Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

Gosto Amargo Na Boca? Confira 5 Causas Relacionadas a Esta Sensação

"A alteração de paladar, também conhecida como disgeusia, ocorre de maneira inespecífica na boca, como a sensação de um gosto ruim ou diferente, ou específica, como é o caso da sensação amarga"

O amargor na boca pode ser provocado por uma série de fatores, incluindo problemas na cavidade bucal ou alterações no organismo.

Sendo assim, na lista abaixo, você confere algumas das causas mais consideradas por especialistas para este tipo de problema. 

1 – Problemas renais

Quando presente em excesso no corpo, a ureia e a creatina podem provocar um gosto amargo na boca. Isso ocorre porque os rins deixam de funcionar corretamente e, portanto, é um sintoma comum em pessoas que precisam de hemodiálise, uma vez que nestas os níveis de ureia e a creatinina estão em desequilíbrio.
 
 

2 – Inflamação no esôfago

A inflamação do esôfago, também chamada de esofagite, pode ter como causa o refluxo gástrico. Este ocorre quando o conteúdo ácido do estômago entra em contato com a mucosa do esôfago, que liga a boca ao estômago. Os sintomas, que incluem azia e gosto amargo na boca, têm cura, basta apenas o paciente seguir corretamente a dieta e o tratamento proposto pelo médico.

3 – Problemas no fígado

Quando o fígado não está funcionando corretamente, há um grande acúmulo de amônia no corpo. Esta é uma substância tóxica e que normalmente é transformada em ureia pelo fígado, para ser eliminada na urina. Uma vez que os níveis de amônia estão altos, é comum as pessoas sentirem um gosto semelhante ao de peixe ou cebola na boca. A hepatite, cirrose e esteatose (acúmulo de gordura no fígado) são doenças que costumam causar tal sintoma.

4 – Problemas respiratórios

Infecções respiratórias como a sinusite, resfriado, rinite, amigdalite e outras, podem provocar o amargor na boca. Basicamente, o problema surge pela ação das bactérias relacionadas aos sintomas que acompanham as condições.
 
5 – Falta de higiene bucal

 
Esta é a causa mais comum associada ao problema de disgeusia. O amargor na boca pode ser causado pela presença de placa bacteriana na língua, que por sua vez também provoca o mau hálito, baixa produção de saliva e os cáseos amigdalianos – uma forma de placa bacteriana que ocorre na amígdala em formatos predominantemente arredondados e de cor amarelada. Logo, a solução é bem simples, basta escovar os dentes e a língua com uma maior frequência. Fonte: diariodebiologia.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster