Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

psicologia

Esqueci o Que Ia Falar! Por Que Isso Acontece Tanto?

"Você e outra pessoa estão conversando. No meio do papo, você se vira para argumentar algo, mas não consegue. Você simplesmente esqueceu o que ia falar"

 

Quantas vezes não pensamos em algo para falar para outra pessoa, mas esquecemos repentinamente?

 

Calma... Esses esquecimentos súbitos são completamente normais e fazem parte de uma estratégia de funcionamento do cérebro. Entenda por que, às vezes, você para e pensa: "ih, esqueci o que ia falar!"

 

Por que esquecemos o que íamos falar do nada?


O que acontece com nosso cérebro para que essa falha de comunicação ocorra é um abandono súbito do fluxo de pensamento diante de algo que ele considera inesperado.

 

Nesse sentido, ele interrompe [o fluxo de pensamento] para nos concentrarmos em uma situação potencialmente perigosa.

 

 

Quando devo me preocupar?

 

Esses lapsos na comunicação, como já citado, são normais e, a princípio, não pedem atenção. São diferentes, por exemplo, do esquecimento causado pela doença de Alzheimer ou a demência, que afetam negativamente a qualidade de vida por prejudicar a consciência, a tomada de consciência e o fluxo de conversa.


Esses esquecimentos, porém, pedem atenção quando acontecem junto a alterações repentinas de humor, momentos depressivos mais constantes, são frequentes de situações simples do cotidiano, de palavras comuns ou de fatos importantes.
 

Como evitar problemas de memória

 

A recomendação para evitar problemas de esquecimento e treinar a memória de curto prazo consiste em atividades padronizadas, como manter uma agenda com os lembretes necessários. Além disso, leitura, jogos de videogames, meditação, exercícios físicos ou que estimulem a cognição, tocar instrumentos musicais e acompanhar séries na TV. https://www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster