Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

ciências

Homens Também Podem Amamentar, Diz Ciência!

"Dá pra acreditar??? Essa foi a notícia mais impactante que chegou nesse ano. Tá certo que não é de hoje, mas eu não sabia mesmo que era possível"
 
"Homem amamentar? Nunca! É um privilégio só das mulheres!". Puro engano! Homem pode amamentar sim, desde que se dediquem bastante. E não é nenhum bicho de 7 cabeças, não. E também não é preciso tomar nenhum tipo de hormônio ou remédios. Basta ter disciplina. Calma, vou explicar.

Homens e mulheres possuem glândulas mamárias. O diferencial é que as glândulas mamárias femininas são maiores. Mas, por estimulação, os homens também podem produzir leite. Basta que para isso eles tenham muita disciplina e estimulem os mamilos através de movimentos de sucção. Existem casos de homens que conseguiram produzir leite após 4 dias, estimulando os mamilos de 2 em 2 horas. Pela minha lógica, esse intervalo seria, mais ou menos, o tempo médio em que os bebês mamam nas mães.

Existem diversos artigos científicos publicados sobre o assunto, como é o caso do artigo “Male Lactation” ("Lactação Masculina"), do Professor Patty Stuart Macadam do Departamento de Antropologia da Universidade de Toronto (Compleat Mother, Fall, 1996, Volume 43).

A lactação masculina também foi observada pelo explorador alemão Alexander Freiherr von Humboldt antes de 1859, que escreveu sobre um homem de 32 anos, que amamentou seu filho de cinco meses. Observou-se também em um homem de 55 anos de idade, em Baltimore, que tinha sido o amo de leite dos filhos de sua amante. Existem outros vários casos.

Um outro exemplo é o de Colombo, um homem do Sri Lanka, que amamentou suas duas filhas, aos 38 anos, após ter perdido sua esposa por complicações no parto. Sua filha mais velha não aceitava leite em pó na mamadeira e numa noite de muito choro, o pai comovido e desesperado pelo choro incessante da filha, resolveu lhe oferecer o peito. Para a surpresa dele, ele percebeu que era capaz de amamentá-la. Para o Dr. Kamal Jayasinghe, vice-diretor de um hospital do governo do Sri Lanka, os homens podem produzir leite se o hormônio prolactina tornar-se hiperativo.

Também é possível ver esse fenômeno acontecer com gatos, bodes e morcegos machos. Isso não é extraordinário?
 
Não é muito fácil encontrar homens dispostos a tal demonstração de persistência e doação de si mesmos, duas características indiscutivelmente exigidas para que se cumpra de maneira adequada a fase importantíssima da amamentação. Existe muito preconceito pra ser derrubado antes que um homem possa amamentar tranquilamente em público, por exemplo. Se até em relação à nós mulheres, a amamentação em público ainda é um tabu para muitos, imaginem a proporção disso quando se trata de homens amamentando. Você já sabia da existência dessa possibilidade? Via: lellilu.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster