Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

Atitudes Para Manter o Coração Em Forma

"Segundo dados do IBGE, ocorrem no Brasil mais de 300 mil mortes por ano, devido a doenças cardiovasculares"

Medidas que só dependem de você, podem mantê-lo (a) longe deste risco, tais como prática regular de atividade física, alimentação saudável e medidas de prevenção como um checkup anual.

Além dos problemas cardíacos, várias outras doenças são evitadas com a adoção de hábitos saudáveis, como a hipertensão arterial, diabetes, acidente vascular cerebral, vários tipos de câncer, insuficiência renal etc.

Levantamentos recentes indicam que a maioria dos ataques cardíacos esta relacionada com fatores, passíveis de prevenção e de tratamento:
 
  1. Hipertensão;
  2. Fumo;
  3. Obesidade;
  4. Colesterol elevado;
  5. Diabetes;
  6. Estresse;
  7. Alimentação pouco saudável;
  8. Sedentarismo e
  9. Consumo de bebidas alcoólicas.

 

Novas atitudes

 

Vale salientar que novas atitudes são necessárias para proteger o seu coração. A primeira delas é ficar longe dos fatores de risco.
 
São importantes consultas periódicas com um médico cardiologista, clínico geral ou geriatra para avaliar a saúde do coração. Geralmente esses especialistas farão um exame clínico e solicitarão exames complementares. As pessoas com hábitos saudáveis certamente terão estes exames na faixa da normalidade e aquelas que fumam, não praticam exercícios físicos, passam o tempo todo com estresse ou que não cuidam da alimentação, tem grande chance de apresentarem exames alterados.
 
Mas nem tudo está perdido. Uma dieta adequada e a prática diária de 30 a 60 minutos de exercícios, já auxiliam na prevenção e na diminuição do diabetes, das taxas do colesterol e, menor risco de doenças cardíacas.
 

O coração das mulheres

 
Hoje em dia as mulheres adquiriram os maus hábitos dos homens, e assim o ataque cardíaco que era muito mais frequente entre os homens, passou a ser um problema também comum no sexo feminino. Hoje as mulheres fumam, bebem e se estressam tanto quanto os homens.
 
 

Tratamento atual, a angioplastia

 

Nos últimos anos, seguramente as doenças do coração foram as que tiveram maior avanço quanto ao tratamento. Poucos doentes cardíacos necessitam da cirurgia convencional de revascularização do miocárdio. O tórax é aberto para a colocação das pontes de safena ou mamária.

Atualmente cada vez mais é realizada a angioplastia feita com a ajuda de um cateterismo. Na angioplastia o fluxo sanguíneo é restabelecido com a desobstrução do vaso e a colocação de um stent, espécie de mola que impede a formação de placas.
 

Atenção: sinais de alerta

 

Alguns sinais podem indicar que um problema cardíaco está ocorrendo ou está prestes a se instalar. Isso auxilia no pronto atendimento do paciente aumentando as chances de sucesso. Sinais e sintomas que indicam possível problema cardíaco:
 
  • Dor no peito, intermitente e que pode irradiar para as costas, pescoço, ombros e braços;
  • Sensação de aperto e de peso no peito;
  • Sudorese intensa, aumento da frequência cardíaca, cansaço, tonturas, náuseas e vômitos;
  • Cor azulada dos lábios mãos e pés.
 
Nesta situação, é importante procurar um serviço médico de emergência. Fonte: debemcomavida.mdsinsure.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster