"Manter o coração saudável é uma condição fundamental para se ter mais disposição para atividades do dia a dia e evitar a ocorrência de doenças cardiovasculares"
Atualmente, o Brasil apresenta mais de uma morte a cada um minuto e meio em decorrência de doenças coronárias, sendo essa a principal causa de perdas de vidas no país.
Por isso, é importante ter em vista alguns exames preventivos que ajudam a manter a saúde do coração em dia.
As doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil. “De cada três óbitos, um é por esse motivo.
Atualmente, é possível acompanhar os dados sobre mortes por doenças cardiovasculares por meio de um , um indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
De acordo com a SBC, o país apresenta mais de 1100 mortes por dia. Isso equivale a 46 óbitos por hora, 1 morte a cada 90 segundos.
Até a presente data, cerca de 374 mil pessoas morreram por doenças cardiovasculares no Brasil e a estimativa da SBC é que até o fim de 2020 o número chegue a quase 400 mil brasileiros.
Para evitar o desenvolvimento de cardiopatias e possíveis mortes derivadas delas, reforçamos a importância dos exames preventivos do coração.
“As doenças podem ser prevenidas. Os exames são fundamentais porque conseguimos prevenir a ocorrência de desfechos cardiológicos não controlados, como infartos, derrames, insuficiência cardíaca, desmaios ou mesmo a morte.
Exames preventivos do coração
Eletrocardiograma
O eletrocardiograma é um exame que analisa a atividade elétrica do coração. Para isso, são fixados eletrodos no tórax, pulsos e tornozelos. Este, por sinal, foi um dos primeiros exames que registraram as batidas do coração.
Ecocardiograma
Teste ergométrico
O teste ergométrico, ou teste da esteira, consiste em um exame que coloca o coração sobre estresse para que seja analisada a capacidade funcionais, cardíacas e circulatória do órgão.
Cateterismo
Isso porque, ao percorrer os vasos sanguíneos, o fino cateter que investiga a presença de possíveis obstruções e placas de gorduras no sistema circulatório também os desobstrui e evita um possível infarto.
Holter
MAPA
Bem parecido com o holter, o MAPA também é um exame com 24 horas de duração. Porém, o objetivo do MAPA é monitorar a pressão arterial em vez dos impulsos elétricos do coração.
A cada 15 ou 20 minutos são feitos registros da pressão enquanto realiza suas funções diárias.
Cintilografia
Tomografia e ressonância do coração
Já a ressonância não utiliza iodo ou radiação, mas sim um um campo
magnético e ondas de rádio para criar imagens detalhadas do coração. Fonte: https://www.osul.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário