Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

psicologia

Tocofobia - Uma Fobia Irracional Da Gravidez e Do Parto


"Trata-se de um medo irracional da gravidez e do parto presente em muitas mulheres e também em alguns homens"

A sua origem pode estar em uma experiência traumática vivida ou em uma história contada por outra pessoa.

A gravidez e o parto são eventos muito importantes na vida de uma mulher. Embora muitas mulheres o vivam como um momento de alegria e celebração, para muitas outras esta é uma fonte de ansiedade – pode até ser uma mistura de sentimentos. Esconde um verdadeiro “medo irracional”, não apenas de dar à luz, mas também do fato de engravidar. Isso é conhecido como tocofobia.

Esse medo patológico condiciona muitas mulheres que evitam engravidar por causa do terror causado pela ideia de enfrentar uma gravidez e, acima de tudo, o parto. Não tem nada a ver com não querer ser mãe.

A maioria das mulheres que sofrem dessa fobia querem ser mães, embora desejem uma cesariana desde o início para evitar o parto vaginal.

Os sintomas da tocofobia

Na verdade, a tocofobia é um distúrbio de ansiedade e condiciona negativamente o paciente. Sintomas como distúrbios do sono, ataques de pânico, comportamentos de evitação, ansiedade e depressão são os mais comuns nessa fobia.

O medo do parto (tocofobia) pode ter efeitos negativos além do próprio parto. Assim, ao solicitar uma cesariana eletiva, também aumenta a probabilidade de o parto se tornar uma experiência traumática, bem como o surgimento de problemas no vínculo entre mãe e filho.

Dois tipos diferentes de tocofobia

Dentro deste transtorno de ansiedade, encontramos dois tipos diferentes. O primeiro, a tocofobia primária, ocorre em mulheres que enfrentam o seu primeiro parto. Nestes casos, o medo pode aparecer antes ou depois da gravidez.

É um medo com recorrência especial em mulheres, adolescentes ou meninas que foram agredidas sexualmente. Nesse sentido, elas podem desencadear sintomas durante os exames médicos da gravidez através da geração de flashbacks do trauma original.

A tocofobia secundária ocorre em mulheres que já foram mães ou sofreram uma gravidez anteriormente sem desenvolver os sintomas. Pode se originar após um parto anterior traumático, tratamentos de fertilidade que não foram concretizados, abortos espontâneos, morte fetal, etc.

As causas

Várias explicações foram sugeridas para a tocofobia. Uma delas é o testemunho transmitido: a narração de experiências de parto muito dolorosas. A existência prévia de distúrbios como ansiedade ou depressão também tem sido associada a causas prováveis.

Em geral, em todos os casos, existe um medo irracional do manuseio inadequado da dor, a perda de controle, falta de confiança na equipe médica ou medo exacerbado pela própria vida ou pela vida do bebê.

Em suma, é um distúrbio associado à incerteza que geralmente é agravado pela falta de apoio social. Ocorre em muitas mulheres que enfrentam a gravidez e o parto sozinhas. Acredita-se que exista uma porcentagem entre 2 e 15% das mulheres que sofrem de tocofobia.

O curioso é que essa fobia não é exclusiva das mulheres. Muitos homens também sofrem de tocofobia. Eles sentem uma inquietação severa diante da incerteza do processo de gravidez e do parto de suas parceiras.

Esses homens temem o momento do parto e o que pode acontecer com a parceira e o futuro filho.

Intervenção terapêutica

A psicoterapia e a terapia cognitivo-comportamental (TCC) parecem funcionar bem nesses tipos de transtornos de ansiedade. A eficácia da TCC é apresentada como uma boa opção pelos seus resultados a curto prazo. Uma de suas grandes vantagens é que se concentra em sintomas específicos.

De qualquer forma, os estudos realizados sobre a eficácia desses tratamentos são raros, embora provem uma redução considerável do medo nos pacientes antes e após o parto.

Hoje, a medicina sugere uma intervenção com uma abordagem multidisciplinar que inclui suporte psicológico e obstétrico.

Os dados mostram os altos números da preocupação geral que todas as mães experimentam no processo de gravidez e parto.

Especificamente, 80% das mulheres experimentam um certo grau de ansiedade e preocupação com o fato. É absolutamente normal e não é uma atitude que deva ser tratada como um distúrbio.

A tocofobia ocorre em um pequeno número de pessoas e vai além das preocupações normais que um processo tão importante quanto a chegada de uma criança ao mundo pode gerar.

Mesmo assim, no caso de medos irracionais associados à tocofobia, é conveniente colocar-se nas mãos de profissionais para ajudar a controlar os sintomas e facilitar uma experiência saudável e positiva de gravidez e parto. Fonte: https://www.pontaporainforma.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster