Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Mastopexia - Tudo Sobre a Cirurgia Do Seio Caído

"Você conhece a Mastopexia? O nome pode até parecer estranho, mas esse procedimento está se tornado um sucesso no universo feminino. Sabe por quê? Com a Mastopexia as suas mamas ganham um novo aspecto, sem aquela aparência caída"

E, tenho certeza, que você já sentiu vontade de ter mamas mais bonitas, né? Você não é a única! Há um aumento constante dos procedimentos listados como: cirurgia de mama. 

Essas intervenções não são procuradas apenas para diminuir ou aumentar o tamanho dos seios. Mas também para melhorar a sua aparência, corrigindo problemas estéticos causados por gravidez, amamentação, envelhecimento, rápido ganho ou perda de peso, mudanças hormonais e até genéticos. Como funciona a Mastopexia? Continue lendo o texto, vamos explicar a seguir.

Por que fazer uma cirurgia de Mastopexia? 


O nosso corpo passa por diversas transformações: de bebê para criança; de menina para mulher. Com o passar dos anos, devido ao envelhecimento natural, as mamas ficam flácidas. Mas existem alguns fatores que antecipam e podem influenciar ainda mais nesse aspecto de seio caído, como:
  • Alterações hormonais
  • Período de gestação
  • Amamentação
  • Menopausa
  • Oscilações no peso

Como você pode perceber, ter mamas caídas é algo muito comum, mas grande parte das mulheres sofrem com essa situação. E, claro, a autoestima é a mais prejudicada. A vergonha das mamas é tanta que, muitas vezes, afeta até na relação amorosa com o marido. Já tivemos pacientes com bloqueios na hora H, tudo isso porque não conseguiam se despir na frente do companheiro.

Em contrapartida, existem aquelas que só têm relação sexual com a região das mamas coberta. Ou que só fazem com as luzes apagadas, pois têm medo da reação negativa do seu parceiro. Com certeza, todas essas situações se tornam um verdadeiro peso. Mas, não tem jeito, nem atividade física consegue resolver o problema. Somente a Mastopexia acaba com o seio caído! 


Os fatores que deixam o seio caído

 

  • Envelhecimento: a pele das mamas, assim como a do rosto, também perde a elasticidade, que é a responsável pela sustentação das mamas.
  • Efeito da gravidade: os ligamentos suspensórios que unem a mama à parede torácica enfraquecem e esticam por conta da gravidade.
  • Gestação: as mamas ficam maiores durante esse período e, consequentemente, a pele estica ainda mais. À medida que as mamas diminuem de tamanho após a gravidez, a pele que estava esticada fica flácida.
  • Efeito sanfona: as variações de peso fazem com que os seios aumentem ou diminuem. E isso causa a flacidez da pele, pois quando a gordura diminui, há muita pele para pouco volume.
  • Alterações hormonais: também podem modificar o aspecto das mamas. Esse fator é capaz de fazer a mama cair ou, em alguns casos, inclinar para baixo.

   

O que é Mastopexia?

 

A cirurgia de Mastopexia, ou lifting de mamas, tem o objetivo de remodelar e levantar os seios. A técnica é aplicada para reverter o caimento natural presente na região, chamada de ptose mamária (termo técnico para seio caído). Além disso, a Mastopexia possibilita reposicionar a auréola da mama e alterar o tamanho do bico, caso ele seja muito grande.

O levantamento dos seios se dá com a retirada da pele. Para isso, o cirurgião plástico faz incisões ao redor da aréola, que podem se estender até o sulco mamário. Fazendo uma comparação da Mastopexia antes e depois, a paciente ganha mamas muito mais bonitas. Pois, a cirurgia consegue devolver a projeção e firmeza a um seio que não era mais robusto.


Quem pode fazer essa plástica nos seios?

 

O lifting de mamas é indicado para mulheres que, geralmente, estão satisfeitas com o tamanho dos seios, mas insatisfeitas com a sua forma. Então, quem procura essa cirurgia, certamente, está incomodada com a flacidez. Que pode ter acontecido em função do envelhecimento, da variação do peso e da amamentação.

Ptose mamária: os 3 graus de flacidez

 

Agora que já sabe o que é ptose mamária, você precisa conhecer os 3 graus de flacidez. Eles são classificados a partir da análise da posição da aréola comparada ao sulco inframamário (dobra que fica logo abaixo da mama).


A flacidez é considerada como:
  • Grau 1 (leve): a aréola se encontra no nível do sulco inframamário.
  • Grau 2 (moderada): o bico do peito se encontra no nível do sulco inframamário.
  • Grau 3 (acentuado): a aréola está abaixo do sulco mamário e do contorno da glândula.
  • Grau 4 (grave): a aréola se encontra bem abaixo do sulco inframamário, ou seja, está localizado na parte inferior do seio.
  • Pseudoptose: não é considerada uma ptose, porque a aréola está acima do nível do sulco inframamário. Porém, a parte inferior do seio desceu e está abaixo do nível da dobra.

A preocupação é tanta, que algumas mulheres fazem o teste do lápis para saber se de fato os seus seios estão caídos. Para isso, basta colocar um lápis abaixo da mama e verificar se ele fica preso. Se ficar, então você tem seio caído.

Entretanto, somente o médico poderá examinar com exatidão e dizer qual é o seu grau de ptose. A partir desta análise fica mais fácil escolher o procedimento adequado. Por isso, recomendamos que você marque uma consulta de avaliação com um médico habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.


Mastopexia com prótese é ideal para recuperar o seio caído?

 

A cirurgia de Mastopexia pode ou não ser associada com a prótese de silicone. Se a paciente tiver interesse em colocar o implante, o médico analisa a possibilidade. Ou seja, se a mama é muito flácida e se há grande quantidade de tecido.

A vantagem de optar por uma Mastopexia com prótese é que o implante dará mais firmeza à mama. Porém, se for colocada uma prótese grande e a pele da paciente não tiver a densidade adequada, os seios podem ceder e a flacidez voltar.


Por isso, os cirurgiões plásticos avaliam bem e, muitas vezes, optam por um pequeno implante colocado atrás do tecido mamário. Portanto, escute bem as recomendações do seu médico, pois ele com certeza quer que você tenha melhor resultado.


Mas essa associação da cirurgia de Mastopexia com silicone traz resultados incríveis. Pois, além de aumentar os seios, também melhora o aspecto do busto e dá firmeza.


Mastopexia para corrigir os pequenos detalhes

 

Existem detalhes que também causam grande desconforto para as mulheres, como as aréolas e mamilos. Só para não gerar confusão, a aréola é aquela parte circular com uma cor diferente do resto da mama. Já o mamilo é o bico que fica no centro da aréola.

Não há um padrão para ambos, seu tamanho, forma e cor variam conforme cada paciente. Entretanto, muitas mulheres se incomodam com a aparência deles. Já falamos aqui que a Mastopexia é o procedimento ideal para quem tem seio caído. Mas será mesmo que essa cirurgia consegue reduzir o tamanho das aréolas e dos mamilos?


Sim! Com a cirurgia plástica é possível modificar a aparência dessas partes do seio. Por isso, se você já vai fazer uma Mastopexia, aproveite e informe para o seu médico se há outras questões te incomodando. 

Cirurgia do bico da mama (Mamiloplastia)

 

Algumas mulheres ficam constrangidas por terem os mamilos compridos demais, por isso desejam alterar o seu tamanho. A redução dos mamilos pode ser feita durante a cirurgia de Mastopexia. Porém, o médico analisa junto com a paciente a real necessidade dessa intervenção. Já que a Mamiloplastia pode alterar a funcionalidade e também a sensibilidade do bico do seio. Então, se for somente por uma questão estética, talvez esse procedimento não seja o ideal.

Outra possibilidade da cirurgia do bico da mama se aplica aos casos de mamilo invertido. No qual o cirurgião plástico vai projetá-lo, deixando-o em evidência. 
 

Reduzir a aréola mamária grande

 

Para reduzir a aréola mamária o médico leva em consideração o desejo da paciente. A opção mais comum é fazer incisões na borda da aréola ou na base do mamilo. Desse jeito a paciente alcança a tão sonhada aréola pequena. 

Assimetrias mamárias

 

A cirurgia de mama também permite corrigir a assimetria entre os seios: diferença de tamanhos ou formatos. O objetivo é deixar as mamas com a menor diferença possível entre as medidas.

Como é feita a cirurgia de Mastopexia?

 

Após escolher a clínica de cirurgia plástica, marque sua consulta com o cirurgião de sua preferência. Ele vai solicitar alguns exames para se certificar que suas condições clínicas permitem uma intervenção cirúrgica. Você terá todas as orientações do pré-operatório escritas, assim tudo fique mais fácil. Ainda nessa fase, a recomendação é que você passe em uma consulta com o anestesista para esclarecer suas dúvidas.

As cirurgias de mama devem ser realizadas apenas em hospitais devidamente equipados para procedimentos estéticos. A duração da intervenção cirúrgica varia de acordo com a quantidade de pele flácida a ser removida ou com a necessidade de procedimentos adicionais, como a inclusão de prótese de silicone. Na maioria dos casos dura entre 3 e 4 horas.


Em relação à anestesia, os médicos especialistas exigem que seja aplicada a anestesia peridural com sedação. Pois, esse tipo de anestesia oferece mais benefícios à paciente, já que permite uma recuperação mais tranquila e ainda contribui para a prevenção de tromboses. Por outro lado, exige um anestesista mais experiente.


Como se preparar para a cirurgia Mastopexia

 

  • Evite fumar, no mínimo, 2 semanas antes da cirurgia.
  • Não ingira bebidas alcoólicas 3 dias antes da cirurgia.
  • Interrompa o uso de anti-inflamatórios e AAS, 10 dias antes, e aceleradores de metabolismo, de 2 a 3 semanas.
  • Esteja de jejum absoluto de 8 horas para a intervenção cirúrgica.
  • Não use anéis, brincos, pulseiras e objetos de valor no grande dia.
  • Escolha uma muda de roupas fácil de vestir para o hospital.
  • Não se esqueça de levar todos os resultados dos exames.
 

O passo a passo da Mastopexia sem prótese

 

  • Antes de iniciar o procedimento, o cirurgião limpa a área que será operada e desenha as linhas de incisão.
  • Em seguida, o médico faz um corte em volta da aréola, que em muitas vezes, se estende verticalmente. Outra incisão é feita no sulco inframamário, formando um “T invertido”.
  • O passo mais importante é reposicionar a aréola. A sua posição original é, mais ou menos, na direção do meio do braço. Mas o médico tem uma técnica específica de avaliar qual é o local correto para a aréola de cada paciente.
  • Tendo a aréola como referência, o cirurgião plástico consegue definir qual é a quantidade de pele que deve ser retirada.
  • Então, as incisões são suturadas e aplicam-se os curativos e as bandagens.

 

Cicatriz Mastopexia T Invertida

 

As cicatrizes podem ser em forma de T invertido, que é a mais comum, L invertido, cicatriz vertical ou, simplesmente, ao redor das aréolas. O que define o uso de qualquer uma delas será a quantidade de pele e o grau da queda da aréola.


Conheça melhor cada uma das cicatrizes:
  • Mastopexia Periareolar (ao redor da aréola):essa técnica é a menos invasiva, pois envolve somente a incisão na aréola. Mas, é indicada somente para quem tem mamas pequenas e necessitam retirar pouca quantidade de pele.
  • Vertical: a técnica vertical envolve uma incisão que se estende no contorno da aréola. Esse tipo é indicado para mulheres com flacidez de pele leve ou moderada.
  • Cicatriz Mastopexia T invertida:envolve uma incisão maior, que vai da aréola até o sulco inframamário. Outro corte é feito lateralmente na porção inferior da mama. Essa técnica proporciona um maior grau de elevação, por isso é indicada para quem apresenta flacidez acentuada.

A qualidade da cicatriz independe do tipo de incisão, na verdade, o que interfere é a genética de cada paciente. Isto porque, se o organismo tiver predisposição, a cicatriz pode se tornar hipertrófica ou queloidiana.

Vale ressaltar que, a paciente ganha uma mama levantada, só que em troca tem uma cicatriz. As cicatrizes são marcas permanentes, mas após 12 meses, dependendo da genética, elas tendem a ficar quase imperceptíveis.


Mastopexia: pós-operatório e seus principais cuidados

 

Essa fase é extremamente importante e impacta diretamente no resultado. Por isso, sempre ressaltamos que a responsabilidade da paciente é alta. Dependendo da clínica que você escolher, ela oferece total assistência durante esse período. A paciente faz acompanhamentos com o médico e também com a equipe de enfermagem.

No geral, tanto a recuperação da Mastopexia com prótese quanto da sem prótese, é rápida e tranquila. Mas existem alguns cuidados que a paciente deve seguir para garantir um bom pós-operatório. Separamos aqui os principais cuidados para você seguir no pós-operatório de Mastopexia. Veja só:


  • Cuidado ao movimentar o braço: não levante esses membros acima do nível dos ombros, por 2 semanas.
  • Evite esforços bruscos: como caminhadas longas ou subir escadas, principalmente, nos primeiros dias após a cirurgia.
  • Não fume durante a recuperação: o tabagismo deve ser evitado, por pelo menos 1 mês, pois prejudica a cicatrização.
  • Cuidado na hora de dormir: nos primeiros 30 dias, evite deitar de barriga para baixo ou de lado.
  • Fuja do sol: evite exposição solar nos 3 primeiros meses após a cirurgia. A sua cicatrização vai agradecer!
  • Use o Sutiã cirúrgico: durante 24 horas por 30 dias. O seu objetivo é diminuir o inchaço, sustentar e modelar as mamas.

 

Cuidado com os riscos da Mastopexia

 

Infelizmente, existem profissionais desqualificados e sem experiência, que realizam a cirurgia de Mastopexia. Por isso, fique atenta!
  • O cirurgião plástico precisa ter: residência em cirurgia plástica, experiência comprovada e indicações de pacientes.
  • Escolha uma clínica que ofereça consulta com o anestesista dias antes da cirurgia. Lembre-se: ele é o responsável pela sua segurança durante o procedimento.
  • Prefira uma clínica de cirurgia plástica que tenha um alto número de procedimentos realizados. A experiência é a chave do sucesso!
  • Conheça pessoalmente o local que a sua intervenção cirúrgica será realizada. O ideal é um hospital com foco nesse tipo de procedimento.

Todos esses pontos listados fazem a diferença para quem vai corrigir a flacidez nas mamas. E, se qualquer um desses não for seguido, há grandes chances de surgirem os riscos da Mastopexia. 

Mastopexia: preço acessível para realizar o seu sonho

 

Quando pensamos em cirurgia plástica já queremos saber quanto custa uma Mastopexia. Mas lembre-se, o fundamental é escolher um lugar que ofereça segurança e qualidade a um preço acessível. Você não precisa pagar preços altíssimos para realizar o seu sonho.

Toda mulher merece se sentir linda. Por isso, oferecemos cirurgia plástica com padrão internacional, por um preço acessível.

O valor exato da Mastopexia só pode ser informado depois da avaliação presencial com o cirurgião plástico. Isto porque existem fatores que podem influenciar, como a quantidade de pele, o grau de flacidez e a associação com outros procedimentos. Por exemplo, Abdominoplastia com Mastopexia com prótese. Fonte: plasticadosonho.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster