Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

biologia

Os Riscos De Contrair Doenças Com Seu Bicho De Estimação!

"Você dorme com seu animal de estimação? Saiba os riscos que você e 23% dos donos de pet correm e quais os limites"

 

O convívio entre o homem e os animais, principalmente cães e gatos, modificou-se demais ao longo da história. O início dessa relação era baseado na utilidade dos animais, mas com o passar do tempo, esse laço ficou mais estreito e as pessoas passaram a ter pets “semidomiciliares”, ou seja, animais que viviam entre a rua e o terreno da casa.


Após alguns anos, os pets passaram a viver apenas nos quintais, visto o perigo crescente que a rua apresentava. Atualmente, apesar de ser muito comum ver cães e gatos vivendo do lado exterior das casas, é ainda mais comum animais que vivem dentro dos lares. Muitos deles, inclusive, dormem com seus donos. Será que isso é saudável?

 

 

Dormir ou não dormir com seu pet?

 
Doenças respiratórias e transmissão de doenças são os maiores riscos ao dividir a cama com um animal. 

 

Muitos donos ficam atormentados com esse dilema, afinal, os animais de estimação são tão carentes e fofinhos que muitas pessoas acabam não resistindo. Tudo começa quando os pets são filhotes, sentem falta de suas mães, choram e imploram por um espaço ao lado de seus donos,principalmente na hora de dormir. É exatamente nessa hora que todos os limites e proibições vão por água abaixo.

 

O grande problema da enorme proximidade entre animais e homens está muito além da diferença das espécies. Muitas pessoas criticam a humanização dos pets, mas essa questão está longe de ser o principal problema: a grande preocupação em relação a dormir ou não com seu cão ou gato é a transmissão de zoonoses e os possíveis problemas respiratórios.

 

As zoonoses são todas as doenças que podem ser transmitidas do animal ao homem e vice-versa. As principais incluem a raiva, a leptospirose e a toxoplasmose, mas existem muitas outras doenças capazes de acometer você e seu pet. Acredita-se que mais de 100 zoonoses possuem como principais vetores de transmissão os animais domésticos.

 

Também é muito importante frisar que dormir com o animal de estimação não é a única atitude que pode trazer riscos à saúde de ambos. Beijar seu pet ou aceitar lambidas dele – principalmente em locais com ferimentos abertos – também pode apresentar problemas. Fonte: agendapet

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster