Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Pielonefrite - Infecção Bacteriana Que Afeta Os Rins

"A pielonefrite designa uma infecção do trato urinário, que atinge a 'pielo' (pelve) do rim."
 
Afeta quase todas as estruturas do rim e existe sob duas formas: pielonefrite aguda (causada por uma infecção bacteriana) e pielonefrite crônica (infecções bacterianas repetidas, associadas a um sistema imunitário debilitado).

Pielonefrite aguda

É causada por uma infecção bacteriana aguda, nomeadamente por bactérias Gram-negativas, que fazem parte da flora normal do intestino. Estas bactérias, a título de exemplo, podem ser: Escherichia coli, Enterobacter, Proteus Mirabillis ou Klebsiella).

A infecção bacteriana acontece a nível da uretra, bexiga e/ou ureteres. Desta forma, é comum designar-se como uma infecção ascendente.

Os ureteres transportam a urina, proveniente do rim, para ser armazenada na bexiga, antes de ser expelida pela uretra. Existem mecanismos antirrefluxo que não permitem que a urina passe da uretra/bexiga para os ureteres/rins (ou seja, que faça o percurso inverso). No entanto, se estes mecanismos, devido a anomalias congênitas ou a inflamação, não forem eficazes, a urina volta para trás e pode transportar bactérias que infectam a bexiga, a uretra e até mesmo o rim.
 
A obstrução de um ureter também pode conduzir a uma pielonefrite. Esta obstrução pode ser devida a litíase renal  (pedras nos rins) ou a uma hiperplasia benigna da próstata  (presente nas pessoas do gênero masculino e muito frequente a partir dos 70 anos). Nestas situações de obstrução, a estase da urina acima da obstrução permite o crescimento bacteriano.

Um cateter urinário (algália) também é um fator de risco, bem como a gravidez ou um traumatismo do aparelho urinário.


Pielonefrite crônica

A pielonefrite crônica deriva de infecções bacterianas constantes (pielonefrites agudas de repetição) que podem ser mais ou menos graves, e que ocorrem, frequentemente, durante um período alargado.

Existe uma destruição generalizada de nefrônios (unidade básica e funcional do rim), que são substituídos por tecido de cicatrização. Isto pode levar a uma insuficiência renal crônica terminal (IRCT). As causas mais reiteradas são a insuficiência dos mecanismos antirrefluxo e a litíase renal.

Pode ser considerado internar uma pessoa com pielonefrite, numa unidade de saúde, se a pessoa:

  • Estiver grávida
  • Tiver outras co morbilidades pertinentes
  • Tiver obstrução das vias urinárias
  • Em casos graves de sépsis (infecção generalizada)

Epidemiologia
 

A Pielonefrite acontece mais frequentemente em bebês com idade inferior a um ano (devido às dejecções frequentes e à prematuridade do sistema imunitário); na população feminina (provavelmente devido à maior proximidade do ânus em relação à uretra) e em homens com hiperplasia benigna da próstata (fazem retenção urinária).

Sinais/Sintomas e Diagnóstico


 
Normalmente, o início da Pielonefrite aguda acontece de forma abrupta. Já a Pielonefrite Crónica acontece de forma mais gradual, sendo que os sintomas podem ser mais suaves.
 

Os sinais e sintomas desta doença são:

  • Dor ao urinar (disúria)
  • Urgência em urinar
  • Urinar várias vezes (polaquiúria)
  • Febre
  • Calafrios
  • Suores
  • Mal-estar
  • Dor lombar
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Pus na urina (piúria)

O diagnóstico é, normalmente, realizado tendo por base os sinais e sintomas e a análise laboratorial, através de colheita de sangue/urina. Em casos de necessidade, para eventual estudo, por exemplo, a tomografia computadorizada (TAC) com contraste intravenoso é o exame recomendado, em virtude da sua elevada sensibilidade e especificidade.
 
Prognóstico e Tratamento

O tratamento da Pielonefrite Aguda passa pelo uso de antibióticos (como o Ceftriaxone, Levofloxacina) e a recomendação de uma maior ingestão de líquidos (se não houver contraindicações). Após alguns dias de toma de antibiótico, começa a haver a remissão de sinais e sintomas.

Em casos de Pielonefrite Crónica (em que as pessoas têm as defesas imunitárias comprometidas) podem ocorrer complicações, nomeadamente sépsis (infecção generalizada, de prognóstico reservado, podendo ser mortal e que necessita de hospitalização) ou necrose da pelve renal, que conduz, por sua vez, a insuficiência renal crónica.
 
Frequentemente, esta insuficiência renal crônica evolui, exigindo o tratamento de diálise.
É de ressaltar que a terapia com antibióticos resolve os episódios agudos mas não impede a sua recorrência. Fonte: portaldadialise.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster