Sintomas
A dor no músculo quadrado lombar pode se tornar crônica. A dor crônica frequentemente prejudica a qualidade de vida e o bem-estar da pessoa, além de afetar o físico. Pessoas com dor lombar crônica são mais propensas a apresentar ansiedade e depressão do que aquelas sem dor crônica.
Além disso, se uma parte do corpo estiver causando dor, outras partes tentam apoiar a área dolorida. Por exemplo, se o quadrado lombar estiver tenso e dolorido, podemos perceber que a pessoa começa a se torcer ou mudar a marcha, alterando a postura corporal. Essa mudança de postura pode sobrecarregar outras partes do corpo, como os quadris, aumentando ainda mais a dor.
A dor no músculo quadrado lombar varia em intensidade. Geralmente, a dor pode ser controlada com sucesso, especialmente se tratada precocemente, quando os sintomas aparecem. Em alguns casos, a recuperação do músculo pode levar um longo tempo. No entanto, a combinação de tratamentos leva à melhora dos sintomas na maioria das pessoas.
Existem pontos-gatilho na síndrome do quadrado lombar. Um ponto-gatilho é uma área sensível do músculo ou tecido conjuntivo que dói quando estimulada ou pressionada. Os pontos-gatilho também são frequentemente descritos como pequenos nós. Pressionar um ponto-gatilho também pode causar dor direcionada ou irradiada. Dor irradiada é o desconforto sentido mais intensamente em uma parte diferente do corpo quando o ponto sensível é pressionado. Os pontos-gatilho do quadrado lombar podem causar dor na região lombar, pélvis e quadris.
Causas
• Ficar sentado por muito tempo: Ficar sentado por muito tempo faz com que o músculo quadrado lombar se contraia continuamente. A contração constante pode causar fadiga muscular. Se o fluxo sanguíneo para os músculos for reduzido, eles podem ficar rígidos e doloridos.
• Má postura: a má postura ao ficar em pé ou sentado pode sobrecarregar ainda mais o músculo quadrado lombar e causar dor. Curvar-se, inclinar-se para um lado ou sentar-se sem apoio para as costas pode causar dor e tensão no músculo.
• Músculos fracos: Se os músculos ao redor do quadrado lombar estiverem fracos, isso pode fazer com que outros músculos trabalhem mais do que deveriam. Quando outros músculos das costas e da região pélvica estão fracos, o quadrado lombar precisa trabalhar mais para sustentar o corpo. Com o tempo, os músculos do quadrado lombar podem ficar tensos.
• Comprimento irregular das pernas: O comprimento irregular das pernas pode sobrecarregar vários músculos do corpo, incluindo o quadrado lombar. Se uma perna for mais curta que a outra, a pélvis pode ficar mais alta em relação à perna mais longa. Inclinar a pélvis também pode levar ao encurtamento do quadrado lombar, o que pode distender os músculos.
• Trauma: Como qualquer músculo, o quadrado lombar pode ser lesionado. Traumas musculares decorrentes de um acidente de carro ou lesão esportiva podem causar dor no quadrado lombar. Atividades diárias comuns realizadas incorretamente também podem causar lesões. Por exemplo, levantar objetos pesados de forma desajeitada ou inadequada pode distender o quadrado lombar.
Tratamento
Dependendo da intensidade da dor, os seguintes tratamentos podem ajudar:
• Ioga: inclui uma série de movimentos que podem ajudar a reduzir a dor no músculo quadrado lombar. Além de melhorar a função física, a ioga também pode melhorar o bem-estar mental em pessoas com dores nas costas persistentes.
• Medicamentos: medicamentos como relaxantes musculares e analgésicos podem ajudar a reduzir a dor no músculo quadrado lombar.
• Injeções em pontos-gatilho: Uma injeção em pontos-gatilho envolve a aplicação do medicamento diretamente no ponto-gatilho, sob orientação ultrassonográfica, para reduzir a sensibilidade. A injeção pode ser um anestésico que anestesia a área. Em alguns casos, um esteroide é injetado para reduzir a inflamação. As injeções em pontos-gatilho podem ser eficazes para reduzir espasmos musculares e dor no músculo quadrado lombar.
• Massoterapia: A massoterapia pode ser útil no tratamento da dor no músculo quadrado lombar. A massagem pode reduzir a tensão muscular e aumentar o fluxo sanguíneo para a área.
• Calor ou gelo: Aplicar gelo na área pode reduzir a inflamação, enquanto o calor pode aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir a dor. Uma pessoa pode tentar alternar entre compressas quentes e geladas para aliviar a dor nas costas. Um banho morno também pode ajudar.
Precaução
• Praticar uma boa postura ao sentar e ficar em pé
• Usar uma almofada de apoio lombar enquanto estiver sentado
• Levantar objetos dobrando os joelhos, não dobrando a cintura
• Manter um peso saudável
• Fazer pausas frequentes enquanto estiver sentado por longos períodos para evitar rigidez
• Evitar dormir apenas de um lado. (Fonte:








Nenhum comentário:
Postar um comentário