Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

O Que Acontece Se Recebermos Sangue Do Tipo Errado?

"Como você já dever ter escutado por aí, o sangue humano é dividido em alguns tipos"
 
Dentre eles A, B, AB ou O, com variações de positivos e negativos, segundo o fator Rh. Embora esse assunto todo exija uma explicação completa e seja necessário voltar às bases das aulas de biologia, o que você precisa saber  mesmo é que cada tipo de sangue conta com suas particularidades e muitos deles não podem ser misturados, especialmente no caso de uma transfusão. Quer saber o que aconteceria nesse caso?

Segundo especialistas no assunto, o mais comum é que o sangue original comece a rejeitar o novo sangue recebido e cause diversas complicações indesejadas, como você vai descobrir agora mesmo. Aliás, a pior coisa que pode acontecer quando uma pessoa recebe sangue do tipo errado é o que os médicos chamam de reação hemolítica aguda, que consiste na destruição das hemácias (células do sangue que fazem o transporte de oxigênio pelo corpo).

A forma eficiente de salvar o paciente, em uma situação assim, é suspender na hora a transfusão e hidratar a pessoa com soro fisiológico. Isso ajuda a acelerar o processo de diurese, ajudando os rins a eliminar as hemácias estranhas pela urina, para que a pressão arterial e as outras funções do corpo se regularizem o mais rápido possível.

Mas outras consequências, ou sintomas da rejeição, podem surgir quando alguém recebe um tipo de sangue não compatível com o seu. Na lista abaixo você confere um pouco do que pode acontecer nesses casos fatídicos.

Veja, abaixo, o que acontece se recebermos sangue do tipo errado:
 

1. Febre

 

 
O corpo, ao rejeitar as hemácias do sangue errado, reage como se estivesse passando por uma infecção. Isso causa febres altas e outras reações alérgicas, dependendo do organismo. 
 
 
 

2. Queda da pressão

 
Uma transfusão de sangue errada pode gerar, no corpo, efeitos vasodilatadores, que provocam queda brusca da pressão arterial. Isso compromete muito a oxigenação do corpo, já que o fluxo sanguíneo reduz. Isso faz com que o coração fique sobrecarregado, na tentativa de estabilizar o fornecimento sanguíneo para os órgãos. Tudo isso causa dores no peito e nas costas.
 

3. Rins


Todo esse processo de estranhamento do corpo afeta, diretamente, os rins. A violência contra esse órgão, que funciona como um filtro para nosso organismo, resulta em uma urina escura, cheia de hemoglobinas eliminadas. A situação pode acarretar até um quadro de insuficiência renal aguda, que pode ser fatal para o paciente.

E então, já procurou saber qual seu tipo sanguíneo? Essa informação pode até salvar sua vida! Fonte: Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster