Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Úlcera De Córnea - Uma Doença Que Causa Muita Dor!

"Esta pode ser observada como uma lesão de cor branca sobre a córne. É bastante doloroso e, às vezes, precisa de anestésico"

 

As bactérias (em geral os estafilococos, as pseudomonas ou os pneumococos) podem infectar e ulcerar a córnea uma vez que o olho tenha sofrido uma ferida, tenha entrado nele um corpo estranho ou esteja irritado pelas lentes de contacto. Outras bactérias, como os gonococos, e certos vírus, como o do herpes, também podem provocar úlceras da córnea. 

 

Os fungos podem causar úlceras de crescimento lento. Em casos muito raros, a deficiência de vitamina A ou de proteínas pode provocar uma ulceração da córnea. Quando as pálpebras não se fecham correctamente para proteger o olho e humedecer a córnea, podem aparecer úlceras devidas à secura e à irritação, inclusivamente sem que exista uma infecção. 

Sintomas e tratamento

As úlceras da córnea provocam dor, sensibilidade à luz e uma maior secreção de lágrimas, tudo isto de uma forma moderada. Pode aparecer um ponto branco-amarelado de pus na córnea. Em certos casos, as úlceras aparecem sobre toda a córnea e podem penetrar em profundidade. Além disso, uma determinada quantidade de pus pode acumular-se por trás da córnea. Quanto mais profunda é a úlcera, mais graves são os sintomas e as complicações.

As úlceras da córnea podem fechar-se com um tratamento, mas podem deixar como sequela uma substância turva e fibrosa que causa cicatrização e que impede a visão. Outras complicações incluem as infecções persistentes, a perfuração da córnea, a deslocação da íris e a destruição do olho.

A úlcera da córnea é uma urgência que deverá ser tratada de imediato por um especialista (oftalmologista). Para observar claramente a úlcera, o médico pode aplicar gotas que contêm um corante chamado fluoresceína. Pode ser necessário recorrer a uma terapia com antibióticos e cirurgia. Fonte:www.manualmerck.net 

2 comentários:

Elvira Silva disse...

Nossa é uma moléstia grave, com consequências séria. O interessante é que excluindo as outras causas, as bactérias causadoras não velhas conhecidas nossas. O que me parece que a higiene corporal e do ambiente em que se vive é fundamental para prevenir. Além de boa alimentação, claro. Porém como disse antes há ouras causas e aí é tratamento.

Saúde & Conhecimento disse...

Você tem razão, Elvira. A prevenção depende muito da higiene do meio ambiente em que vivemos.

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster