Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

7 Condições De Saúde Que a Vitamina D Ajuda a Controlar e Prevenir

"Vitamina D pode auxiliar na prevenção e tratamento de doenças autoimunes; entenda"
 

A  não é só mais uma vitamina. Ela, na verdade, é considerada um hormônio que, por sua vez, desempenha funções imprescindíveis no organismo. É por essa razão que manter níveis adequados de vitamina D pode ajudar na proteção e no controle de diversas condições de saúde, como o caso de doenças autoimunes, que acontece quando o próprio corpo passa a atacar os tecidos e órgãos.

 

Para entender melhor o problema, é importante saber que o sistema imune é composto por células específicas e moléculas de anticorpos que têm como função defender o organismo contra microrganismos estranhos, como, por exemplo, bactérias (pelas células de defesa) e vírus (anticorpos). Desta forma, o organismo age produzindo leucócitos e anticorpos que neutralizam os invasores indesejados. 

 

Porém, uma desordem no sistema imunológico faz com que nossas células de defesa e os anticorpos ataquem nossas próprias células, e isso constitui uma doença autoimune. Por causa de seu papel imunomodulador, a vitamina D é, na prática, um importante componente auxiliar na redução de danos gerados pela crise autoimune que gera degeneração e inflamação, com dor e perda de função em algumas entidades autoimune específicas.
 

A correção de níveis baixos de vitamina D em alguns pacientes parece promover a diminuição dos sintomas em pacientes portadores de doenças autoimunes.

 

A associação entre baixos níveis de vitamina D e doenças autoimunes, mas que esta não é uma relação de causa e efeito, ou seja, não significa necessariamente desenvolver doenças autoimunes quando os níveis de vitamina D no organismo estiverem baixos.

 

Há pessoas com baixos níveis de vitamina D que não têm esclerose múltipla, ao passo que há pessoas com níveis adequados de vitamina D que desenvolvem a doença. A vitamina D baixa é mais um fator de risco para esclerose múltipla do que uma relação de causa e efeito.

 

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster