Você sabe o que é o envelhecimento precoce? Como evitá-lo? 

O envelhecimento precoce da pele é o resultado do aumento da oxidação das células, que diminui a produção de colágeno, das fibras elásticas e da renovação celular. O fenômeno favorece o aparecimento precoce de rugas e linhas de expressão, responsável por deixar a aparência incompatível com a idade cronológica, fazendo com que a pessoa pareça mais velha do que realmente é. 

A herança genética é importante para determinar o quão cedo envelhecemos. No entanto, há fatores, como a exposição em excesso ao sol e os radicais livres, que interferem diretamente na aparência da pele ao gerar manchas e rugas. O consumo de álcool e cigarro, a poluição ambiental, o estresse, o sedentarismo e a má alimentação também podem ser citados como determinantes para o envelhecimento da pele. 

Para evitar esse fenômeno, mantenha uma alimentação rica em verduras, fibras, frutas e busque sempre pouco carboidrato, que sobrecarrega o corpo. Lembre-se sempre do protetor solar e, no rosto, siga os três passos essenciais da rotina de beleza: limpar, tonificar e hidratar. Pratique exercícios físicos, descanse, evite estresse e ansiedade, já que a saúde mental tem impacto na aparência.

O protetor solar é o seu melhor amigo

O protetor solar é o melhor amigo da sua pele na luta contra a envelhecimento precoce. 

Atualmente, existem no mercado produtos que reúnem em um rótulo tudo o que sua pele precisa. Hidratação, proteção do DNA celular e poder antioxidante são essenciais para a saúde da pele e podem ser encontrados nos protetores solares.

É essencial utilizá-lo mesmo em dias nublados, chuvosos e até em locais fechados, já que estamos constantemente expostos à radiação. Outro fator para ficar atento é a luz visível e, para bloquear esse tipo luz, o protetor solar com cor é o mais indicado. 

Especialistas afirmam que bebês acima de 6 meses já podem começar a utilizar filtro solar. Nesses casos há produtos feitos especificamente para crianças (filtros físicos) que são prescritos por dermatologistas. 

Quanto mais cedo começar a se proteger, melhor para a pele, que estará sempre saudável e preparada. O ideal é aplicar o filtro solar 20 minutos antes de se expor ao sol e reaplicar a cada duas horas, recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Antioxidantes protegem a pele

Os antioxidantes são indispensáveis no tratamento de envelhecimento da pele. Ele minimiza rugas, linhas de expressão e flacidez, além de proteger contra os agentes externos (poluição e radiação) e aumentar a defesa do organismo contra os radicais livres, evitando danos na pele. Além disso, os antioxidantes, se utilizados em conjunto com o filtro solar, potencializam a proteção, diminuindo o impacto da radiação na pele.

Outro ponto positivo dos antioxidantes é que eles ajudam a reparar o colágeno, estimulando a produção de novas fibras e reduzindo a flacidez facial. Por isso, eles seriam ótimos aliados à preservação da área ao redor dos olhos. Ela é a primeira região a apresentar sinais de envelhecimento da pele, você sabia? A explicação está no fato de que os músculos do local fazem movimentos constantes que favorecem o envelhecimento precoce. 

Para esse local, que possui a espessura mais fina, é essencial utilizar um produto específico, com ativos que melhoram a parte vascular e reduzem os pigmentos da região, firmando, clareando e combatendo a oxidação celular.   

Mais dicas