Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Conheça 9 Exames Preventivos Para o Coração

"Manter o coração saudável é uma condição fundamental para se ter mais disposição para atividades do dia a dia e evitar a ocorrência de doenças cardiovasculares"

 

Atualmente, o Brasil apresenta mais de uma morte a cada um minuto e meio em decorrência de doenças coronárias, sendo essa a principal causa de perdas de vidas no país.

 

Por isso, é importante ter em vista alguns exames preventivos que ajudam a manter a saúde do coração em dia.

 

As doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil. “De cada três óbitos, um é por esse motivo.

 

Atualmente, é possível acompanhar os dados sobre mortes por doenças cardiovasculares por meio de um , um indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

 

De acordo com a SBC, o país apresenta mais de 1100 mortes por dia. Isso equivale a 46 óbitos por hora, 1 morte a cada 90 segundos.

 

Em comparação a outras doenças, as cardiopatias equivalem ao dobro das causas de mortes em relação a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções, incluindo a AIDS.
 

Até a presente data, cerca de 374 mil pessoas morreram por doenças cardiovasculares no Brasil e a estimativa da SBC é que até o fim de 2020 o número chegue a quase 400 mil brasileiros.

 

Para evitar o desenvolvimento de cardiopatias e possíveis mortes derivadas delas, reforçamos a importância dos exames preventivos do coração.

 

“As doenças podem ser prevenidas. Os exames são fundamentais porque conseguimos prevenir a ocorrência de desfechos cardiológicos não controlados, como infartos, derrames, insuficiência cardíaca, desmaios ou mesmo a morte.

 

Exames preventivos do coração


Os exames preventivos do coração compreendem uma lista de testes que analisam o ritmo cardíaco, a presença de placas de gordura nos vasos sanguíneos, a pressão arterial do corpo e a própria anatomia do órgão que bombeia sangue para o corpo. Veja nove deles:

 

Eletrocardiograma

 

O eletrocardiograma é um exame que analisa a atividade elétrica do coração. Para isso, são fixados eletrodos no tórax, pulsos e tornozelos. Este, por sinal, foi um dos primeiros exames que registraram as batidas do coração.

 

 

 

Ecocardiograma


 
O ecocardiograma também é um exame de ultrassom que analisa os impulsos elétricos do coração. Durante o exame, são captadas as ondas sonoras emitidas por todas as partes do músculo cardíaco e os ecos que ressoam dentro do órgão são transformados em imagem e exibidos em um monitor, permitindo uma análise de todas as características do coração.
 

 

Teste ergométrico


 

O teste ergométrico, ou teste da esteira, consiste em um exame que coloca o coração sobre estresse para que seja analisada a capacidade funcionais, cardíacas e circulatória do órgão.

 

 

Cateterismo

O cateterismo, também conhecido como cineangiocoronariografia, é um exame que avalia o estado das artérias coronárias, mas acaba sendo um tratamento para o coração.
 

Isso porque, ao percorrer os vasos sanguíneos, o fino cateter que investiga a presença de possíveis obstruções e placas de gorduras no sistema circulatório também os desobstrui e evita um possível infarto.

 

Holter


Outro exame importante é o holter, um mapeamento do coração feito em casa. Para isso, o paciente vai ao laboratório e lá é aplicado um gravador elétrico, um tipo de eletrocardiograma, que monitora os impulsos cardíacos nas próximas 24 horas.

 

MAPA


Bem parecido com o holter, o MAPA também é um exame com 24 horas de duração. Porém, o objetivo do MAPA é monitorar a pressão arterial em vez dos impulsos elétricos do coração.
 

A cada 15 ou 20 minutos são feitos registros da pressão enquanto realiza suas funções diárias.

 

 

Cintilografia


Um exame que faz parte da medicina nuclear, a cintilografia avalia como está a circulação sanguínea nas artérias coronárias. Para isso, a pessoa recebe um material radioativo especialmente tratado para aderir ao músculo do coração, que é injetado em repouso e durante esforço físico – em esteira, bicicleta ou com medicações.
 

 

Tomografia e ressonância do coração

Dois exames de imagem, a tomografia e ressonância do coração são formas de avaliar a forma e as funções do coração. Para isso, a tomografia utiliza imagens e raios X com soluções de contraste de iodo para analisar o funcionamento do músculo cardíaco.
 

Já a ressonância não utiliza iodo ou radiação, mas sim um um campo magnético e ondas de rádio para criar imagens detalhadas do coração. Fonte: https://www.osul.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster