"A maioria das pessoas sabe a importância do exercício físico. Mas poucos oferecem o mesmo nível de importância quando se trata da mente"
Mas os pesquisadores afirmam que a expressão popular “use-o ou perca-o” é válida para a saúde cerebral.
E com o tempo, o treino do cérebro tornou-se um tópico popular. As pessoas estão sempre à procura de formas de melhorar as suas capacidades cognitivas e inteligência.
E embora muitos cientistas cognitivos afirmem que a formação do cérebro pode ser enganadora, há uma tonelada de pesquisas que dizem que atividades específicas podem beneficiar a saúde cerebral de uma pessoa.
O cérebro nos ajuda em tudo o que fazemos. E tal como as nossas mãos, pernas, e estômago, o nosso cérebro precisa de estimulação adequada para funcionar corretamente. No entanto, à medida que o cérebro envelhece, a sua capacidade de manter a sua saúde cognitiva pode não ser tão boa como era no passado.
Este fenômeno é conhecido como envelhecimento cognitivo, e há muitas formas de o impedir de acontecer. Ao envolver-se em exercícios e atividades cerebrais que desafiam a sua mente, podemos retardar o envelhecimento cognitivo e ajudar o seu cérebro a se manter mais jovem durante mais tempo.
Experimente estes exercícios hoje:
1 - Experimente colocar suas mãos em quebra-cabeças
No entanto, pode ajudá-lo a desenvolver a concentração mental e a resistência. Além disso, a sua necessidade de olhar para diferentes peças pequenas e determinar onde cada uma se encaixa no esquema maior das coisas sugere que exercite também outras partes do seu cérebro.
2 - Aumente o seu vocabulário
Quer descrevem como um personagem se sente ou responde a uma situação, o seu vocabulário desempenha um papel vital na forma como o seu cérebro processa a informação.
Quanto mais souber, mais impressionante será o seu cérebro. Estudos também mostram que a construção do seu vocabulário também melhora os centros de processamento visual e auditivo do cérebro.
3 - Aprenda novos movimentos de dança e dance o seu coração
O que isso significa é que dançar ao ritmo do seu coração pode fazer o seu cérebro feliz pelo prazer de dançar. Experimente algumas aulas de salsa, Zumba, ou breakdancing. Quem sabe? A dança pode até melhorar as suas capacidades sociais.
4 - Adquira uma nova habilidade e ande com pessoas que pensam da mesma maneira
Tudo o que for interessante vai te viciar num instante. Tudo o que poderá precisar é de um pouco de orientação dos especialistas.
Por outro lado, a solidão pode ser prejudicial ao seu bem-estar mental.
Quando anda com outros, a sua mente é constantemente estimulada e é propensa a novas ideias. Tente ter uma atividade em grupo com os seus amigos ou junte-se à sua equipa esportiva local. Estas atividades irão aumentar a sua sensação de bem-estar e ajudá-lo a combater o stress.
O treino mental é uma prática que pode fortalecer a sua capacidade de concentração, aumentar a sua memória, elevar o seu estado de espírito e melhorar a sua capacidade de executar tarefas cognitivas complexas. Combine-as com exercício físico e uma dieta saudável. E muito em breve, começará a notar mudanças positivas na sua vida. (Fonte: https://ultracurioso.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário