentes tipos de estímulo, já que te ajuda a lembrar melhor do que está acontecendo naquele momento.

Isso pode até acontecer quando você termina um relacionamento, por exemplo, e passa os dias seguintes com aquele peso de tanto chorar e do pesar de não ter mais um parceiro do seu lado. No futuro, você pode usar essa memória como uma forma de evitar um envolvimento e um novo coração partido. De uma maneira ou de outra, o nosso cérebro tem uma resposta para estímulos emocionais, que vão se adaptando conforme o que queremos sentir e lembrar de qualquer situação.
 
Então, se você já identificou que passou por uma ressaca emocional, o que fazer para se recuperar dela? É mais simples do que você imagina.
 

1.Faça exercícios físicos

 

Não adianta, movimentar o corpo continua sendo uma das melhorers formas de lidar com qualquer tipo de estresse – e querendo ou não, a ressaca emocional é um tipo de estresse, como se seu corpo tivesse que lidar com altas doses de uma emoção e ficou sobrecarregado. Ou seja, você precisa extravasar tudo isso e a forma mais efetiva é indo para a academia, para a aula de zumba ou correndo no parque. Escolha uma atividade que você goste e pratique! Vai te ajudar a lidar melhor com essa sensação.
 

2.Coma bem

 

Outra forma de cuidar do corpo e da mente é garantindo que você está se alimentando direito. Por mais que seja bom colocar o pé na jaca de vez em quando, uma alimentação saudável e equilibrada ajuda na manutenção do corpo e a regularizar as vitaminas e a produção hormonal. Ou seja, a comida também afeta o seu cérebro e a forma como ele interpreta todos os estímulos que recebe. Coma com carinho e pensando no que é melhor para você.
 
 

3.Descanse

 

Se o seu corpo aparece cansado, descanse! O mesmo vale para a mente. Tire um dia para dormir o quanto você quiser, cuidar de você e recuperar as energias. Não se esforce mais do que o necessário para não piorar a sensação de exaustão, que é comum acontecer em casos de estresse mental. Ouça o que o seu corpo tem a dizer e obedeça – ele sabe do que precisa.
 

4.Não alimente as memórias

 

Por mais que seja difícil você não reviver vez e outra coisas que aconteceram e que te causaram essa sensação, é melhor não deixar a mente alimentar essa situação. Sabe quando você fica lembrando de novo e de novo de tudo o que aconteceu pra encontrar uma falha no discurso ou entender ‘como diabos eu pude fazer aquilo?’ Então. Evite ficar pensando na situação para alimentar ainda mais a sensação que você está sentindo. O melhor a fazer é esvaziar a mente e lembrar que um momento como esse não define quem você é.

Por mais que uma ressaca emocional tenha um ponto positivo – segundo os pesquisadores, ela ajuda você a lembrar melhor de imagens e situações – ela também pode afetar e muito o nosso humor. Se você sente que não vai conseguir superar essa sensação sozinha, não tenha medo de conversar com alguém sobre o assunto ou pedir ajuda a um profissional. Você merece estar sempre bem e lembrar dos momentos bons da sua vida, o tempo todo! Fonte: superela.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster