Full width home advertisement

Saúde

Biologia

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

8 Formas Simples de Aprender Como Um Gênio

Muitos acreditam que o ato de pensar e fazer escolhas embasadas nisso sejam exclusividades do ser humano. 

Mas, independente do seu ponto de vista em relação a isso, é impossível negar que, em um estado natural, estamos constantemente usando as mais diversas funções do nosso cérebro. Seja ele consciente ou inconscientemente, o nosso corpo simplesmente não para de trabalhar, mesmo quando estamos dormindo. Durante esse período nosso cérebro exerce funções independentes para nos manter vivos e respirando, por exemplo.

Todas essas características nos mostram o quão complexo nosso cérebro pode ser. E, mesmo que muitos acreditem que ser inteligente ou não seja uma questão de nascer ou não dessa forma, não é bem assim que as coisas funcionam. É claro que existem questões genéticas que podem contribuir ou prejudicar o seu aprendizado, porém, com esforço e algumas mudanças em seu comportamento, você pode mudar esse quadro.

Para poder alterar essas características e fazer com que você aprenda mais rápido que o de costume, aumentando o seu desempenho cognitivo, basta seguir algumas dicas importantes. Isso vai mudar, e muito, a forma como você aprende e desenvolve atividades.

1 - Receba luz solar

O sol é essencial para a vida no planeta, caso ele venha a deixar de existir em algum momento nós também deixaremos, junto a ele. Sua importância é tanta que pode até mesmo ajudar em nosso desenvolvimento cerebral. O sol é responsável por nos proporcionar vitamina D de forma natural. E, de acordo com pesquisadores, esse componente tem se mostrado muito importante na hora de manter as atividades cerebrais e impedir o seu envelhecimento desregulado.

As pessoas tem ficado cada vez mais em casa, o que acaba influenciando negativamente nesse ponto. Saia mais de casa, pegue um pouco de luz solar, isso pode te ajudar e muito.

2 - Tire uma pausa

Muitos tendem a acreditar que, para se ter um alto desempenho em algo, é preciso se focar de forma excessiva nessa tarefa até que você consiga concluí-la. Mas isso pode ser, na verdade, muito prejudicial. Mesmo que você queira se empenhar muito em algo, e terminar a atividade de forma rápida, é preciso tirar um tempo para que seu cérebro possa descansar. Tire alguns minutos para pensar em outras coisas, refresque um pouco a sua mente e depois volte para a sua atividade.

Além disso, pesquisadores afirmam que a tentativa frequente de ser "multitarefa" é prejudicial para o cérebro e faz com que sejas mais difícil processar cada uma das atividades.

3 - Dance

Ser muito exigente com si mesmo e focar apenas em seus trabalhos não é realmente bom para o cérebro. Como dito anteriormente, é preciso reservar algum tempo para si mesmo e para o seu lazer. Atividades como a dança, por exemplo, podem reduzir os riscos de demência. Aprender novos padrões, como os paços de dança, e manter o seu cérebro e corpo ativos com atividades prazerosas podem ajudar no desenvolvimento do seu cérebro.

4 - Exercite-se

Muitas vezes, aqueles que se empenham muito nos exercícios físicos acabam sendo relacionados apenas com essas atividades, fazendo com que muitos acreditem que eles não são inteligentes. Apesar disso, estudos mostram que as atividades físicas aumentam o desenvolvimento cognitivo. Fazendo com que seus cérebro seja mais capacitado na hora de realizar tarefas cognitivas. Isso pode melhorar em até 10% as suas funções cerebrais, de acordo com estudos na área. Não estamos falando, no entanto, de atividades forçadas e exageradas.

5 - Beba vinho

Não estamos falando para você se embebedar, é claro. Mas, uma pesquisa feita por cientistas noruegueses mostrou que beber vinho frequentemente resulta em uma melhora no seu desempenho cognitivo. Para que isso aconteça, o seu uso precisa ser moderado e, de alguma forma, ele se mostrou maias efetivo em mulheres. Os cientistas que participaram do estudo acreditam que isso se deva pelos antioxidantes presentes no vinho que acabam impulsionando a cognição do seu cérebro.

6 - Consuma café

Apesar de muitos estudos mostrarem que o seu uso exagerado faz mal para o seu corpo a longo prazo, uma pesquisa um pouco diferente trouxe outros resultados. Além da função de te manter acordado a curto prazo, o consumo de café também fará com que a sua concentração em uma determinada tarefa aumente. Além disso, os seus efeitos também melhoram temporariamente as atividades cerebrais voltadas para o seu desenvolvimento, como o raciocínio e as respostas automáticas. Apesar de seu resultado não ser efetivo e permanente a longo prazo, como os demais, ele é quase como uma solução rápida para problemas relacionados ao seu desenvolvimento cerebral e pode ajudar em atividades cansativas e tediosas.

7 - Exercite o seu cérebro

Existem muitos jogos por aí com a função de exercitar o seu cérebro e, apesar de muitos acabarem desacreditando de suas funções, eles são uma ótima atividade. É bom manter o seu cérebro sempre ativo e esses jogos são uma grande oportunidade para isso. Tais como Sudoku, Tetris, quebra-cabeças e outros jogos de raciocínio lógico. De acordo com um estudo, eles podem diminuir os riscos de Alzheimer já que evitam o acumulo de beta-amilóide no cérebro.

8 - Durma a quantidade de horas adequadas

A indicação mais conhecida e aceita para as suas noites de sono afirma que devemos dormir 8 horas por noite. Com a correria, a maioria acaba não obedecendo essa indicação mas, o que você pode não saber é que cumpri-la fará com que você tenha uma melhora em seu estado mental. Além de fazer com que seu corpo se sinta mais disposto fisicamente, respeitar essa quantidade de sono faz com que a sua atenção seja aumentada de forma considerável e ajuda no seu desenvolvimento cognitivo.

Um estudo feito para chegar a esse resultado separou os voluntários em 3 grupos. Parte deles dormiram por 4 horas, outro deles 6 horas e o ultimo o total indicado de 8 horas de sono. Ao final do teste, que durou 14 dias, aqueles que dormiram a quantidade de horas indicadas demonstrou mais atenção e desenvolvimento cerebral.

Algumas pequenas mudanças podem alterar completamente a sua forma de aprendizado. Segui-las cotidianamente representará uma grande mudança em seu estado mental e, em algum tempo, te fará aprender de forma muito mais rápida e fácil. O que achou dessas informações? Já tem o costume de fazer pelo menos alguma delas?
Fontes: universia.com.br / http://comappx.info / http://listverse.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster