"De maneira geral, a fonoaudiologia é a ciência que estuda a
comunicação humana e todas as dificuldades que podem prejudicá-la"
Em
pleno desenvolvimento, ampliou-se e tem-se proposto a atuar em outras
áreas que também envolvem e influenciam a qualidade de vida das pessoas,
como o equilíbrio, o sono, a deglutição e até mesmo a estética.
Então, em quais áreas o fonoaudiólogo atua?
De acordo com o Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRFa – 2a região – São Paulo), a Fonoaudiologia é dividida em 11 áreas:
Audição e Equilíbrio
O fonoaudiólogo é um dos responsáveis pela avaliação de quanto a pessoa escuta e da necessidade de colocar aparelhos auditivos e implantes, entre outros, e também no tratamento de dificuldades relacionadas.
Linguagem
Relaciona-se à avaliação e ao tratamento de tudo o que envolve o ato de falar, entender o que é dito, e todo o processo de ler e escrever, desde o seu desenvolvimento na infância até o envelhecimento.
Motricidade Orofacial
Envolve a avaliação e o tratamento das funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala.
Voz
O fonoaudiólogo trabalha principalmente com pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho – professores, executivos, atores, locutores, cantores, entre outros -, e também atua com pessoas que tenham queixas vocais pontuais e nas diversas doenças que envolvem o uso da voz.
Disfagia
Relaciona-se à avaliação e ao tratamento dos aspectos que envolvem a deglutição, desde o nascimento até o envelhecimento.
Nesta área o profissional aprofunda seus conhecimentos dos aspectos fonoaudiológicos que estão relacionados à educação, otimizando o processo de ensino e aprendizagem.
Gerontologia
Envolve a promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de todos os distúrbios fonoaudiológicos relacionados aos idosos.
Fonoaudiologia Neurofuncional
É o especialista que trabalha com pessoas que apresentam alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas fonoaudiológicas resultantes de danos ao sistema nervoso.
Fonoaudiologia do Trabalho
A principal meta nesta área é possibilitar a permanência no trabalho sem restrição excessiva da atividade profissional, com conforto e sem riscos. Destaca-se o envolvimento das áreas de Audiologia e Voz.
Neuropsicologia
Esta especialidade visa a prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição, relacionando-a com o funcionamento cerebral.
Saúde Coletiva
Envolve a atuação do fonoaudiólogo no planejamento e na gestão, com foco principal nas políticas públicas de saúde.
A partir desta Introdução, observa-se que a Fonoaudiologia é uma
ciência complexa envolvida principalmente na qualidade de vida das
pessoas. Fonte: ativosaude.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário