Full width home advertisement

Saúde

Biologia

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Artrite Psoriásica - Lesões articulares e epiteliais

"A artrite psoriásica – também chamada psoríase atropática – é um tipo de psoríase na qual as articulações também são afetadas pela inflamação, além da pele"

Até 30% dos pacientes com psoríase manifestam também os sintomas da artrite, mas a gravidade das lesões na pele e sintomas nas articulações nem sempre ocorrem ao mesmo tempo e/ou com a mesma intensidade.

A psoríase é uma doença inflamatória da pele que causa lesões avermelhadas espessas, coceira, dor e descamação. Os impactos da psoríase vão muito além da pele, pois a doença afeta de forma profunda a qualidade de vida dos pacientes.

Já a artrite é uma inflamação dolorosa e potencialmente debilitante nas articulações do corpo (popularmente chamadas de juntas). Se não diagnosticada e tratada de forma correta, a artrite pode levar à deformidade permanente dos ossos e gerar limitações de mobilidade irreversíveis. Por isso, o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais.

Ainda não há um padrão estabelecido quanto à hereditariedade da artrite psoriásica, mas já se sabe que cerca de 40% das pessoas afetadas possuem ao menos um familiar próximo com psoríase ou artrite psoriásica. A doença, que atinge igualmente homens e mulheres, é mais comum entre os 30 e 50 anos de idade, mas pode manifestar-se até mesmo na infância.

Quem chega primeiro, a psoríase ou a artrite?
 
Na grande maioria dos casos (cerca de 85%), os pacientes com atrite psoriásica manifestam primeiro as lesões avermelhadas da psoríase na pele e depois diagnosticam a inflamação nas articulações. Entretanto, é possível que o contrário também ocorra, ou seja, as articulações sejam afetadas antes da pele.

Há casos em que a artrite psoriásica ocorre em pessoas que não manifestam os sintomas da psoríase na pele – ao menos não de forma visível. Essa manifestação é menos comum. 
     O que revela o nome “artrite psoriásica”?
  Artro = junta, junção
 Ite = inflamação
  Psora = coceira


As articulações, ou “juntas” do corpo 

As articulações são conhecidas popularmente como “juntas”, e de fato são responsáveis pela junção dos diferentes ossos. É graças às articulações que corpo tem mobilidade.

A artrite psoriásica pode afetar poucas articulações do corpo, neste caso é chamada de oligoartrite, ou muitas articulações, quando recebe o nome de polioartrite. Entre as articulações afetadas pela artrite psoriásica, podem estar as articulações das pontas dos dedos, da medula espinhal, sacroilíacas (parte baixa da coluna vertebral) e da mandíbula, entre outras.


A pele

A pele é o maior e mais exposto órgão do corpo humano. Justamente por isso, ela está sujeita a muitas lesões do ambiente exterior, como cortes, queimaduras, arranhões etc.

Mas as lesões de pele também podem acontecer de dentro para fora. Na psoríase e na artrite psoriásica, por exemplo, a inflamação começa nas camadas internas da pele até que as lesões se manifestam externamente.

As doenças e complicações associadas à pele geralmente têm consequências mais amplas na saúde e qualidade de vida das pessoas afetadas. O impacto pode ser abrangente, atingindo a vida social, os relacionamentos e a empregabilidade dos pacientes.
Fonte: saude.novartis.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster