Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Presbifonia - O Envelhecimento Da Voz

"Você já ouviu falar no termo Presbifonia? A Presbifonia consiste em modificações na fala decorrentes do envelhecimento da voz, ou seja, com o passar dos anos algumas alterações são observadas no tom e na qualidade da nossa voz, principalmente quando ocorre a rouquidão"

 

O idoso faz parte de uma população que costuma sofrer com essa situação e dessa forma a voz perde a intensidade, fica mais frágil, trêmula e com uma projeção menor, além disso, também pode gerar falta de ar e cansaço, por isso é importante ter alguns cuidados.

 

Envelhecer faz parte da vida de todos os seres vivos e é normal que certos desgastes comecem a aparecer, é natural, mas há fatores que contribuem para diminuir essas modificações e outros que aceleram diretamente na má qualidade da voz.
 

Ter um voz em uma boa situação é fundamental, pois é por meio dela que conversamos, expressamos sentimentos e mantemos o contato com outras pessoas, e se ela não está em boas condições, acaba afetando diretamente o dia a dia de uma pessoa.

 

Um idoso que não consegue se comunicar ou passa a diminuir a fala, pode até acabar isolado ou até mesmo com depressão, pois há uma diminuição na interação e integração social.


Em mulheres, o envelhecimento da voz também costuma acontecer a partir da menopausa, depois dos 50 anos. 
 

A laringe acaba sofrendo uma flacidez na musculatura e uma rigidez das cartilagens, somado a alterações estruturais nas pregas vocais como, edema e atrofia.

 

Diagnóstico 

 

Vale ressaltar que alterações na voz ou mesmo a rouquidão não é algo normal e se isso persistir por mais de 15 dias é necessário consultar um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista.

 

O diagnóstico da Presbifonia é realizado pelo fonoaudiólogo por meio de exames, como a laringoscopia e também é realizada uma avaliação da voz e da pronúncia.

 

Como tratar e prevenir o envelhecimento da voz

 

Ter bons hábitos é fundamental para não ter graves problemas na voz e o que queremos dizer com isso? Evite fumar, ingerir grandes quantidades de álcool, café e alimentos gordurosos e não deixe de se hidratar diariamente, a água é uma grande aliada na saúde em geral.

 

Além disso, alguns exercícios técnicos que auxiliam no tratamento da voz, como, falar alto as vogais “aaaaaa”, “iiiiiiii” e “uuuuuuu” e também as consoantes “rrrrRRRrr” e “zzzzzzzzz”, pois ajudam na manutenção e vibração da voz.

 

Isso funciona como uma ginástica que auxilia no fortalecimento da fala. São técnicas que muitos cantores ou pessoas que utilizam a voz com uma grande frequência fazem.

 

Você já sabia o que era a Presbifonia? Deixe um comentário abaixo e compartilhe para que mais pessoas não tenham problemas na voz. Fonte: https://casaderepousoemsaopaulo.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster