Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

10 Sinais De Que Você Não Está Bebendo Água Suficiente

"Não beber água é o mesmo que não fornecer óleo as engrenagens de uma máquina. Com o tempo as peças serão danificadas"

A H2O é essencial para manter as funções básicas como eliminar toxinas, regular a temperatura e facilitar a digestão de alimentos.

No nosso organismo a falta de água é chamada de desidratação, que muitas vezes é despercebida pela a maioria das pessoas. Mas isso logo causa sintomas como infecções, problemas digestivos, boca seca e outros.

O que acontece muitas vezes é a substituição da água por chás, sucos ou café, porém isso é um erro grave.

Veja a seguir 10 sintomas da falta de água no organismo

1) Boca seca

 

Uma sensação irritante para muitos, porém alarmante é a boca seca. A água é responsável por hidratar todos os membros do corpo, inclusive salivar faz parte desse processo. A saliva garante a saúde da nossa boca, deixando-a sempre úmida.

Não beber água, significa que as membranas mucosas da boca e garganta não serão lubrificadas o que provocará a sensação de boca seca. Fique atento quanto ao uso de medicamentos já que esses também provocam esta sensação como efeito colateral.
Uma boa dica é ter ao seu lado uma garrafa com água. Isso irá lembrá-lo de tomar água.

2) Cansaço e Irritação

 

A falta de H2O pode provocar sintomas que pioram a qualidade de vida e afetam a saúde emocional. Talvez aquele cansaço e irritação sentidos há algum tempo estejam sendo provocados pela desidratação.

A explicação está no fato do corpo usar a água presente no sangue para suprir a falta de água do nosso organismo. Porém, isso pode provocar uma perda significativa de oxigênio e levar a fraqueza, cansaço e irritação. Isso é a forma usada pelo corpo para reservar água.

3- Problemas digestivos

 

É comum ouvir alguém reclamar sobre problemas no estômago e intestino. Na verdade, algumas dessas pessoas geralmente estão sofrendo de desidratação que tem como sintomas os problemas estomacais.

O motivo é que, menos água é igual a menos muco no estômago, deixando que o ácido faça danos nas suas paredes. Isso leva a azia e má digestão. Para quem sofre de constipação, a explicação é a seguinte: para equilibrar a falta de água no nosso organismo, o cólon usa a água que o intestino usaria para fazer a digestão. O resultado é a dificuldade para evacuar e fezes duras.

4- Diminuição da frequência do xixi

 

Quando reduzimos o consumo de água, um dos primeiros órgãos a sentir as consequências são os rins, já que são os responsáveis por eliminar líquidos. Mas não é apenas isso, os rins têm uma função importante em expulsar substâncias potencialmente tóxicas do nosso corpo. De forma que se não houver H2O o suficiente, pode acontecer:
 
  • Diminuição das idas ao banheiro – normalmente um adulto vai de 6 a 8 vezes.
  • Escurecimento da urina – normalmente ela é meio amarelada ou clara.
  • Infecções no sistema urinário
  • Pedra nos rins
 
Ir poucas vezes ao banheiro durante o dia ou ter uma urina escura são sinais claros de desidratação, então fique atento.

5- Pele seca

 

A pele é o maior órgão do corpo humano e, portanto, o que mais contém água, no total são cerca de 75%. Isso quer dizer que se não consumimos a quantidade de água exigida pelo nosso corpo, a pele será prejudica e os sinais serão aparentes.

O primeiro sinal é a aparência seca que a pele ganha, muitas vezes regiões como cotovelo e joelho se tornam ásperos. Logo depois é possível perceber uma diminuição no suor, que também elimina toxinas como sujeiras e a oleosidade. Isso por sua vez provoca uma condição chamada de eczema, uma forma de dermatite.

6 - Olhos Secos
 
Parece até brincadeira, mas não é. Seus olhos também sentem a desidratação. A água é muito importante para lubrificar os olhos. Quando ocorre uma desidratação no organismo nossos olhos podem ficar:
 
  • Secos
  • Podem apresentar ardência e olhos vermelhos
  • Não produz lágrimas
 
Esses problemas são mais agravantes para quem sofre de patologias nos olhos e precisa usar óculos ou lentes de contato.

7- Dor de cabeça

 

Esse tipo de dor é muito comum, principalmente, depois de situações tensas ou ressaca. A intensidade e localização variam de pessoa para pessoa. No nosso dia a dia, o que pode ocorrer são dores leves que causam desconfortos e prejudicam a realização de algumas atividades.
Nesse caso, uma das causas pode ser a desidratação. É isso mesmo! Podemos dizer que a dor de cabeça é a mensagem que nosso corpo transmite como um sinal de alerta, para bebermos mais água.

8- Fome

 

Já percebeu como tem dias, que por mais que coma parece que você está sempre com fome, mesmo depois de ter tido refeições pesadas como o almoço? Em muitas pessoas isso provoca dores.

Pode ser que a sua fome seja sede. A água ajuda na sensação de saciedade por isso é recomendada para quem quer perder peso. Então procure tomar um copo de água toda vez que isso acontecer.

9 - Artrite 

Para quem não conhece, a artrite é a inflamação das articulações. Falando um pouco sobre anatomia, sabemos que as articulações são compostas por cartilagens que são flexíveis e permitem a realização de movimentos. Essa cartilagem é formada por água. De forma que, a falta dela provoca a secura e perda da função. Isso por sua vez causa dores terríveis nos portadores, chamada de artrite.
A melhor forma de prevenção seria beber água na quantidade ideal, todos os dias.

10- Infecção urinária

 

Um dos sintomas mais graves do pouco consumo de líquido é a infecção no trato urinário. Praticamente toda pessoa desidratada tem esse tipo de infecção.
 
O que causa essa patologia são os germes e bactérias que se alojam. Em uma pessoa hidratada eles seriam eliminados na urina. Para quem carece de água as bactérias provocam a infecção.
Beba 2 litros de água todos os dias e evite esse problema.

Outras consequências são:

 

  • Sede – parece óbvio, mas é verdade. Essa sede não passa com apenas um copo de água.
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Morte – ocorre em desidratações severas
 
A desidratação quando ocorre por longos períodos pode se tornar crônica e possuir sintomas mais graves. Veja alguns:
 
  • Alergias
  • Envelhecimento precoce
  • Asma
  • Colite
  • Ansiedade
  • Dores crônicas
  • Colesterol alto
  • Enxaqueca
 
Algo que o leitor deve estar ciente é que esses problemas não podem ser revertidos de um dia para o outro, é preciso longos períodos de hidratação contínua. Então, comece agora a tomar água na quantidade ideal e veja os benefícios surpreendentes. Fonte: biosom.com.br

Para ajudar em sua hidratação, veja a seguir 10 alimentos que tonificam a água de seu corpo:

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster