Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Saiba Agora Quais São Os Sinais Da Doença De Alzheimer

"Os sintomas da Doença de Alzheimer incluem, além da perda progressiva da memória, irritabilidade, mudanças de humor e dificuldade para realizar atividades simples, mas tudo depende das fases da doença. Saiba como identificar os sintomas e reconhecer suas fases"

 

Um esquecimento aqui e ali é normal para qualquer pessoa, ainda mais na era da informação em que estamos recebendo muitos estímulos e fazendo milhares de coisas ao mesmo tempo.

 

A medida em que a idade avança, essas queixas podem ficar ainda mais comuns e, muitas vezes, são encaradas como coisas normais do avanço dos anos. No entanto, é preciso ficar atento: a Doença de Alzheimer atinge 7% da população acima de 60 anos e a perspectiva é que esse número dobre até 2030.

 

Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais sintomas da Doença de Alzheimer e tratá-la precocemente.

 

Os 7 estágios da Doença de Alzheimer 

 

Em muitos casos, para simplificação, os estágios da Doença de Alzheimer são divididos em 3 ou 4 estágios. No entanto, para melhor entendimento dos sintomas da Doença de Alzheimer, encontra-se na literatura internacional, a divisão da doença em 7 estágios. 

 

Assim, a percepção e identificação dos sintomas pelos familiares fica mais nítida, permitindo o encaminhamento precoce para tratamento. 

 

Agora, vamos aos sintomas da Doença de Alzheimer de acordo com cada um dos 7 estágios.

 

Os sintomas da Doença de Alzheimer em seus 7 estágios

 

Sintomas de Alzheimer no estágio 1 – Assintomático

 


O primeiro estágio da Doença de Alzheimer é assintomático, apesar de já haver danos cerebrais em virtude do início do desenvolvimento da doença. A pessoa consegue seguir suas atividades normais, sem sinais, por cerca de 10 ou 20 anos.

 

 

 

 

Sintomas de Alzheimer no estágio 2 – Esquecimento

 


Nesse estágio, o principal sintoma característico da Doença de Alzheimer começa a aparecer: o esquecimento. O nome de pessoas, lugares e alguns dados são esquecidos com frequência, mas a pessoa acaba não dando importância por achar que é da idade e também acaba sendo imperceptível para quem o cerca e por exames clínicos.

 

Sintomas de Alzheimer no estágio 3 – Declínio cognitivo leve

 

Aqui, os sintomas de Alzheimer já começam a ser percebidos pelas pessoas em volta, pois o nome de pessoas conhecidas há pouco é esquecido, junto com notícias, leituras e até local de guarda de objetos.

 

Também é comum que a pessoa comece a repetir histórias e causos que acabara de contar e também pode começar a enfrentar dificuldades para realizar tarefas domésticas e profissionais. 

 

Nesta fase, o diagnóstico precoce da doença pode ser realizado pelo neurologista através de alguns testes clínicos.

 

Sintomas de Alzheimer no estágio 4 – Declínio cognitivo moderado

 

No estágio 4 do Alzheimer, os sintomas começam a ficar cada vez mais evidentes, através do esquecimentos de eventos recentes e de histórias pessoais e de conhecidos ou familiares próximos. 

 

Atividades que exijam planejamento também são encaradas com maior dificuldade, além de se ter maior dificuldade em realizar contas matemáticas simples. 

 

Alguns sinais comportamentais como tristeza ou raiva podem começar a ser percebidos nessa fase, na qual o diagnóstico fica mais evidente.

 

Sintomas de Alzheimer no estágio 5 – Declínio cognitivo moderado-avançado

 

O paciente começa a ter dificuldades muito maiores com informações simples, como o seu próprio endereço e outros dados de fácil memorização. A localização temporal fica prejudicada e o indivíduo se atrapalha em saber a data do dia.

 

Atividades simples como escolher roupas, realizar higiene básica, como se comportar em determinadas situações também ficam comprometidas. Histórias dos tempos da juventude começam a aparecer com mais frequência.

 

Sintomas de Alzheimer no estágio 6 – Declínio cognitivo avançado

 

Essa é uma das fases mais importantes da doença, em que as capacidades cognitivas, motoras e emocionais do paciente ficam bastante comprometidas. Além de esquecer de momentos importantes e marcantes sobre si mesmo, o indivíduo perde a capacidade de situar-se em seu presente.

 

Problemas de sono, confusão mental, irritabilidade, agressividade, hipervigilância e pensamentos obsessivos e persecutórios podem ocorrer. 

 

Alguns pacientes também começam a ter dificuldades motoras, não conseguindo vestir a própria roupa ou colocar os sapatos de forma adequada. É nesta fase também que a pessoa pode começar a ter problemas em controlar as fezes e urina, necessitando de supervisão e cuidado constante.

 

Sintomas de Alzheimer no estágio 7 – Declínio cognitivo avançado-tardio

 

No último estágio da Doença de Alzheimer, há um comprometimento total da integridade da pessoa e ela necessita de um tutor. Suas capacidades motoras ficam muito restritas devido à rigidez dos músculos e articulações. Problemas para comer podem surgir pela dificuldade em mastigar e engolir normalmente. 

 

O humor também fica completamente comprometido, pois o paciente fica apático, letárgico.

 

A Doença de Alzheimer tem cura?

Como você pode perceber ao longo das fases, o Alzheimer vai avançando ao longo dos anos e comprometendo seriamente a vida normal do paciente. A doença ainda não possui cura, mas existem tratamentos cada vez mais eficazes para retardar os sintomas e avanços científicos em busca da reversão da doença. Você pode conferi-los abaixo:

 

Fique atento aos sinais em quem você ama

A Doença de Alzheimer é devastadora não só para quem a desenvolve, mas também para a sua família. Por isso, observe quem você ama e fique atento aos sinais. Se surgirem, encaminhe para o diagnóstico tratamento precoce, assim, as chances de viver anos melhores são muito maiores. Fonte: https://psiquiatriapaulista.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster