Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

ciências

A Importância De Fazer Fonoaudiologia

"De maneira geral, a fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana e todas as dificuldades que podem prejudicá-la"

Em pleno desenvolvimento, ampliou-se e tem-se proposto a atuar em outras áreas que também envolvem e influenciam a qualidade de vida das pessoas, como o equilíbrio, o sono, a deglutição e até mesmo a estética.

Então, em quais áreas o fonoaudiólogo atua?



De acordo com o Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRFa – 2a região – São Paulo), a Fonoaudiologia é dividida em 11 áreas:

Audição e Equilíbrio

 



O fonoaudiólogo é um dos responsáveis pela avaliação de quanto a pessoa escuta e da necessidade de colocar aparelhos auditivos e implantes, entre outros, e também no tratamento de dificuldades relacionadas.


Linguagem



Relaciona-se à avaliação e ao tratamento de tudo o que envolve o ato de falar, entender o que é dito, e todo o processo de ler e escrever, desde o seu desenvolvimento na infância até o envelhecimento.


Motricidade Orofacial




Envolve a avaliação e o tratamento das funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala.



Voz


O fonoaudiólogo trabalha principalmente com pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho – professores, executivos, atores, locutores, cantores, entre outros -, e também atua com pessoas que tenham queixas vocais pontuais e nas diversas doenças que envolvem o uso da voz.

Disfagia

 




Relaciona-se à avaliação e ao tratamento dos aspectos que envolvem a deglutição, desde o nascimento até o envelhecimento.




Fonoaudiologia Educacional



Nesta área o profissional aprofunda seus conhecimentos dos aspectos fonoaudiológicos que estão relacionados à educação, otimizando o processo de ensino e aprendizagem.


Gerontologia

 



Envolve a promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de todos os distúrbios fonoaudiológicos relacionados aos idosos.



Fonoaudiologia Neurofuncional



 É o especialista que trabalha com pessoas que apresentam alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas fonoaudiológicas resultantes de danos ao sistema nervoso.


Fonoaudiologia do Trabalho

 



A principal meta nesta área é possibilitar a permanência no trabalho sem restrição excessiva da atividade profissional, com conforto e sem riscos. Destaca-se o envolvimento das áreas de Audiologia e Voz.



Neuropsicologia



Esta especialidade visa a prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição, relacionando-a com o funcionamento cerebral.


Saúde Coletiva

 



Envolve a atuação do fonoaudiólogo no planejamento e na gestão, com foco principal nas políticas públicas de saúde.

A partir desta Introdução, observa-se que a Fonoaudiologia é uma ciência complexa envolvida principalmente na qualidade de vida das pessoas. Fonte: ativosaude.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster