Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

Gosto Amargo Na Boca Pode Ser Sintoma De Que?

"Gosto amargo na boca pode ser sintoma de cáries ou inflamações na própria boca, alterações hormonais na gravidez, doenças ou ainda ser causada pelo uso de medicamentos"

 

Dentre as possíveis causas de gosto amargo na boca estão:

 

Língua com placa bacteriana (saburra): 

 


Uma das principais causas de gosto amargo na boca é a falta de higiene oral. Nesses casos, a origem do problema muitas vezes está na formação de uma placa branca na língua formada por bactérias (saburra lingual). Por isso a língua também deve ser escovada diariamente.

 

 

Cáries: 


A cárie é constituída por bactérias que se alimentam de restos de alimentos acumulados na boca e nos dentes. Pode deixar a boca amarga, além de causar mau hálito e dor de dente.

 

 

Problemas nas gengivas: 

 


A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode deixar um gosto amargo na boca. A explicação está sobretudo nos sangramentos, que ocorrem sobretudo ao escovar os dentes ou usar o fio dental.
 

 

 

 

Gravidez: 


Na gestação, as alterações hormonais podem deixar um gosto amargo na boca. Porém, as alterações no paladar não ocorrem em todas as gestantes.

 

 

 

Doença do refluxo gastroesofágico: 

 


A doença do refluxo gastroesofágico pode provocar sintomas de azia e retorno de alimentos no esôfago, além da sensação de boca amarga ou acidez na boca.
 
 

 

 

Doenças respiratórias e infecções na garganta: 

 


As bactérias causadoras de doenças respiratórias (gripe, resfriado, sinusite, rinite) e infecções na garganta podem ser uma causa de gosto amargo na boca.

 


Fumar ou mascar tabaco: 

 


O tabaco ou o cigarro deixam resíduos nos dentes e na língua que podem causar a sensação de gosto amargo na boca.

 

 

Uso de medicamentos:  


Alguns medicamentos podem alterar o paladar, diminuindo a quantidade de saliva ou libertando substâncias que deixam a boca amarga. Dentre as medicações que podem causar essa sensação estão os anti-hipertensivos, antidepressivos, remédios para gota, anti-inflamatórios, antibióticos, antialérgicos, anticonvulsivantes e antiparasitários.

 

Transtornos de ansiedade e depressão: 

 


Transtornos como a ansiedade e a depressão podem causar um gosto amargo na boca por diversas razões, como pelo uso dos medicamentos usados no tratamento dessas doenças ou ainda pela diminuição da produção de saliva.
 
 

Outras causas para gosto amargo na boca incluem:

  • Inflamações na boca, como abcessos dentários;
  • Boca seca, devido à diminuição da produção de saliva;

O clínico geral ou médico de família poderá diagnosticar a causa da sensação de gosto amargo na boca e tratá-la ou indicar um outro profissional da saúde para fazê-lo. Fonte: https://medicoresponde.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster