Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

Qual é o Arroz Mais Benéfico à Saúde - Parboilizado Ou Branco?

"Afinal, quais as principais diferenças nutricionais entre Arroz Branco e Parboilizado?"

O arroz parboilizado é um arroz mais rico em vitaminas e sais minerais, pois passa por um processo de pré-cozimento, o que mantém as propriedades nutritivas do arroz. É ideal para ser preparado junto com outros alimentos, como carreteiro e galinhada.

Parboilizacao é o processo de pré-cozimento do grão, chamado de Tratamento Hidrotérmico. No arroz, em estado natural, as vitaminas e sais minerais estao localizados na película e no germe do grão. Com o pré-cozimento do processo de parboilização, estes elementos concentram-se no interior do grão. Os nutrientes ficam assim preservados, até as etapas finais de industrialização.

A origem do termo é derivada da expressão em inglês que significa cozimento parcial pelo qual o arroz é submetido antes do descascamento e polimento. O processo de parboilização baseia-se no Tratamento Hidrotérmico (pré-cozimento) a que é submetido o arroz em casca. E o interessante é que o processo de parboilização não utiliza agentes químicos, realizando-se somente através da ação da água e do calor.

O arroz parboilizado possui diversas vantagens: fica sempre soltinho quando cozido, rende mais na panela, requer menos óleo no cozimento, mantém suas propriedades nutritivas podendo ser reaquecido diversas vezes e conserva-se por mais tempo.

O arroz parboilizado não precisa ser lavado, nem levar óleo para o cozimento devido ao processo de parboilizacao. Se caso o arroz empapar, é só verificar a quantidade de água utilizada e o tempo de cozimento. Uma dica: utilize a panela semi-tampada para nao conservar o vapor e deixar o grão soltinho. Às vezes o arroz de uma safra nova pode requerer maior quantidade de água.

No arroz branco a casca, a película e o germe são eliminados no descascamento e polimento, sobrando apenas o endosperma (amido). Possui coloração esbranquiçada. Na culinária é utilizado como guarnição dos alimentos, não se misturando. É mais tradicional, sendo o mais utilizado pelos chefs de cozinha mundo afora. Precisa ser lavado antes do cozimento e usar óleo. Já o processo do arroz parboilizado mantem as propriedades nutritivas do grão (amido, vitaminas e sais minerais).

O melhor mesmo é o arroz integral, mas o parboilizado pode ser consumido quando não puder ser o integral, já que é melhor que o branco. Fonte: camaquadistribuidora.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster